AOA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AOA
AOA apresentando-se no Hallyu Festival em 2015.
Da esquerda para a direita: Choa (ex-integrante), Chanmi, Mina, Jimin, Seolhyun, Hyejeong e Yuna.
Informação geral
Origem Seul
País Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2012 — atualmente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Integrantes Jimin
Yuna
Hyejeong
Mina
Seolhyun
Chanmi
Ex-integrantes Youkyung
Choa
Página oficial fncent.com/aoa
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

AOA (acrônimo de Ace of Angels; hangul: 에이오에이) é um grupo feminino sul-coreano formado pela FNC Entertainment em 2012. O grupo é composto por seis integrantes, sendo elas: Jimin, Seolhyun, Yuna, Mina, Hyejeong e Chanmi. Ele realizou sua estreia em 30 de julho de 2012 com o lançamento do CD single Angel's Story.

História[editar | editar código-fonte]

2012: Estreia com Elvis e Wanna Be[editar | editar código-fonte]

As oito integrantes do grupo foram introduzidas oficialmente através de fotos teasers divulgadas em 16 de Julho. O grupo foi revelado como um grupo de dança com algumas integrantes também tocando instrumentos. Explicando seu conceito de estréia, a FNC Entertainment revelou que as sete integrantes são "full angels": Choaya (Choa), Jiminel (Jimin), Yunaria (Yuna), Hyejeong.Linus (Hyejeong), Minaring (Mina), Seolhyunari (Seolhyun) e Chanmi T.T (Chanmi), enquanto Youkyoung (ou Y) é listada como uma "half-angel/half-mortal", por ser apenas uma integrante fixa quando o grupo promove como uma banda. É por isso que o grupo também é chamado de "7+1".

O álbum-single de estréia "Angel's Story" vazou dia 18 de Julho, dois antes do lançamento oficial. O MV para a faixa "Elvis" foi lançado em 30 de Julho. O grupo teve sua estréia no M! Countdown em 9 de Agosto e depois no Music Bank no dia 10.

A FNC Entertainment confirmou que o grupo iria retornar com seu segundo single-álbum "Wanna Be" em 10 de Outubro, a capa do álbum foi lançada juntamente com o anúncio; a capa do álbum retratada com as oito integrantes como diferentes personagens fictícios. Hyejeong, Jimin, Choa, Yuna, Chanmi, Mina, Seolhyun e Youkyung vestidas como personagens de Kill Bill, Léon, Legalmente Loira, Tomb Raider, Harry Potter, Breakfast at Tiffany's, Romeu e Julieta e O Quinto Elemento respectivamente. Foi confirmado que uma sub-unidade em forma de banda de cinco integrantes iria realizar uma performance na primeira semana de promoções para "Get Out". A banda com o título de AOA Black, fez sua primeira aparição em 10 de Outubro no KM's Music Triangle e performou uma versão em banda de "Get Out" pela primeira vez. A banda fez sua segunda aparição no Music Bank em 12 de Outubro.

2013: AOA Black e Red Motion[editar | editar código-fonte]

Em 11 de Julho, foi anunciado que a sub-unidade AOA BLACK (composta por Choa, Jimin, Yuna, Youkyung e Mina) iriam fazer seu retorno com o terceiro single-álbum com a faixa-título "MOYA". O álbum e o MV foram lançados em 26 de Julho. AOA BLACK fez seu primeiro retorno no KBS Music Bank no mesmo dia.

Em 9 de Outubro, o MV da faixa "Confused" foi lançado. O novo single-álbum, "Red Motion", foi lançado em 13 de Outubro junto com um "eye contact version" de um Dance Practice.

2014: Miniskirt, Short Hair, Like a Cat e aumento de popularidade[editar | editar código-fonte]

Em 16 de Janeiro, o grupo retornou com outro conceito sexy e lançaram seu quinto single-álbum, junto com o MV da faixa-título "Miniskirt", a qual foi produzida por Brave Brothers, ElephantKingdom e Galactika. Em 9 de Fevereiro, AOA comemorou sua primeira vitória no show de música Inkigayo com "Miniskirt".

AOA lançou a faixa-título, "Short Hair" de seu primeiro mini-álbum em 19 de Junho. O EP alcançou a posição número 1 em diferentes charts e também liderou a parada M!Countdown em Julho. O MV de "Short Hair" ficou em oitavo lugar na Billboard's "Most Viewed K-pop Videos Around the World" para Junho.

