K-9 and Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Girl's Best Friend)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com K-9 (série de televisão).
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte K-9 and Company (em inglês) e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
K-9 and Company
K9 and Company logo.jpg
Logotipo da série
Informação geral
Formato Série
Gênero Sci-fi
Duração 50 minutos
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) John Nathan-Turner
Exibição
Emissora de televisão original BBC1
Formato de exibição PAL
Transmissão original 28 de dezembro de 1981
N.º de episódios 1
Cronologia
The Sarah Jane Adventures
Programas relacionados Doctor Who
Torchwood
K-9

K-9 and Company foi uma série proposta de spin-off da série original de Doctor Who (1963-1989). Foi a característica antigos frequentadores da série, Sarah Jane Smith, uma jornalista investigativa interpretado por Elisabeth Sladen, e K-9, um cão robô. Ambos os personagens tinham sido companheiros do Quarto Doutor, mas eles não tinham aparecido juntos antes. Um único episódio, "A Girl's Best Friend" (português: "Melhor Amigo da Menina"), foi produzido como um piloto para um programa proposto, mas não foi retomado. "A Girl's Best Friend" foi transmitido pela BBC1 como um especial de Natal em 28 de dezembro de 1981. A história foi lançado em DVD em 16 de junho de 2008 como um pacote duplo com K-9 da primeira história de Doctor Who "The Invisible Enemy" (português: O Inimigo Invisível")[1]. Apesar de uma série completa de K-9 and Company não foi produzido, os dois personagens reaparecem dois anos mais tarde em "The Five Doctor" (português: "Os Cinco Doutores") um episódio de Doctor Who transmitido em 1983 comemora o vigésimo aniversário do programa.

Após a bem sucedida revitalização do Doctor Who, em 2005, Sarah Jane Smith e K-9 seriam reintroduzida para o show na segunda temporada, no episódio "School Reunion" (português: "Reunião Escolar"), que foi ao ar em 2006. Além de aparições subseqüentes por ambas as personagens do programa principal, esta se tornou a base para uma outra série que caracteriza os dois personagens, The Sarah Jane Adventures, que estreou em 2007. K-9 aparece apenas ocasionalmente na primeira e segunda temporada, e se torna um personagem regular na terceira temporada. Outro programa não relacionado, não produzido pela BBC e sem Sarah Jane, K-9, começou a ser exibida em 2010. Esta série, criada por um dos criadores do personagem K-9, apresenta uma versão diferente do cão robô.

Origem do Programa[editar | editar código-fonte]

O programa tem suas raízes firmemente no desejo do produtor de Doctor Who John Nathan-Turner para obter Elisabeth Sladen de volta para a TARDIS. Ele queria que ela tem o contrato finalmente adjudicado a Janet Fielding no plano preferido fim de 1980. John Nathan-Turner para a transição de Baker para Davison era ter Sarah Jane estar junto para o passeio de "Logopolis" para a segunda história da 19ª temporada. No entanto, Sladen não tinha interesse em voltar simplesmente para reprisar um papel de função idêntica à que tinha deixado anos antes.

Enquanto isso, Nathan-Turner estava tentando descobrir o que fazer com K-9. O cachorro robô era muito popular entre as crianças, mas era difícil lidar com técnica e Nathan-Turner sentiu que ele faz a tripulação TARDIS quase esmagadoramente formidável. Ele decidiu que uma série spin-off orientada para crianças com K-9 pode ser apenas a coisa. No entanto, tal objetivo exigiria uma série humana como o chumbo, e seu candidato principal para esse papel foi Sladen. Ele armou a peça para a atriz como uma partida do que ela tinha feito anteriormente: ela estaria retornando como Sarah Jane Smith, mas que ela iria fazê-lo como a heroína e não apenas um ajudante. Esta oferta Sladen aceito.

A Girl's Best Friend[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Girl's Best Friend.
"A Girl's Best Friend"
Episódio piloto de K-9 and Company
K9 and Company logo.jpg
Logotipo da série
Informação geral
Escrito por Terence Dudley
Direção John Black
Editor de script Eric Saward
Antony Root
Produtor John Nathan-Turner
Música Peter Howell
Código de produção D300A[2]
Duração 50 minutos
Exibição original 28 de dezembro de 1981
Elenco
Estrelando
Convidados
  • Colin Jeavons – George Tracey
  • Bill Fraser – Bill Pollock
  • Nigel Gregory – Vince Wilson
  • Sean Chapman – Peter Tracey
  • Mary Wimbush – Aunt Lavinia
  • Ian Sears – Brendan Richards
  • Linda Polan – Juno Baker
  • Neville Barber – Howard Baker
  • John Quarmby – Henry Tobias
  • Gillian Martell – Lily Gregson
  • Stephen Oxley – P.C. Carter
Cronologia
"Revenge of the Slitheen"
(The Sarah Jane Adventures)
Lista de Episódios

