APK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Android Package (APK) File
APK format icon.png
Extensão do arquivo .apk
MIME application/vnd.android.package-archive
Type code 'PDF ' (incluindo um único espaço)
Desenvolvido por Google Apps
Tipo de formato Arquivo de Pacotes para Android

APK que vem de Android Package, é uma forma de 'zip' para Android, ou seja, ele é um arquivo compilado, que é usado para se instalar programas no Android de forma paralela a [1] Google Play.[1] Ele pode ser um programa criado por um usuário, ou ser um backup de um já existente.

Pirataria por APK[editar | editar código-fonte]

Muitos aplicativos na Google Play são pagos, o que é um obstáculo para muita gente que os deseja, dessa forma há inúmeros programas que convertem um aplicativo instalado em um APK, para que possa ser compartilhado entre as pessoas.

Por esse motivo, vários desenvolvedores estão usando certificado de validação, ou seja, depois de instalado, tem que se conectar ao servidor para ver se o aplicativo foi conseguido licitamente, ou caso contrario ele é bloqueado.

Perigos de um APK[editar | editar código-fonte]

Um APK nada mais é do que uma compilação de um código em Java feito por qualquer pessoa e que será interpretado pelo SO Android. Por esse motivo, pessoas mal-intencionadas podem criar um programa com códigos maliciosos, que por muitas vezes burlam o antivírus, e acabam trazendo algum prejuízo ao aparelho.

Referências

  1. a b «Google Play». play.google.com. Consultado em 2 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Formato de arquivo de computador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.