Um Rosto na Multidão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Face in the Crowd)
 Nota: "A Face in the Crowd" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre um filme. Para o single de Tom Petty, veja A Face in the Crowd (canção).
Um Rosto na Multidão
'A Face in the Crowd'
Um Rosto na Multidão
Cartaz promocional
 Estados Unidos
1957 •  cor •  126 min 
Direção Elia Kazan
Produção Elia Kazan
Roteiro Budd Schulberg
Elenco Andy Griffith
Patricia Neal
Walter Matthau
Anthony Franciosa
Lee Remick
Distribuição Warner Bros
Lançamento 28 de maio de 1957

A Face in the Crowd (bra/prt: Um Rosto na Multidão[1][2] ) é um filme estadunidense de 1957 dirigido por Elia Kazan com roteiro de Budd Schulberg, baseado em seu conto "Your Arkansas Traveler".

A história gira em torno de um andarilho chamado Larry "Lonesome" Rhodes, interpretado por Andy Griffith, que é descoberto por uma produtora de um programa de rádio, Patricia Neal, do nordeste do Arkansas[3]. O filme lançou ao estrelato Griffith, mas recebeu críticas boas e ruins no seu lançamento. Algumas décadas depois foi selecionado para preservação pelo National Film Registry dos Estados Unidos através da Biblioteca do Congresso sendo considerado culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Após o seu lançamento original, Um Rosto na Multidão recebeu críticas divididas, dentre elas de Bosley Crowther, do The New York Times. Embora tenha aplaudido o desempenho de Griffith ("Mr. Griffith interpreta com vigor estrondoso ...")[4], ao mesmo tempo, ele sentiu que o personagem dominou o resto do elenco e da história. "Como consequência, o domínio do herói e seu impulso monstruoso ... eventualmente tornar-se um pouco monótono quando eles não são contrapostos". Segundo Crowther, Rhodes esta "muito divertido e valendo considerar sua ascensão" , porém o final foi considerado "fútil".

Referências

  1. Um Rosto na Multidão - CinePlayers (Brasil)
  2. «Um Rosto na Multidão». no CineCartaz (Portugal) 
  3. «UM ROSTO NA MULTIDÃO / A FACE IN THE CROWD». Consultado em 6 de dezembro de 2012 
  4. «A Face in the Crowd (1957)» (em inglês). Consultado em 6 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.