A Herdeira (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Herdeira
A Herdeira (telenovela)
O bem tem um preço, o mal tem uma história
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Romance, Aventura
Duração ± 55 min.
Estado Finalizada
Criador(es)
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 314 no total
121 (1ª temporada)
193 (2ª temporada)
Produção
Diretor(es)
Produtor(es)
Editor(es) da história
Tema de abertura "Despacito", Luis Fonsi e Daddy Yankee
Tema de encerramento "Despacito", Luis Fonsi e Daddy Yankee
Empresa(s) produtora(s)
Localização
Exibição
Emissora original TVI
Formato de exibição
Transmissão original 24 de setembro de 2017 – 29 de setembro de 2018
Cronologia
Ouro Verde
Valor da Vida
Programas relacionados Espírito Indomável
Mundo ao Contrário

A Herdeira é uma telenovela portuguesa transmitida pela TVI de 24 de setembro de 2017 a 29 de setembro de 2018, substituindo Ouro Verde e sendo substituída por Valor da Vida. Foi produzida pela Plural Entertainment e escrita por Maria João Mira, com filmagens em Viana do Castelo, na Galiza e no México.[1]

É protagonizada por Kelly Bailey, Rita Pereira, Lourenço Ortigão e Pedro Barroso.

Foi reposta na TVI Ficção de 16 de dezembro de 2019 a 24 de dezembro de 2020. Voltou à antena da TVI, ao início da tarde, no dia 1 de maio de 2023, substituindo a reposição de A Única Mulher.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história conta a história de Luz Fuentes (Kelly Bailey), uma rapariga cigana que se descobre ser herdeira de uma grande fortuna.

1.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Duarte Alvarenga (Pedro Lamares) é um homem incompleto. Fortuna, estatuto e uma família vista como exemplar não preenchem um vazio de vinte anos. A primeira mulher morreu em circunstâncias trágicas e, meses depois, a filha bebé foi raptada.

Duarte moveu mundos para encontrar a filha, mas o tempo foi passando e a esperança esmoreceu. Casou entretanto com Madalena Alvarenga (Rita Pereira) que sempre incansável o ajudou nas buscas e teve mais dois filhos, Carlota Alvarenga (Júlia Palha) e Pipo Alvarenga (Leonardo Marques).

O homem que foi condenado pelo rapto da bebé, mas que sempre protestou inocência, entrega a Duarte a foto de uma rapariga muito parecida com a sua primeira mulher e diz-lhe que a procure no México. Ela será a resposta para desvendar o mistério do rapto, mas, antes de dar um nome, o homem é assassinado a tiro.

O General Emiliano Rivera (Fernando Luís) será, provavelmente, o próximo Presidente do México e está empenhado numa luta sem tréguas contra os cartéis de narcotráfico. Duarte, que é amigo do general, viaja para o México para assistir ao casamento da sua filha, Beatriz Rivera (Mafalda Marafusta), com Joaquim Villalobos (Paulo Pires), o filho mais velho de Sancho Villalobos (Miguel Guilherme), um empresário galego sócio de Duarte. Sancho tem vários negócios na Galiza, ligados à produção de bivalves e uma empresa transportadora.

Durante o casamento, Duarte vê a rapariga da fotografia. Ela é portuguesa e chama-se Alexa Torres (Jessica Athayde). Trabalha numa ONG de ajuda aos emigrantes que tentam alcançar os Estados Unidos. É amiga da família Rivera, o braço-direito do futuro Presidente e a sua amante secreta.

Mas antes que Duarte consiga falar com ela, um violento atentado durante o copo de água vitima Emiliano e vários membros da sua equipa. Alexa é encontrada com uma arma na mão e torna-se numa fugitiva.

Entretanto, chega à cidade uma rapariga para se reunir ao pai que trabalha na cozinha do hotel onde se dá o atentado. Ela é Luz Fuentes, uma cigana de beleza invulgar, olhos claros e cabelo loiro. O pai é Ramón Fuentes (Joaquim Horta), cigano de origem portuguesa que andou pelo mundo e agora tenta chegar aos Estados Unidos para aí trabalhar. Alexa ia ajudá-los mas agora é ela quem precisa de auxílio. Ramón esconde Alexa em sua casa. Ela revela que Emiliano tinha uma lista com nomes de figuras públicas ligadas ao narcotráfico e provas avassaladoras. Encontrar a lista é a única maneira de provar a inocência de Alexa, mas Ramón não tem meios para furar o apertado cerco policial. Identificado como cúmplice do atentado, ele próprio se torna um fugitivo. Clandestinamente, e através dos contactos de Alexa, volta com a filha para Portugal.

