A Notícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Notícia
NC Comunicações S/A
Periodicidade Semanal
Formato revista
Sede Joinville, SC
Preço R$ 9,90
Slogan Desde Sempre Com Você
Fundação 4 de fevereiro de 1923
Fundador(es) Aurino Soares
Presidente Mário Neves
Pertence a NSC Comunicação
Circulação Norte Catarinense

A Notícia (AN) é um jornal semanal em formato revista do estado brasileiro de Santa Catarina, com sede em Joinville.

Fundado por Aurino Soares, a primeira edição do jornal foi veiculada no dia 24 de fevereiro de 1923, com quatro páginas e com periodicidade semanal. Era produzido por composição manual, e impresso na Tipografia Koch, localizada na rua Conselheiro Mafra, atual Abdon Batista.

Apesar da sua longa existência, os antigos proprietários do Jornal nunca conseguiram a propriedade da marca no INPI, a qual é de propriedade da Editora O Dia S/A, ela publicou um Vespertino do mesmo nome na Cidade do Rio de Janeiro de 1894 até 1997, obteve a propriedade da marca em 1949 a qual encontra-se em processo de caducidade publicado na Revista de Propriedade Industrial em 30/05/2017.

Sua sede foi na rua Caçador, 112, bairro Atiradores, até dezembro/2017, quando mudou-se para a Rua Pastor Guilherme Rau, 250, no Saguaçú, em frente ao Zoobotânico Joinville.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Nascido em Palmas, no Paraná, no dia 2 de julho de 1895, Aurino Soares chegou a Joinville com 26 anos de idade, em meados de 1921. Ainda que com poucos recursos, já demonstrara a vocação para o jornalismo, não tanto para as funções de repórter ou jornalista, mas como empreendedor do ramo das comunicações. Exercera funções ligadas ao jornalismo em Paranaguá, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba.

Depois de analisar as condições para o lançamento de um novo jornal, Aurino optou por Joinville, então vivendo boa fase de crescimento econômico, ainda impulsionado pelo "ciclo do mate". Habilidoso nas palavras, com pendor para a liderança, ousado nas ideias e de espírito aberto ao novo, Aurino Soares logo conseguiu forte penetração na comunidade de Joinville, constituindo-se numa das lideranças mais respeitadas. Mesmo com práticas empresariais e comerciais polêmicas, o fundador de A Notícia foi um dos primeiros empresários de sucesso na cidade.

1923 a 1944[editar | editar código-fonte]

O jornal iniciou como um semanário, circulando aos sábados à tarde. Sua primeira redação foi instalada na rua Três de Maio, paralela à rua das Palmeiras, a poucos passos do grande Palácio dos Príncipes, mais tarde transformado em Museu Nacional de Imigração e Colonização. A redação abrigava, então, apenas dois funcionários, mais o dono, Aurino Soares, que prometia um "jornal independente", acima das filiações partidárias, que então justificavam o surgimento regular de jornais na pequena colônia. A impressão das quatro páginas era feita na Tipografia Koch, localizada na rua Conselheiro Mafra, atual Abdon Batista, em oficinas terceirizadas.

Face à boa aceitação, apesar de publicado apenas em língua portuguesa, numa comunidade em que mais de 70% das pessoas se comunicavam somente em alemão, logo o jornal passou a ser editado duas vezes por semana, às quartas e sábados e, finalmente, a partir de 11 de outubro de 1930, foi transformado em diário, com exceção apenas das segundas-feiras.

Quando veio a falecer, vítima de derrame cerebral, no entardecer do dia 17 de dezembro, Aurino Soares havia projetado o jornal como um dos mais fortes e respeitados do sul do Brasil, com ampla circulação e maquinário gráfico de primeira linha, um dos mais modernos do país. Casado, Aurino Soares não deixou sucessor, e o jornal teve a circulação interrompida por 18 meses após o desaparecimento de seu fundador.

1946 a 1956[editar | editar código-fonte]

O jornal A Notícia só voltou às bancas no dia 1 de maio de 1946, com novos donos. Frente ao negócio estava a família do empresário do setor da madeira Antônio Ramos Alvim, de Araquari, então denominada Paraty, e do político Aderbal Ramos da Silva, de Florianópolis, que adiante se elegeria governador de Santa Catarina - o jornal voltou a circular em 1 de maio de 1946, dessa vez de forma ininterrupta.

1956 a 1978[editar | editar código-fonte]

A empresa foi adquirida por novo grupo de acionistas, a maioria constituída por empresários de Joinville, dos quais se destacava o político (prefeito de Joinville de 1961 a 1965) e empresário Helmut Fallgater, principal investidor na última fase da empresa, a partir de 1978.

1978 - 2006[editar | editar código-fonte]

Sob a condução do professor Moacir Thomazi, eleito diretor-presidente em agosto de 1978, A Notícia percorreu interessante trajetória empresarial e jornalística e foi considerado um dos principais jornais do sul do Brasil. Em 1999, iniciou a edição eletrônica de AN na internet, e surgiu o AN Jaraguá. Em 2002, conquistou a ISO 14001, e a certificação ambiental. No dia 21 de maio de 2006, o AN publicou novo projeto editorial e gráfico, trabalhando melhor as cores e trouxe novos cadernos.

2006 - 2019[editar | editar código-fonte]

O jornal foi comprado pelo Grupo RBS no dia 25 de agosto de 2006. Em 2008, o jornal passou de standard para tabloide, e todo o produto passou por uma grande reformulação gráfica e editorial sendo impresso totalmente em cores. Além disso, o jornal passou a ter um foco local.

Em 2012, o AN passou a produzir mais conteúdo exclusivo para a plataforma online e lança aplicativos para smartphones e tablets Android e IOS.

Em 7 de março de 2016, o jornal foi vendido ao Grupo NC, assim como os outros veículos que operavam sobre a marca RBS no estado, porém mantendo a mesma linha editorial do antigo grupo.

Em 11 de novembro, ganha uma nova Superedição nos fins de semana ampliando o número de páginas estreando novos cadernos de relevância estadual além de manter a característica local com as notícias da cidade e região além de modernizar a edição diária. Outra mudança é a adoção da logomarca da NSC ao lado da do jornal que adota de vez o AN.

2019 - atualmente[editar | editar código-fonte]

Em 16 de outubro de 2019, em comunicado distribuído internamente e ao mercado, a NSC anunciou mudanças na sua unidade de jornais. O A Notícia deixou de ter circulação diária no dia 26 de outubro passando a circular apenas aos fins de semana em formato de revista. Com isso todo o conteúdo passa a ser concentrado nos meios digitais, através do portal NSC Total.

Em fevereiro de 2023, o jornal completou 100 anos de fundação e preparou uma exposição[1] das 100 capas mais icônicas publicadas nesse período. O periódico foi homenageado na sessão especial de 31 de maio de 2023 pela Câmara de Vereadores de Joinville, por ser o jornal mais antigo ainda em circulação em Santa Catarina[2].

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (Esso)
  • 1996: Esso de Fotografia, concedido a Léo Corrêa, pela obra "Exposição macabra na favela"[3]

Referências

  1. «Exposição em Joinville apresenta 100 capas históricas do A Notícia». NSC Total. 3 de março de 2023. Consultado em 19 de julho de 2023 
  2. Koehler, Lucas (31 de maio de 2023). «Centenário do AN é homenageado em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Joinville». NSC Total. Consultado em 19 de julho de 2023 
  3. «Prêmio Esso de Jornalismo 1996». Prêmio Esso. Consultado em 26 de março de 2020. Arquivado do original em 26 de julho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]