Açude Jaburu I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Açude Jaburu I
Localização
Localização Ubajara e Tianguá, CE
Características da albufeira
Capacidade total 210,0 milhões

Açude Jaburu I é um açude brasileiro no estado do Ceará.

Está construído sobre os leitos dos riachos Jaburu e Pitanga, nos municípios de Ubajara e Tianguá. O reservatório está localizado em sua maior parte em território ubajarense ( cerca de 85% ); cerca de 15% está no território de Tianguá. Foi construído pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, tendo sido concluído em 1983.

Sua capacidade é de 210.000.000 m³. Porém, com as sedimentações, sua capacidade atualmente é de 174.000.000.000m³ de acordo com informações da COGERH.

As precipitações pluviométricas em sua bacia hidrográficas comportaram-se nos últimos oito anos com precipitações irregulares com apenas um sangramento no ano de 2009, quando a região da Ibiapaba teve uma precipitação anual de 1453 mm, nas cabeceiras dos rios citados que abastecem o reservatório..

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]