Os caminhos de Duarte e de Alexa voltam a cruzar-se. Ele interroga-a sobre o paradeiro da filha. Alexa diz-lhe que só poderá ajudá-lo se estiver em liberdade. E Duarte, para encontrar a filha, torna-se cúmplice daquela que acredita ser uma assassina. A mulher que matou o seu amigo. Mas, inevitavelmente, apaixona-se por ela. Alexa fala-lhe da lista de Emiliano e ele dispõe-se a ajudá-la. A investigação leva-os a Caetana Rivera (Alexandra Lencastre), a viúva do general assassinado. Uma figura pública, adorada pelo povo e incondicional apoiante do marido. Mas só aparentemente. Na verdade, Caetana está ligada ao cartel de narcotráfico que assassinou Emiliano. Para desviar as atenções da Polícia, ela incriminou Alexa, vingando-se assim da rival.

Luz chega com o pai à sua terra natal, que nunca conheceu. Ramón tem família num clã cigano do Minho chefiado por Miro Fuentes (Zeca Medeiros), o seu pai. Há quase vinte anos, Ramón partiu sozinho com Luz. Poucos sabem a razão. Vinte anos atrás, Ramón e Soraia eram um jovem casal. Soraia não podia ter filhos e albergaram uma bebé que encontraram. A criança era, nem mais nem menos, a filha de Duarte Alvarenga. Depois da morte da primeira mulher de Duarte, Madalena, que carrega o segredo da sua vida passada, introduziu-se na sua casa e na sua vida. Era ambiciosa e planeava tornar-se dona da sua fortuna mas a bebé complicava-lhe os planos. Assim, simulou o rapto e abandonou-a num rio.

Mas o regresso de Ramón e de Luz não corre como esperado. Rejeitado pelos seus que não querem abrigar um criminoso, Ramón só tem Luz do seu lado. Ela acredita na inocência do pai e dispõe-se a tudo para o livrar da cadeia. Quem a ajuda, é Vicente Villalobos (Lourenço Ortigão), o filho mais novo de Sancho Villalobos, o empresário galego sócio de Duarte. Os laços entre as duas famílias são estreitados pelo namoro latente entre Vicente e Carlota. Ele é advogado, em missão diplomática na Embaixada Espanhola no México e foi ainda nesse país que conheceu Luz. Perdeu-a de vista, mas agora voltam a encontrar-se, numa festa cigana. Durante o tempo em que Ramón está na cadeia, Vicente e Luz tornam-se muito próximos e da cumplicidade surge uma paixão avassaladora. Mas há um obstáculo a este amor e chama-se Roni Raña (Pedro Barroso), um cigano tradicional. Tinha dez anos quando lhe arranjaram um casamento e ele apegou-se àquele compromisso. A rapariga prometida é Luz que ele idolatra, apesar de não a ver há muito tempo. Agora que Luz voltou, espera casar com ela e será um feroz rival de Vicente. E tem armas para lutar.

Marta (Maya Booth) e Bernardo Viegas (Filipe Vargas) têm três filhos adolescentes, Hugo (Alexandre Jorge), Joana (Madalena Almeida) e Rita (Gabriela Mirza). Têm uma vida confortável em Viana do Castelo, onde moram. Um casamento de amor. Uma situação económica mais ou menos desafogada. Uma família comum... Mas devastada pela doença. Joana sofre de leucemia e Rita foi concebida para lhe salvar a vida. Logo à nascença, foi feito um transplante de medula e depois disso seguiram-se várias intervenções cirúrgicas. Mas agora, Joana precisa que lhe seja doado um rim e Rita recusa-se a fazê-lo. A adolescente recorre a um advogado que é colega da mãe no escritório de advocacia. O que está em causa é a suspensão dos direitos parentais em favor dos direitos pessoais. Mas a atitude de Rita, que na aparência é egoísta e mesmo cruel, poderá ter um motivo do qual ninguém suspeita.

Manuel Araújo (Gonçalo Diniz) e Dinis Videira (Pedro Granger) são advogados em Viana do Castelo. O casal tem uma relação estável e bem resolvida mas ambiciona ter um filho geneticamente seu. Cândida «Candy» Sofia Pereira tem os pais emigrados na Suíça e vive em Viana do Castelo. Torna-se amiga de Dinis e, quando este lhe propõe que ela seja barriga de aluguer para o seu filho, ela aceita sem pensar duas vezes. Manuel começa por opor-se mas acaba por aceitar... Sem imaginar que Candy trará muito mais à sua vida do que um filho.

Ana «Anita» Videira (Carolina Frias) nasceu e cresceu no Paço do Souto, onde os seus pais, Marianinha Videira (Julie Sergeant) e Zé Avelino Videira (José Wallenstein) são caseiros. A quinta é propriedade da família Alvarenga. Diz-se à boca pequena que, no passado, Zé Avelino e Maria do Carmo, a mãe de Duarte, tiveram um assomo de romance que logo foi cortado pela família. Anita e Pipo, o filho mais novo dos condes, já eram amigos em crianças. O romance cresce longe dos olhares reprovadores das respetivas famílias, mas Anita engravida. Condicionada pela mãe, ela esconde a gravidez. O resultado é um desastre.

Os nossos heróis enfrentam um polvo com tentáculos dos dois lados do Atlântico. Duarte voltará a encontrar Alexa na Galiza. Ela guarda o segredo que o levará à sua filha perdida.

