Ação (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ação
Informação geral
Formato Didático
Duração 25 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Apresentador(es) Mariane Salermo
Julia Bandeira
Tema de abertura Coco Dub (Afrociberdélia)
Nação Zumbi (1999-2012)
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV) (1999-2013)
1080i (HDTV) (2014)
Transmissão original 11 de dezembro de 19992 de agosto de 2014
N.º de temporadas 16
Cronologia
Como Será?
Programas relacionados Globo Educação
Globo Ciência
Globo Ecologia
Globo Universidade

Ação foi um programa de entrevistas apresentado por Mariane Salermo e Julia Bandeira[1] onde são mostrados projetos sociais.

História[editar | editar código-fonte]

Estreou em 11 de dezembro de 1999, como parte do projeto Brasil 500 Anos promovido pela Rede Globo e teria inicialmente 20 edições, mas tornou-se atração fixa na grade

Em 13 de dezembro de 2003, num programa especial de aniversário cujas gravações ocorreram no dia 3 de dezembro do mesmo ano, o Ação foi gravado pela primeira vez fora de estúdio. A gravação ocorreu na Fundação Gol de Letra, mantida pelo jogador Raí, em São Paulo.

Globo Cidadania[editar | editar código-fonte]

Em 3 de setembro de 2011, o Ação passou a se unir com o Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Educação e Globo Universidade e passou a se chamar Globo Cidadania. A nova atração reúne os cinco programas com o objetivo de dar unidade ao tema. Com esse novo formato, pode ser escolhida uma temática comum e cada programa discutir o problema sob seu ponto de vista. Serginho Groisman passou a apresentar o Globo Cidadania, depois de 11 anos no comando do Ação. “Eu não faço mais parte do 'Ação', eu faço a apresentação dos programas.”, comentou ele durante o anúncio da novidade para a imprensa, em 16 de agosto. "As redações e produções continuam diferentes. O que existe agora é uma orientação comum. Existe também um cenário novo, que dá uma cara nova aos programas”, acrescentou Groisman. Os apresentadores dos programas continuam os mesmos, e Serginho Groisman será o responsável por fazer a ligação entre eles.

O Globo Cidadania estreou no dia 3 de setembro de 2011 e terminou no dia 2 de agosto de 2014, anunciando novo título: Como Será? para o dia 9 de agosto de 2014, às 6h05min, na Rede Globo, com reprise nos canais Futura e Globo News. O Ação, dentro do Globo Cidadania, na Rede Globo, continua às 07h40min.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.