TV Gazeta (Alagoas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ALTV)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Gazeta Alagoas
Organização Arnon de Mello
TV Gazeta de Alagoas Ltda.
Maceió, AL
 Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
07 VHF analógico
21 UHF (7.1 virtual) digital
Outros canais 25 (TV Mar)
Sede Bandeira de Maceió.svg Maceió, AL
355 Avenida Aristeu de Andrade, Farol
Slogan Feita pra você.
Rede Rede Globo
Fundador Arnon de Mello
Pertence a Organização Arnon de Mello
Proprietário Fernando Collor de Mello
Grupo de acionistas[1]
CNPJ 12.186.524/0001-06
Fundação 27 de setembro de 1975 (39 anos)
Prefixo ZYA 221
Cobertura 800px-cobertura-tv-gazeta-de-alagoas.PNG
Potência 20 kW
Página oficial redeglobo.globo.com/tvgazetaal

A TV Gazeta Alagoas é uma emissora de televisão brasileira sediada em Maceió, Alagoas, pertencente à Organização Arnon de Mello (grupo de comunicação ligado ao ex-presidente da república e senador Fernando Collor de Mello) e à vários pequenos acionistas, entre eles João Tenório, Carlos Lyra Neto e Ricardo Brennand[2] . A emissora é afiliada à Rede Globo.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros sinais começaram a ser transmitidos na última semana de agosto de 1975, ainda em fase experimental. Em 27 de setembro do mesmo ano, a emissora foi inaugurada oficialmente, como afiliada à Rede Globo. Na época, ela estava entre as 5 emissoras de TV mais bem equipadas do país.

A emissora foi a primeira rede regional a se tornar afiliada da emissora carioca no Nordeste (anteriormente, o sinal da Rede Globo era transmitido por retransmissoras ligadas à TV Globo Nordeste, emissora própria da Globo em Recife). É conhecida por seu pioneirismo em transmissões em cores para o estado e transmissões via satélite, cobrindo todo o território de Alagoas.

Durante a Copa do Mundo 2010, a emissora iniciou os testes em HDTV, através do canal 21 UHF, para toda a capital e reformulou o cenário de seus telejornais.

Desde o dia 29 de novembro de 2010, a emissora passou a transmitir o seu sinal digital em caráter definitivo para a região de Maceió. A expansão do sinal digital para as demais cidades do estado de Alagoas está prevista para os próximos anos, mas ainda não há datas definidas[3] .

Em 26 de março de 2012, o jornalismo local passou a ser todo captado e transmitido em HDTV, além de um novo estúdio para os seus telejornais e para o Globo Esporte. Anteriormente, os programas locais já eram todos captados em alta definição.

Em 7 de dezembro de 2012, são lançadas as versões alagoanas do G1 e do GloboEsporte.com.

Em 2015, o Campeonato Alagoano de Futebol passou a ser transmitido pela TV Gazeta de Alagoas, que obteve o direito exclusivo de transmissão do campeonato pela televisão e pela Internet a partir deste ano[4] .

A TV Gazeta de Alagoas vai estrear seu novo jingle, sua nova identidade visual e seu novo logotipo, com as cores da Globo.

Programação[editar | editar código-fonte]

A TV Gazeta de Alagoas segue normalmente a programação da Rede Globo gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília. Porém, na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil, a emissora adere à programação da Rede Fuso. Além de retransmitir a programação da Rede Globo, a TV Gazeta de Alagoas produz alguns programas próprios, com alguns sendo exibidos diariamente e outros semanalmente. Normalmente, os programas diários são noticiários, a exemplo do Bom Dia Alagoas e do ALTV, entre outros. Por sua vez, os programas semanais são informativos sobre a cultura, o esporte, a economia e a natureza de Alagoas.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]