9/11

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
9/11
Onze de Setembro (PRT/BRA)
 Estados Unidos  França
2002 •  cor •  112 min 
Género documentário
Direção Jules Naudet
Gédéon Naudet
James Hanlon
Roteiro Tom Forman
Greg Kandra
Idioma inglês

9/11 (Onze de Setembro) é um filme documentário franco-estadunidense de 2002, sobre os ataques de 11 de Setembro de 2001 à cidade de Nova Iorque. O filme foi dirigido por Jules e Thomas Naudet, pelo bombeiro da FDNY James Hanlon,[1] e apresentado por Robert De Niro.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Firehouse of FDNY Engine 7, Ladder 1, and Battalion 1

Os cineastas James Hanlon e os irmãos Naudet estavam originalmente filmando Tony Benetatos, um bombeiro estagiário do New York City Fire Department designado para o Engine 7/Ladder 1/Battalion 1 Firehouse em Duane Street, na Lower Manhattan, com a intenção de fazer um filme sobre a primeira experiência de um "probie" como bombeiro. Na manhã do dia 11 de setembro, o quartel dos bombeiros, sob a direção do chefe do batalhão Joseph Pfeifer, foi chamado com um "cheiro de gás" nas ruas Church e Lispenard. Jules dirigiu com Pfeifer para investigar, enquanto Gedeon ficou no posto de bombeiros com o "probie".

Enquanto os bombeiros do Batalhão 1 examinavam o suposto vazamento de gás, o Voo American Airlines 11 voou sobre sua cabeça. Virando a câmera para seguir o avião, Jules gravou uma das únicas três gravações conhecidas do primeiro avião atingindo a Torre Norte (Torre 1) do World Trade Center, sendo as outras uma filmagem feita por Pavel Hlava e uma sequência de fotos tiradas por Wolfgang Staehle.

Referências

  1. Sherrow, Rita (11 de setembro de 2011). «Documentary filmmakers captured moments of 9/11 tragedy». Tulsa World. Consultado em 13 de setembro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.