ALGOL 60
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Janeiro de 2014) |
ALGOL 60, nome criado a partir de ALGOrithmic Language, é a linguagem de programação normalmente conhecida como ALGOL, porém apenas uma das linguagens existentes nessa família. Para maiores detalhes, ver ALGOL.
O Algol (Algorithmic Language) é uma linguagem de programação de alto nível voltada principalmente para aplicações científicas. Começou a ser formulada em 1957, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação que finalmente, em 1960, definiram o Algol 60 através de um documento publicado em uma famosa revista. Ela foi a primeira linguagem de programação estruturada.
As duas características principais do Algol são[editar | editar código-fonte]
- A clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos
- O estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalinguística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
A modificações feitas no ALGOL 58 para a versão 60 foram drásticas. Dentre os mais importantes avanços, estavam[editar | editar código-fonte]
- O conceitos de estruturas de bloco foi introduzido, o que permitia ao programador localizar partes do programa introduzindo novos ambientes ou escopos de dados.
- Duas formas diferentes de passagem de parâmetros a subprogramas foram permitidas: por valor e por nome.
- Foi permitido aos procedimentos serem recursivos. A descrição do ALGOL 58 não era clara em relação a essa questão. Note que, apesar de essa recursão ser nova para as linguagens imperativas, LISP já fornecia funções recursivas em 1959.
- Vetores dinâmicos na pilha eram permitidos. Um vetor dinâmico na pilha é um no qual a faixa ou faixas de índices são especificados por variáveis, de forma que seu tamanho é determinado no momento em que o armazenamento é alocado, o que acontece quando a declaração é alcançada durante a execução.
Muitas linguagens de programação a partir de 1960, herdaram diretamente ou indiretamente algumas características do Algol, como PL/I, SIMULA 67, ALGOL 68, C, Pascal, Ada, C++ e Java.
Referências[editar | editar código-fonte]
PortalTecch, ALGOL. Disponível em: < https://newportaltecch.wordpress.com/2011/05/22/algol/>. Acesso em: 10 de março de 2016.
PULA, Gabriel Barros de; THEVERES, Walter Breno, Linguagem Algol. Disponível em: < http://ubiq.inf.ufpel.edu.br/clp/doku.php?id=algol-1-trabalho>. Acesso em: 10 de março de 2016.
Eduardo, Introdução. Disponível em: < http://www.inf.ufg.br/~eduardo/lp/alunos/algol/intro.html >. Acesso em: 10 de março de 2016.
EPIF, Algol60. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20160602193904/http://www.epif.com.br/wiki/index.php/Algol60>. Acesso em: 15 de março de 2016.