"A Girl's Best Friend" foi o episódio piloto da série K-9 and Company, a primeira tentativa de um spin-off da série britânica de ficção científica da BBC Doctor Who. O episódio não foi aprovado pelos fãs de Doctor Who, por isso a série não teve continuidade.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sarah Jane Smith visita sua tia Lavinia, que foi ocasionalmente mencionada, mas nunca vista em Doctor Who. Quando ela chega na casa de sua tia, porém, ela descobre que seu parente foi para uma turnê de palestra nos Estados Unidos, apesar de ser Natal. Sarah é, portanto, decepcionada com a perspectiva de mais um feriado sem família. Felizmente, divisão de Lavinia, Brendan Richards, quebra seu momento de reflexão sobre o desaparecimento repentino de sua tia. Depois de buscá-lo a partir da estação de trem, eles retornam para a casa e descobrem uma grande caixa que tem sido esperando por Sarah por anos. Quando abri-la, eles descobrem um cão mecânico chamado K-9. Após a ativação, diz a Sarah que é um presente do doutor.

A curiosidade de Brendan sobre K-9 é igualado apenas pela renovada preocupação de Sarah sobre a ausência de Lavinia. Assim, eles se separam e seguem suas recém-descobertas obsessões. Sarah vai para a cidade de questionar aos moradores locais, e Brendan fica para trás para testar as capacidades do novo "pet" de Sarah. Na cidade, Sarah descobre que Lavinia tornou-se odiada por alguns por causa de suas letras contundentes para os editores de jornais locais sobre a prática crescente de bruxaria na área. Brendan, enquanto isso, é atacada ao usar K-9 para analisar amostras de solo no jardim de Lavinia. Seus atacantes, George Tracey e seu filho, Peter, são amarrados no local. George Tracey foge diante Brendan pode ter uma boa olhada nele, no entanto K9 usa a sua arma a laser para assustar Peter antes de sair em busca de George. Peter é alado e interrogado por Brendan, mas faz sua fuga quando Brendan vai para fora para investigar um som deixando de funcionar o que acaba por ser a destruição acidental de uma estufa por K9 em sua perseguição do Tracey mais velho.

Tracey, é realmente o jardineiro de Lavinia, ele é naturalmente chamado na manhã seguinte para investigar os danos e persegue o assassino do K9 causados ao efeito estufa. Depois de Brendan tenta se gabar o equilíbrio do pH do solo, Tracey comenta acentuadamente que a jardinagem é mais sobre respeito à natureza do que a teoria científica. Caso contrário, porém, ele não trair a sua intenção mais sinistra no sentido de Brendan. Mais tarde naquela noite, ele envia seu filho para sequestrar o Brendan e dormir fora da casa.

Desta vez, o atacante de Brendan é bem-sucedido, roubando-lhe debaixo de Sarah, que está em outro lugar na casa, lendo sobre a prática local de bruxaria.

Sarah é agora cada vez mais desconfiada de Tracey, acreditando que ele teria a oportunidade para cometer o crime, mesmo que ela ainda não pode colocar o dedo sobre o motivo. Por isso, ela encontra uma maneira de esconder K-9 na casa de Tracey. K-9 monitora silenciosamente da casa, até que ele finalmente escuta em uma conversa que implica Tracey como um membro de um clã. Ele também descobre que Tracey pretende matar Brendan em um ato de um ritual de assassinato.

Quando Tracey deixa a sua casa de campo, Sarah é capaz de recuperar K-9, que alerta seu novo amante para o crime iminente. Infelizmente, ela não tem como contar com a ajuda da polícia local ou, realmente ninguém na cidade, porque ela não pode fundamentar a sua pretensão de ouvindo a conversa sem também depois ter que explicar quem é, na verdade K-9.

Percebendo que ela e K-9 essão efetivamente por conta própria, ela tenta descobrir como parar o sacrifício. Sua primeira ordem de negócio é determinar o quando dela. Usando livros de Lavinia em bruxaria, ela e K-9 deduzir que deve ocorrer a meia-noite do inverno solstício, agora a poucas horas de distância. A onde de é mais evasivo, no entanto, fazendo com que o duo de conduzir ao redor do shire olhando para todas as igrejas. Como os últimos minutos antes da meia-noite a desaparecerem, eles finalmente perceber que há uma capela abandonada na propriedade de Lavinia. Correndo em casa, K-9 e Sarah são brevemente chateado por ter perdido algo que estava bem debaixo de seus narizes o tempo todo.

Eles chegam a tempo para K-9 usar seu blaster para parar atacar o clã e a Sacerdotisa de mergulha uma faca no peito de Brendan. Agora atordoado, líderes do grupo são facilmente apreendida pela polícia.