AOA performou a faixa Mr.Mr. de Girls' Generation, com os grupos BESTie e Girl's Day para a "Half-Year Special" edição do Music Bank em 27 e Junho.

Em 11 de Novembro, o grupo lançou seu segundo mini-álbum, "Like a Cat". Em 19 de Novembro, AOA teve sua segunda vitória no Show Champion com a faixa-título "Like a Cat".

2015: Segundo single Japonês, primeiro reality show, Heart Attack e Ace of Angels[editar | editar código-fonte]

Em 2 de Fevereiro a FNC Entertainment lançou uma versão curta do MV em japonês de "Like a Cat", e alcançou o número 1 na Gayp! em visualizações diárias e classificação semanal. "Like a Cat" alcançou o número 6 no Oricon Daily Chart e o numero 1 na Tower Records Shibuya no seu primeiro dia de lançamento; é também classificada como número 3 no Oricon Daily Chart. AOA lançou seu single-álbum japonês "Like a Cat" em 25 de Fevereiro. O álbum-single vem com as versões japonesas de "Elvis" e "Just the Two of Us".

O primeiro reality show do grupo "Open Up! AOA" estreou em 26 de Fevereiro no site Naver. O show consiste em 10 episódios, com aproximadamente 10 minutos de duração, e foi ao ar todas as quintas-feiras. Todas as oito integrantes, incluindo Youkyung, estavam no programa. O grupo começou a filmar seu novo show de variedades junto da MBC Music chamado de "AOA One Fine Day" em Nanwan Monkey Island em Hainan na China em 7 de Abril. "AOA One Fine Day" começou a ser transmitido em 13 de Junho.

Em 2 de Junho, o grupo confirmou que iria retornar em meados de Junho com seu novo mini-álbum "Heart Attack" e fizeram um showcase no dia 22 de Junho no AX-Hall Seoul.

Em Agosto, o grupo fez sua primeira aparição nos Estados Unidos performando no KCON 2015 em Los Angeles no dia 2 de Agosto e Nova York no dia 8. No mesmo mês, foi revelado que AOA iria fazer um retorno no Japão com seu primeiro álbum, "Ace of Angels", sendo o primeiro completo do grupo a ser lançado, com seus 8 singles japoneses anteriores e 3 novas faixas, incluindo a faixa-título "Oh Boy". O álbum foi oficialmente lançado em 14 de Outubro.

Seolhyun foi escolhida para sediar a KBS Entertainment Awards de 2015 juntamente com o comediante Shin Dong-yup e o cantor Sung Si-kyung.

2016: AOA Cream, segundo reality show, Good Luck, saída de Youkyung e Runway[editar | editar código-fonte]

Em 1 de Janeiro, foi anunciado que AOA iria fazer um retorno no primeiro semestre do ano, e que AOA Black também iria lançar novas faixas.

Em 27 de Janeiro, a FNC Entertainment disse em uma entrevista: "Yuna, Hyejeong e Chanmi irão promover como uma sub-unidade do grupo. Elas estão previstas para lançar uma faixa em Fevereiro. Nós pedimos um monte de antecipação." Em 31 de Janeiro, foi confirmado que sub-unidade iria se chamar AOA Cream e que elas iriam estrear em 12 de Fevereiro. No dia seguinte, foram lançados teasers em sua página oficial. A faixa-título "I'm Jelly Baby" foi composta por Black Eyed Pilseung.

Em 3 de Março, Jimin fez sua estréia solo com a faixa "Call You Bae" com a participação do integrante do EXO, Xiumin.

Em 12 de Abril, AOA sediou seu novo show, “OnStyle Live” - "Channel AOA”. “OnStyle Live” que é uma série que caracteriza estrelas de seus próprios shows ao vivo. Os shows são transmitidos ao vivo e depois repetem no dia seguinte.

A FNC Entertainment anunciou no dia 1 de Maio, que o grupo iria lançar seu quarto mini-álbum "Good Luck" no dia 16 do mesmo mês.

Em quase meia noite do dia 8 para o dia 9 Agosto as integrantes do AOA, incluindo Youkyung, postaram 9 fotos de quadrados como mensagem para Elvis (nome dos fãs de AOA), em um pedaço de papel em sua respectiva conta do Instagram para comemorar seu quarto aniversário. Elas também surpreenderam seus fãs lançando um filme Making of de "Cherry Pop".

