ASAP Rocky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A$AP Rocky
Informação geral
Nome completo Rakim Athelaston Mayers
Também conhecido(a) como Lord Flacko, Pretty Flacko
Nascimento 3 de outubro de 1988 (32 anos)
Local de nascimento Harlem, Nova Iorque
Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop, trap
Ocupação(ões)
Instrumento(s) Considerabel
Período em atividade 2007—presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial www.asvpxrocky.com
A$AP Rocky em agosto de 2013.

Rakim Athelaston Nakache Mayers[1] (Harlem, 3 de outubro de 1988), conhecido pelo nome artístico de ASAP Rocky (Estilizado Como A$AP Rocky) é um rapper, cantor, compositor, produtor musical, diretor musical, ator e modelo americano de Harlem, cidade de Nova York. Rocky lançou sua primeira mixtape Live. Love. ASAP em 2011 com aclamação da crítica e seu primeiro álbum de estúdio Long. Live. ASAP, em janeiro de 2013. ASAP significa "Always Strive And Prosper". Quando muito novo viu seu irmão ser assassinado e seu pai ser preso, viveu de abrigo em abrigo com a mãe, tendo assim uma infância muito difícil. Em 2015, a cantora Selena Gomez fez parceria com Rocky, no carro-chefe do seu novo álbum e primeiro lançado pela Interscope Records, Good for You.

História[editar | editar código-fonte]

Rakim Athelaston Mayers nasceu em 3 de outubro de 1988, no bairro Harlem, Manhattan, Nova York. Seu pai era de Barbados, e sua mãe é afro-americana. Ele tem uma irmã mais velha, Erika B. Mayers. O primeiro nome de Mayers foi tirado do artista de hip hop Rakim, metade da dupla Eric B. & Rakim. Seu primo é ASAP Nast, membro do ASAP Mob.

Mayers começou sua vida no rap com 9 anos de idade, quando se mudou para Harrisburg, Pensilvânia. Ele aprendeu a fazer rap com seu irmão mais velho, que também usava o penteado das tranças francesas que Mayers adotou mais tarde. Quando Mayers tinha 12 anos, seu pai foi preso por envolvimento com tráfico de drogas; ele morreu em 2012. Quando Mayers tinha 13 anos, seu irmão foi morto no Harlem. A morte inspirou Rocky a levar o rap mais a sério. Mayers cresceu admirando o grupo de rap The Diplomats. Ele também foi influenciado pelo Mobb Deep, Three 6 Mafia, UGK, Run DMC, Wu-Tang Clan e Bone Thugs-n-Harmony.

A$AP Rocky vendeu drogas enquanto se deslocavam para abrigos para pessoas sem-teto com sua mãe e sua irmã. Aos 15 anos, ele estava vendendo crack no Bronx. Depois de viver por um período em um abrigo com sua mãe em Nova York, ele se mudou para o centro de Manhattan.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Nascido em 1988, seus pais o chamaram de Rakim (lenda do hip hop), membro do grupo Eric B. & Rakim. Quando ele tinha 12 anos, seu pai foi preso por vender drogas. Um ano depois, seu irmão mais velho foi morto perto de seu apartamento, o que o inspirou a fazer rap profissionalmente. Mayers, que começou a fazer rap aos oito anos, cresceu admirando o grupo Harlems The Diplomats , e suas influências também incluem Tupac Shakur (que ele realmente considera um rapper "épico"), Three 6 Mafia, Mobb Deep, Wu-Tang Clan, UGK, Run DMC e Bone Thugs-n-Harmony. Depois de morar com sua mãe em um abrigo e também nos arredores de Manhattan, Mayers mudou-se para Elmwood Park, em Nova Jersey. Em sua juventude, ele se envolveu no tráfico de drogas para ganhar dinheiro.

2007-11: Beginnings e mixtape[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Rocky se juntou ao grupo de hip hop A$AP, um coletivo de rappers, produtores e diretores visuais. Ele adotou seu apelido "A$AP", que tem vários significados, incluindo "Always Strive and Prosper", "Assassinate Snitches and Police" e o favorito de Rocky", Acrônimo Symbolizing Any Purpose "(Acrônimo Symbolizing Any Purpose). Em 8 de julho de 2011, uma compilação não oficial intitulada "Deep Purple" foi lançada, que, de acordo com Rocky, foi uma compilação de seus sucessos no YouTube agrupados por um fã em Paris. Em agosto, seu primeiro single "Peso" foi lançado na internet e em poucas semanas recebeu a atenção da rádio Hot 97, tocando o single em larga escala. Os videoclipes de "Peso" e "Purple Swag", uma versão antecessora de "Deep Purple", geraram entusiasmo e sucesso entre o público, fato que ajudou A$AP Rocky a assinar um contrato de dois anos com a Sony, RCA Records e Polo Grounds Music com orçamento de 3 milhões de dólares. ASAP Rocky lançou sua mixtape LiveLoveA$ap, incluindo ambas as músicas, em outubro, recebendo ótimas críticas. Em 5 de dezembro, ele foi indicado para o BBC Sound Survey de 2011.

