A Guerra do Fim do Mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
La guerra del fin del mundo
A Guerra do Fim do Mundo (PT)
Autor (es) Mario Vargas Llosa
Idioma língua castelhana
País Peru Peru
Género Ficção
Lançamento 1981
Edição portuguesa
Tradução Maria Victória Navas, Salvato Teles de Meneses
Editora Círculo de Leitores, Bertrand, Dom Quixote
Lançamento 1984
Páginas 647
ISBN ISBN 972-20-1953-8
Cronologia
Último
Último
A Tia Júlia e o Escrevedor
História de Mayta
Próximo
Próximo

Publicado em 1981, este romance de autoria do peruano Mario Vargas Llosa narra a história da Guerra de Canudos, mesclando personagens reais e fictícios.

Antônio Conselheiro, líder do levante, fundamentalista religioso, é descrito com base em elementos retirados do clássico brasileiro "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

Mario Vargas Llosa passou vários meses no sertão de Canudos, procurando inspiração e escrevendo os primeiros rascunhos do romance. Inspirado nos fatos históricos da Guerra de Canudos e contendo uma riqueza de detalhes sobre a vida do sertão baiano, o livro não deve, porém, ser confundido com uma fonte histórica. Tanto a história quanto os personagens foram ficcionalizados. [1]

Referências

  1. DANIELA BARBOSA DE OLIVEIRA (São Paulo, julho 2011). A Guerra do Fim do Mundo de Mario Vargas Llosa apresenta a Carnavalização de Canudos (USP) para os Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. Visitado em 23/3/13.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.