No dia 15 de Outubro, a FNC Entertainment postou um comunicado oficial no fan cafe do AOA para informar que Youkyung não faz mais parte da empresa. O comunicado dizia o seguinte:

“Olá, aqui é a FNC Entertainment. Estamos aqui para dar algumas notícias ruins aos fãs. Gostaríamos de anunciar que o contrato com a baterista do AOA Youkyung chegou ao final. Nós chegamos nessa conclusão depois de uma longa e dura conversa, e decidimos respeitar os desejos da idol. Apesar do fato do contrato de Youkyung ter terminado com nossa empresa, ela planeja se juntar aos projetos do AOA como membro honorário, continuando seu papel de baterista. Nós gostaríamos de agradecer os fãs que encorajaram ela, e pedimos que sempre a apoiem. Ela terá um novo começo agora, assim como as demais integrantes do AOA. Obrigado.”

Em 3 de Outubro, AOA anunciou que iria lançar seu segundo álbum japonês, "Runway", em 30 de Novembro. O álbum inclui as faixas lançadas anteriormente em seu quarto álbum single japonês: "Give Me the Love" com a participação de Takanori Nishikawa, as versões japonesas de "Good Luck," "10 Seconds" e "Still Falls the Rain", além de um cover da canção "Wow War Tonight 〜Get On Up Join Our Movement (Girls Version)" de H Jungle, e a versão japonesa de "Cherry Pop" acompanhada de seis novas faixas.

2017–presente: Angel's Knock e a saída de Choa[editar | editar código-fonte]

Em 21 de dezembro de 2016, FNC Entertainment anunciou os detalhes para o primeiro álbum completo em coreano do grupo intitulado Angel's Knock, que foi lançado em 2 de janeiro de 2017. Teasers foram revelados durante a semana de 26-30 de dezembro de 2016 em uma web página especial para o grupo.

Depois de vários rumores e uma pequena pausa, Choa anunciou oficialmente sua saída do grupo em 22 de junho através do seu instagram em uma carta aberta aos fãs; [1]

“Olá, essa é a Choa. Muitas pessoas deram muita atenção à minha parada súbita nas minhas atividades e se preocuparam comigo, e eu estou muito agradecida mas sinto muito. É um pouco tarde mas eu queria que vocês soubessem por que eu tive que descansar e sobre a decisão que eu fiz depois de pensar no assunto.

Assim que eu debutei no grupo AOA, nós não recebemos muito amor logo de cara então eu sei o quão preciosa é a quantidade de amor que nós recebemos e eu sou sempre agradecida por isso.

Eu era a mais velha do grupo, mas eu ainda era muito nova. Enquanto promovia, houve muitas vezes em que eu quis chorar. Mas eu sabia bem que pessoas olhavam para mim para ver minha aparência alegre. Meu coração estava chorando, mas eu tinha que parecer alegre repetidamente. E quanto mais eu brigava comigo mesma, eu descobri que lentamente estava ficando mais doente.

Eu tentei tomar remédios para tratar minha insônia e depressão. Há 2 anos, eu comecei a lentamente diminuir meus compromissos, mas os problemas não eram por causa da minha exaustão, então eu parei com todas as minhas atividades.

Eu pensei nas pessoas que estavam esperando por mim, e tentei voltar para recompensar as pessoas que estavam esperando. Continuar a descansar causaria a persistência da atenção negativa [que eu estava recebendo], e eu senti que haveria muito mais dano feito às minhas membros [do grupo].

Num acordo com a minha companhia, a partir de hoje eu estarei saindo do grupo AOA e irei apoiar as atividades das minhas integrantes.

Eu senti que fui capaz de aprender muito durante os 8 anos que passei me preparando para me tornar e ser ativa como uma celebridade. Eu também penso que tempos difíceis como agora são uma parte do que me ajudará a crescer. Aos 28 anos esse ano, eu vou lentamente olhar para trás para mim mesma e eu gostaria de preencher o resto dos meus 20 anos com tantas experiências quanto as atividades dos últimos 8 anos.

Eu não tenho mais medo. Eu não estou pensando em fazer quaisquer atividades além das que já estão agendadas. Se ainda há pessoas que irão me apoiar, eu gostaria de retribuir como uma eu melhor do que agora. Eu falho em muitos aspectos, então eu realmente gostaria de agradecer às várias pessoas que me apoiaram e se preocuparam comigo até o fim. Muito obrigada às minhas integrantes que caminharam um longo caminho comigo, e às muitas pessoas que nos ajudaram a preencher os aspectos em que nós falhávamos para que pudéssemos ser amadas. Eu gostaria de expressar gratidão sincera às muitas pessoas que me amaram e amaram ao AOA até agora.”