2012-presente: Disputas e seu álbum de estréia[editar | editar código-fonte]

Começando em fevereiro de 2012, Rocky abriu para o rapper Drake no recente Club Paradise Tour. Em junho, SpaceGhostPurrp, fundador do coletivo de Miami Raider Klan e colaborador de longa data de Rocky, acusou A$AP Twelvyy de insultar Matt Stoops, membro do Raider Klan, que posteriormente se desassociou de A$AP Mob e de Rocky em um vídeo do YouTube. Ele e Raider Klan também acusaram o A$APMob de copiar seu estilo e acusaram especificamente Rocky de usar a letra da música Goldie do SpaceGhostPurrp em sua música My Enemy. Rocky respondeu em junho, em entrevista para a MTV, afirmando que SpaceGhostPurrp estava tentando exagerar e criar polêmica, e se dirigindo a ele declarou que ele se dedicou a fazer instrumentais. Em julho, Rocky se apresentou no Pitchfork Music Festival. A$AP Rocky estava programado para fazer sua estréia na televisão no Late Night with Jimmy Fallon em 20 de julho, mas foi preso na noite anterior após supostamente intervir em uma briga no centro de Manhattan e sua performance foi cancelada como resultado. Depois de reprogramar sua apresentação para 21 de agosto, Rocky cantou "Goldie" no programa. O lançamento do álbum de estúdio de Rocky (LongLiveA$ap) será no início de janeiro (sem data exata ainda). ASAP Rocky produziu seu álbum em conjunto com o Clams Casino, Hit-Boy, A$ AP Ty Beats, Soufein3000 e Joey Fat Beats. Seu single "Goldie" foi lançado em 27 de abril. Ele também participou deLords Never Worry , mixtape do grupo A $ AP MOB, que foi lançada no dia 27 de agosto para download gratuito. Entre setembro e novembro, Rocky promoverá seu álbum de estreia com uma turnê de 40 paradas, a LongLiveA $ ap Tour , com bandas de abertura de Schoolboy Q, Danny Brown e A$AP Mob. Rocky e Schoolboy Q colaboraram no LiveLoveA$ap e também na última canção de 2011, "Hands On The Wheel".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Rocky começou a namorar a rapper australiana Iggy Azalea.  Eles se separaram em 2012. No início de 2013, Rocky começou a namorar a modelo Chanel Iman. Em abril de 2014, eles foram relatados como noivos; no entanto, eles se separaram em junho de 2014.

Rocky era um pescetarian. Em 2012, ele fez a transição para uma dieta vegetariana com a ajuda de seu gerente vegano depois de aprender os horrores da indústria avícola. Em seu single "Babushka Boi" de 2019, Rocky afirmou que agora é vegano.

Em dezembro de 2019, uma suposta sex tape com Rocky vazou.

Discografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre ASAP Rocky
  • All Smiles (2020)[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2015 Dope Dom
Jeremy Scott: The People's Designer Ele mesmo Documentário
2016 Zoolander 2 Ele mesmo
Popstar: Never Stop Never Stopping Ele mesmo
2018 All Rise William King
2020 Have a Good Trip: Adventures in Psychedelics Ele mesmo

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2016 Animals. Bodega Cat 2 Episode: "Flies."
2016 The Eric Andre Show Ele mesmo Episode: ""Stacey Dash; Jack McBrayer"

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Ano Videogame Papel Notas
2016 Marvel Avengers Academy Falcão Voz

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista Papel Notas
2012 "National Anthem" Lana Del Rey John F. Kennedy Papel principal
2013 "Hold On, We're Going Home" Drake Participação especial
"White Walls" (ft Schoolboy Q e Hollis) Macklemore e Ryan Lewis Participação especial
2015 "Picture Me Rollin'" Chris Brown Participação especial
2016 "Reminder" The Weeknd Participação especial
"What The Fuck Right Now" Tyler, the Creator Participação especial Apresentado no remix
"Surfin'" Kid Cudi Participação especial
"Nikes" Frank Ocean Participação especial
2017 "See You Again" Tyler, the Creator Participação especial
"Who Dat Boy/911 " Participação especial Apresentado na música
2019 “Issues/Hold On” Tyler, the Creator Participação especial

Referências

  1. Anwar, André. «Es wird eng für den US-Rapper ASAP Rocky in Stockholm». Augsburger Allgemeine (em alemão). Consultado em 19 de agosto de 2020 
  2. «A$AP Rocky Readies New Album 'All Smiles'». Rap-Up (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.