Grande Purgação Jedi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Grande Purga dos Jedi)
Ir para: navegação, pesquisa
Grande Purgo Jedi
Parte da(o) Vingança dos Sith
Data 19 BBY-2BBY
Local Galáxia
Desfecho Crescimento do Império Galáctico e extinção da Ordem Jedi.
Combatentes
Sith (Império Galáctico) Ordem Jedi
Principais líderes
Palpatine
Darth Vader
Mestre Yoda
/>Obi-Wan Kenobi
Ki-Adi-Mundi
Plo Koon
Forças
Exército dos Clones Cavaleiros Jedi
Vítimas
Comandante Gree (morto por Yoda), alguns clones mortos por Ki-Adi Mundi Grande parte dos Jedi

O Grande Purgo Jedi ou Massacre dos Jedi foi um período obscuro entre as Guerras Clônicas e a Guerra Civil Galáctica no qual os Sith, liderados por Darth Vader (antes Anakin Skywalker) perseguem e exterminam todos os Jedi.

A Queda dos Jedi[editar | editar código-fonte]

Também conhecido com o "Massacre dos Jedi", a Purga começou pouco antes do fim das Guerras Clônicas, que aconteceram como parte de uma esquema do Chanceler Palpatine (que era secretamente Darth Sidious, Lorde dos Sith) para eliminar os Jedi e se estabelecer como imperador da galáxia.

Depois que Darth Sidious matou Mace Windu ele deu a Ordem 66 e mandou seu novo aprendiz Darth Vader (Anakin Skywalker) a exterminar os Jedi. Ele o despachou ao Templo Jedi junto com a 501ª Legião de clones para matar todos os Jedi lá. Palpatine o prometeu que se Anakin fizesse isso, ele se tornaria forte no lado negro o suficiente para salvar a Padmé.

Com a Ordem 66 muitos Jedi notáveis são assassinados no começo da Purga, tais como Ki-Adi-Mundi, Aayla Secura, Barriss Offee, Luminara Unduli, Plo Koon, e Stass Allie.

Ao retornar ao Coruscant, Mestres Yoda e Obi-Wan Kenobi entraram no Templo para recodificar um sinal secreto de retirada, mandando todos os Jedi sobreviventes a ficar longe do Templo.

Sobreviventes[editar | editar código-fonte]

Yoda e Obi-Wan sobrevivem a purga inicial e são buscados por Senador Bail Organa de Alderaan, que se manteve secretamente leal aos Jedi. Percebendo que não era sua hora do opor-se ao Império, eles se esconderam. Yoda foi para Dagobah, um planeta pantanoso situado na Orla Exterior Obi-Wan levou Luke Skywalker para Tatooine e Bail Organa adotou Leia Organa. Shaak Ti tem um final alternativo. Ela pode morrer na nave de Grievous tentando salvar Palpatine, (cena cortada do filme Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith) ou sobrevivendo à ordem 66 e se isolando em Felucia (depois morta pelo aprendiz secreto de Vader no game Star Wars: The Force Unleashed) Quinlan Vos também sobreviveu a Purga, junto com Mestre Tholme e T'ra Saa; morando por um tempo numa caverna de Kashyyyk.

O livro Dark Lord: The Rise of Darth Vader (O Lorde das Trevas: A Ascensão de Darth Vader) revela que Roan Shryne e Bol Chatak sobrevivem a Ordem 66 mas são assassinados por Darth Vader na Purga. Também revela que Olee Starstone, Deran Nalual, Klossi Anal, Jambe Lu e Nam Poorf sobreviveram a Purga.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.