Integrantes[editar | editar código-fonte]

AOA
Romanizado Hangul Nome de Anjo Hangul Romanizado Hangul Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo Altura
Jimin 지민 Jiminel 지민엘 Shin Jimin 신지민 8 de janeiro de 1991 (26 anos) Coreia do Sul Seul Líder, Rapper Principal, Vocalista de Apoio e Compositora. "1,60"
Yuna 유나 Yunaria 유나리아 Seo Yuna 서유나 30 de dezembro de 1992 (24 anos) Coreia do Sul Busan Vocalista Principal. "1,63"
Hyejeong 혜정 Hyejeong.Linus 혜정 리너스 Shin Hyejeong 신혜정 10 de agosto de 1993 (23 anos) Coreia do Sul Seul Vocalista Líder, Dançarina Guia, Rapper de Apoio e Visual. "1,70"
Mina 민아 Minaring 민아링 Kwon Mina 권민아 21 de setembro de 1993 (23 anos) Coreia do Sul Busan Vocalista Guia e Rapper Guia. "1,60"
Seolhyun 설현 Seolhyunari 설현나리 Kim Seolhyun 김설현 3 de janeiro de 1995 (22 anos) Coreia do Sul Bucheon Dançarina Líder, Vocalista Guia e Face. "1,67"
Chanmi 찬미 Chanmi T.T 찬미티티 Kim Chanmi 김찬미 19 de junho de 1996 (21 anos) Coreia do Sul Gumi Dançarina Principal, Rapper Líder, Vocalista de Apoio e Maknae. "1,65"
Ex-AOA
Romanizado Hangul Nome de Anjo Hangul Romanizado Hangul Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo Altura
Choa 초아 Choaya 초아야 Park Choah 박초아 6 de março de 1990 (27 anos) Coreia do Sul Incheon Vocalista Principal. "1,61"
Youkyung 유경 Y (Half Angel) 와이 Seo Youkyoung 서유경 15 de março de 1993 (24 anos) Coreia do Sul Seul Baterista e Compositora. "1,63"
  • Originalmente, a integrante Yuna era Vocalista Líder, porém com a saída de Choa, Yuna se torna a nova Vocalista Principal pois é considerada a segunda melhor vocalista do AOA.[2]
  • Visual: Integrante mais bonita do grupo, eleita pela empresa da mesma.
  • A Visual Line do grupo é composta por Hyejeong, Mina e Seolhyun.
  • Face: Integrante que representa o grupo, geralmente é a mais popular.
  • Maknae: Integrante mais nova do grupo.

Repartição de unidades[editar | editar código-fonte]

  • AOA (Unidade principal a promoção): Jimin, Yuna, Hyejeong, Mina, Seolhyun e Chanmi.
  • AOA Black (Sub-unidade): Jimin, Yuna e Mina.
  • AOA Cream (Sub-unidade): Yuna, Hyejeong e Chanmi.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de AOA

Discografia em coreano[editar | editar código-fonte]

Álbuns
  • 2017: Angel's Knock
Mini-álbuns
Álbuns single
  • 2012: Angels' Story
  • 2012: Wanna Be
  • 2013: Moya (AOA Black)
  • 2013: Red Motion
  • 2014: Miniskirt

Discografia em japonês[editar | editar código-fonte]

Álbuns
  • 2015: Ace of Angels
  • 2016: Runway
Álbuns single

Discografia em taiwanês[editar | editar código-fonte]

Álbum de compilação
  • 2014: AOA Best Songs For Asia
Álbuns Single

Discografia em chinês[editar | editar código-fonte]

Álbuns Single

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Dramas[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Integrante(s) Rede de TV Ref
2012 A Gentleman's Dignity Filha de Na Jong-seok (participação especial; episódio 3) Hyejeong SBS [3]
My Daughter Seo-young Seo Eunsoo Seolhyun KBS [4]
Cheongdam-dong Alice Han Sejin Hyejeong SBS [5][6]
2013 Ugly Alert Gong Nari Seolhyun SBS [7]

