GoldSrc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de AMX Mod X)
Ir para: navegação, pesquisa
GoldSrc
Desenvolvedor id Software (motor de jogo original)
Valve Corporation (modificação)
Plataforma Windows
Linux
OS X
PlayStation 2
Xbox
Dreamcast
GameCube
Linguagem C (motor)
C++ (jogos e ferramentas)
x86 Assembly (renderização por software)

GoldSrc (também conhecido como GoldSource) é um retrônimo usado internamente pela Valve para se referir à versão altamente modificada do Quake Engine que suporta o seu jogo de ficção científica e tiro em primeira pessoa chamado Half-Life. Também foi usado para desenvolver futuros títulos da empresa, como as expansões do Half-Life, Day of Defeat, e títulos da série Counter-Strike.

O GoldSrc acabou sendo substituído pelo motor Source com os lançamentos de Half-Life 2 e Counter-Strike: Source em 2004. Apesar disso, o GoldSrc ainda é utilizado normalmente pelos desenvolvedores de jogos. Nexon Corporation, por exemplo, desenvolveu o Counter-Strike Online usando o mesmo motor.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O núcleo do GoldSrc foi baseado no motor do Quake, embora com modificações realizadas pela Valve. Apesar de o motor do Quake ter servido como a base para o GoldSrc, Gabe Newell havia declarado que a maior parte do código fonte foi escrita pela Valve, e não copiada diretamente do Quake. O sistema de IA do GoldSrc, por exemplo, foi essencialmente feito a partir do zero.[1] O motor também partilha do mesmo código de outros jogos da série Quake, incluindo Quake World e Quake II, porém, é minimamente significante em comparação ao do Quake original.[2]

Em 1997, a Valve contratou Ben Morris e adquiriu o Worldcraft, uma ferramenta de criação de mapas personalizados para Quake.[3] Mais tarde, a ferramenta foi rebatizada de Valve Hammer Editor e tornou-se a ferramenta oficial de criação de mapas para GoldSrc.

Antes da criação do motor Source, o GoldSrc não possuía nenhum nome, alcunha ou título oficial, era simplesmente descrita como "Half-Life engine".

O sucessor da engine GoldSrc é a engine Source, que suporta diversos jogos, como Half-Life 2 por exemplo.

História do nome[editar | editar código-fonte]

Enquanto a engine não tinha nome oficial, nos meses que precederam o lançamento de Half-Life, muitas revistas sobre computação descreveram a engine usada como sendo baseada na "Quake Unified Technology".

Eric Johnson explica a origem do nome do GoldSrc em Valve Developer Community:

Jogos licenciados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bokitch, Chris (01/08/2002). «Half-Life's Code Basis». Valve Software. Arquivado desde o original em 01/03/2007. Consultado em 12/02/2011. 
  2. Newell, Gabe (1999). «Half Life: Interview With Gabe Newell». GameSpot UK. Arquivado desde o original em 23/07/2002. Consultado em 22/03/2011. 
  3. «Valve Press Release». Valve. Consultado em 12/05/2010. 
  4. Johnson, Erik (01/09/2005). «Talk:Erik Johnson». Valve Developer Community. Consultado em 12/02/2011.