Saltar para o conteúdo

8 Mulheres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
8 Mulheres
8 femmes
8 Mulheres
 França
2002 •  cor •  103 min 
Género suspense, musical e comédia
Direção François Ozon
Produção
  • Olivier Delbosc
  • Marc Missonier
  • Arnaud de Moléron (desenho)
Roteiro Robert Thomas
Elenco
Figurino Pascaline Chavanne
Edição Laurence Bewedin
Idioma francês

8 femmes (prt/bra: 8 Mulheres)[1][2] é um filme francês de 2002 do diretor François Ozon.[3] No musical, que mistura suspense e comédia, oito grandes estrelas do cinema francês —entre elas Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart e Fanny Ardant— vivem situações cômicas e inesperadas que beiram o pastelão. O roteiro é baseado numa peça teatral de Robert Thomas, adaptado por François Ozon e Marina de Van. A direção de fotografia é de Jeanne Lapoirie. A direção musical é de Krishna Levy.

Marcel, o único homem da casa, é assassinado, no período do Natal. As oito mulheres que vivem ao seu redor não podem deixar a casa, por causa de uma nevasca, e passam a discutir e acusar umas às outras de assassinas. A investigação segue e traz inúmeras e surpreendetes revelações.

  • 12 indicações ao Cesar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Fanny Ardant e Isabelle Huppert), Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Darrieux), Melhor Revelação Feminina (Ludivine Sagnier), Melhor Fotografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Roteiro.
  • Ganhou o Urso de Prata de Contribuição Artística, no Festival de Berlim.
  • Foi o representante francês ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

Referências

  1. «8 Mulheres». SAPO Mag. Portugal. Consultado em 10 de janeiro de 2022 
  2. «8 Mulheres». AdoroCinema. Brasil. Consultado em 10 de janeiro de 2022 
  3. Hornaday, Ann (27 de setembro de 2002). «'8 Women': Bonbons With a Wicked Center». The Washington Post. Consultado em 30 de outubro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.