Finalmente capaz de celebrar o Natal, Sarah recebe um telefonema de sua tia Lavinia. Ela está surpreso que Sarah estava preocupado com ela, desde que ela deixou instruções para o seu parceiro de negócios para enviar Sarah de um cabo. Como ele acabou por ser o Sumo Sacerdote do clã, Sarah apenas ri e diz a sua tia que ela tem uma história para contar-lhe sobre por que essa mensagem nunca chegou a ela. Enquanto isso, K-9 tenta se conectar com o feriado humano em seu próprio caminho, ensinando-se para cantar "We Wish You a Merry Christmas".

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Continuidade[editar | editar código-fonte]

K-9 é referido como "Mark III" nesta história, porque é presumivelmente o terceiro a ser propriedade do doutor. Como narrado na série principal, o primeiro K-9 escolheu ficar com Leela em Gallifrey, enquanto K-9 Mark II foi forçado a ficar com Romana no espaço, devido a ser danificado por ventos do tempo. Mark III era comumente assumido como um dom do Quarto Doutor, aparentemente confirmado quando K-9 revela que o doutor o deixou na Terra para Sarah Jane em 1978, presumivelmente após a inauguração do Mark II em "The Invasion of Time" e antes da acontecimentos de "The Ribos Operations". Quando K-9 diz Sarah Jane que ele é um presente do doutor, um leitmotiv do Doctor Who Theme reproduzido de forma breve.

K-9 Mark III ainda está funcionando e residindo com Sarah Jane em "The Five Doctors". K-9 divide alguns anos antes dos eventos de "School Reunion".

Quando K-9 revela que ele é um presente do doutor, Sarah Jane observa, "Oh, Doutor, você não se esqueça." Suas palavras de despedida em "The Hand of Fear" eram advertências para não esquecer o outro, como mais tarde repetiu quase textualmente em "The Wedding of Sarah Jane Smith".

A localização do episódio é afirmado no diálogo e uma manchete de jornal como sendo 18 a 25 dezembro de 1981 e as experiências de Sarah Jane com o doutor e a UNIT estão em seu passado, indicando que os folhetins do Terceiro e Quarto Doutor ocorreu mais ou menos contemporaneamente à sua origem transmitido datas. Representações de infância de Sarah Jane em "Whatever Happened to Sarah Jane?". A tentação de Sarah Jane Smith suportar isto.

Parece haver um erro de continuidade em uma seção onde Sarah e K-9 saíram para procurar Brendan no carro de Sarah. Sarah deixa a casa de sua tia quando está escuro e chega à Igreja no escuro, mas a condução cena que ocorre entre os dois está na luz do dia[3].

Lavinia descreve Sarah Jane como sendo "Nunca em um só lugar o tempo suficiente para lamber um selo." Sarah Jane descreve Lavinia com as mesmas palavras, vinte e sete anos mais tarde, em The Sarah Jane Adventures no episódio, ""The Temptation of Sarah Jane Smith", que retrata os eventos que causaram Sarah Jane a ter em cuidados de Lavinia. Da mesma forma, spinsterhood de Lavinia Smith, a falta de filhos biológicos de seu próprio, e sua ânsia de cuidar dos órfãos (isto é, Sarah Jane e Brendan), são traços repassados para Sarah Jane que mais tarde adota Luke e Sky Smith.

Transmissão e recepção[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto foi assistido por 8,4 milhões de espectadores.

No "The Mighty 200" da Doctor Who Magazine os fãs deram a K-9 and Company 51.55% de aprovação.[4] A sequência de abertura ficou na primeira posição do Top 5 de piores aberturas no Awfully Good TV de David Walliams.

Episódio Transmissão Duração Espectadores
(em milhões)
"A Girl's Best Friend" 28 de dezembro de 1981 50:00 8,4
[5][6][7][8]

Referências

  1. «News». Phoenix Film and Television Productions Ltd. Consultado em 2 de outubro de 2007 
  2. «BBC – Doctor Who Classic Episode Guide – K-9 and Company – Details». Consultado em 13 de dezembro de 2007 
  3. Companhia". Doctor Who Guia de Referência. Obtido 9 de Julho de 2008.
  4. Doctor Who Magazine: Issue 413
  5. Shaun Lyon; et al. «K-9 and Company». Outpost Gallifrey. Consultado em 9 de julho de 2009  [ligação inativa]
  6. «K-9 and Company». Doctor Who Reference Guide. Consultado em 9 de julho de 2008 
  7. Sullivan, Shannon. «K-9 and Company: A Girl's Best Friend». A Brief History of Time Travel. Consultado em 9 de julho de 2008 
  8. «K9 and Company: A Girl's Best Friend». Sarah Jane Guide. Consultado em 9 de julho de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.