Programas de variedades[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Integrante(s) Rede de TV Ref
2012 Challenge 1000 Songs Convidadas Yuna & Choa SBS [8]
The Romantic & Idol 1ª Temporada A integrante interpretava ela mesma Hyejeong tvN [9]
2013 Star King Convidadas Jimin & Mina SBS [10]
MBC Every1 Idol Drawing Competition A integrante interpretava ela mesma Choa MBC Every1 [11]
1 vs. 100 Membros da máfia Yuna & Mina KBS2 [12]
2015 Unpretty Rapstar Convidada Jimin Mnet [13]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Integrante(s)
2012 FT Island - 지독하게 (Severely) Interesse amoroso por Lee Hongki Seolhyun
AOA - ELVIS - AOA
AOA - ELVIS band ver. - AOA Black
FT Island - 좋겠어(I Wish) Interesse amoroso por FT Island Hyejeong
AOA - Get Out - AOA
2013 AOA - MOYA - AOA Black
AOA - 흔들려 (Confused) - AOA
2014 AOA - 짧은 치마 (Miniskirt) - AOA
AOA - 단발머리 (Short Hair) - AOA
AOA - 사뿐사뿐(Like a Cat) - AOA
2015 AOA - 심쿵해 (Heart Attack) - AOA
강남 (KANG NAM) - CHOCOLATE (Feat. San E) - Mina
AOA - Good Luck(굿럭) - AOA
AOA - Oh Boy! - AOA

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2012 Mnet Asian Music Awards Artista do Ano[14] Indicado
Melhor Novo Artista Feminino[14] Indicado
so-loved Awards 2012 Melhor Recém-chegado Feminino[15] Indicado
2012 Seoul Music Awards Prêmio Rookie ("Novato")[16] Indicado
Prêmio de Popularidade[16] Indicado
2012 SBS MTV Best of the Best Melhor Novo Artista[17] Indicado
2012 Allkpop Awards Melhor Novo Artista Feminino[18] Indicado

Referências

  1. «ChoA announces her departure from AOA» 
  2. «FNC Confirms Yuna Will Be AOA's Main Vocalist After Choa's Departure» 
  3. Kim, Ji-yeon (3 de agosto de 2012). «AOA's Hyejeong Visits the Gentlemen on 'A Gentlemen's Dignity'». enewsWorld. CJ E&M. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  4. «AOA's Seolhyun to play Jungshin's girlfriend in 'My Daughter Seoyoung'». Allkpop. Consultado em 29 de outubro de 2012 
  5. Lee, Tae-ho (22 de outubro de 2012). «AOA's Hyejeong to Make Official Acting Debut in Park Si-hoo, Moon Geun-young's Rom-com». 10Asia. Consultado em 18 de novembro de 2012 
  6. Oh, Mi-jung (22 de outubro de 2012). «AOA′s Hyejeong Cast as Moon Geun Young′s Little Sister in ′Cheongdamdong Alice′». enewsWorld. CJ E&M. Consultado em 18 de novembro de 2012 
  7. «AOA's Seolhyun cast in new SBS daily drama 'Ugly Alert'». allkpop.com. Consultado em 24 de abril de 2013 
  8. «송종국 딸 송지아 걸그룹 외모 "진짜 예쁘다" 이휘재 감탄». Nate. Consultado em 14 de outubro de 2012 
  9. Hong, Grace Danbi (31 de outubro de 2012). «2PM, MBLAQ, ZE:A, 4minute, AOA, and More Prepare to be Swept Away By Romance». enewsWorld. CJ E&M. Consultado em 15 de janeiro de 2013 
  10. «박정현 모창킹 등장, 발음·기교 "박정현 아냐?" 경악» 
  11. «아이돌 사생대회 열렸다 '실력파 미술돌 110명 총출동'» 
  12. «'1대100' 호란 "프러포즈 과정, 부모님께 브리핑했다"» 
  13. «Unpretty Rapstar» 
  14. a b «[MAMA] Nominees for the 2012 MAMA Announced». 2012 Mnet Asian Music Award. Mnet Media Corp. Consultado em 23 de outubro de 2012  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "mama_award" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  15. «so-loved Awards 2012: First European Kpop Awards». awards.so-loved.net. Consultado em 28 de outubro de 2012 
  16. a b «[Seoul Music Awards] Nominees for the 2012 Seoul Music Awards». 2012 2012 Seoul Music Awards. seoulmusicawards.com. Consultado em 30 de novembro de 2012  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Seoul_Music_Awards" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  17. «2012 SBS MTV Best of the Best». mtv.co.kr. Consultado em 4 de dezembro de 2012 
  18. «Allkpop Awards 2012». allkpop.com. Consultado em 4 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]