Luz, perseguida pela ambiciosa Madalena, cai na rede de tráfico humano. Mais tarde, conseguirá escapar. Descobre que foi Madalena quem ordenou o seu rapto e decide desmascará-la. Introduz-se em casa da família Alvarenga, como dama de companhia de Maria do Carmo Alvarenga (Lia Gama), a mãe de Duarte. Está longe de imaginar que aquela é a sua casa e que aquela é a sua família.

2.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Seis meses depois... O Paço do Souto já está transformado em turismo de habitação, com vários hóspedes a chegarem e Diego diz a Maria do Carmo que ela devia agradecer-lhe o seria o banco a tomar posse daquilo tudo. Num dos quartos, uma freira cujo rosto está tapado fuma um charuto junto à janela. Vicente vai ver Luz à clínica psiquiátrica e Ariana (Daniela Melchior), companheira de Luz, fica com uma pontinha de inveja ao vê-los juntos, perguntando a Luz se ela contou o que pretende fazer a Vicente, mas ela afirma que não pode por ele ser da polícia e, se tudo correr bem, acontecerá naquele dia.

Roni diz a Ivan (Rodrigo Trindade) que vai ajudar Luz, mas o irmão diz que Luz apenas o usa. Miro diz a Ramón que não vê Madalena a adaptar-se bem e Madalena lava roupa de luvas, dizendo a Safira (Isabela Valadeiro) que o sogro já comprava uma máquina de lavar e, ao cruzar-se com Soraia, esta diz-lhe que ela se cansou depressa daquela vida, mas Madalena diz que ainda a pode denunciar por tê-la colocado naquele tanque e Soraia afirma que ela não fará isso, pois iria passar por mentirosa, já que culpou Luz e perderia Ramón. No foral de Viana, Bernardo fala com Calu (Ângelo Torres) sobre a venda da farmácia e Nina (Rita Cruz), a mulher de Calu, aparece e junta-se a eles, mais a Manel, quando aparece Madalena, que fica a saber que Nina trabalha na clínica onde Luz está internada, mas sente-se humilhada por Nina tapar o nariz diante de si.

Madalena senta-se na esplanada, onde estão as freiras, sem nunca se ver a cara da Madre, que é Caetana disfarçada, e lê uma notícia no jornal sobre o julgamento de Joaquim. Lola (Sofia Baessa) leva o filho, Guga (Isaac Carvalho), a ver Joaquim, que se emociona com a criança, e Joaquim pede a Lola para ir assistir à leitura da sentença e não voltar ao bar de alterne tão cedo. Diego propõe sociedade a Tiburón (Pedro Hossi) e ele recusa, mas Diego pede para ter ali uma reunião ao final da tarde e Tiburón concorda, e Beatriz aparece, deixando Diego roído de ciúmes. Os jornalistas fazem a cobertura do julgamento de Joaquim, que troca um olhar frio com Vicente na sala de audiência. Joaquim é absolvido dos crimes de que é acusado, para choque geral, e Vicente quase é preso por pedir satisfações ao juiz. Beatriz chega descontrolada ao escritório do bar de alterne e Tiburón afirma que Joaquim agora só vai descansar quando se vingar de quem o meteu na cadeia.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1 2
Kelly Bailey Luz Fuentes / Benedita Alvarenga Protagonista
Rita Pereira Madalena Alvarenga / Nadir Fuentes Antagonista
Lourenço Ortigão Vicente Villalobos Protagonista
Pedro Barroso Roni Raña Antagonista Protagonista
Joaquim Horta Ramón García Fuentes Regular
Sofia Ribeiro Soraia Fuentes Regular
Paulo Pires Joaquim Villalobos Regular
Jessica Athayde Alexa Torres Regular
Maria Luísa Torres Alvarenga Participação Regular
Pedro Lamares Duarte Alvarenga Regular Participação
Alexandra Lencastre Caetana Rivera Participação Regular
Mafalda Marafusta Beatriz Rivera Regular
Rita Ribeiro Amélia Alves Regular Ausente
José Wallenstein José «Zé» Avelino Videira Regular
Julie Sergeant Marianinha Videira Regular
Pedro Granger Dinis Videira Regular
Gonçalo Diniz Manuel Araújo Regular
Maya Booth Marta Alvarenga Viegas Regular
Filipe Vargas Bernardo Viegas Regular
Vitor Hugo Diego Ventura Regular
Pedro Hossi Javiar «Tiburón» González Regular
Marisa Cruz Goreti Torres Regular
Sofia Baessa Lola Solimões Regular
Matilde Breyner Leonor Matias Regular
Ricardo Trêpa João Matias Regular Ausente
Helena Costa Lupe Romero Regular
Melânia Gomes Tina Barbosa Regular
Rodrigo Trindade Ivan Raña Regular
Júlia Palha Carlota Alvarenga Regular
Gany Ferreira Vitó Carlos Bagina Regular
Madalena Almeida Joana Alvarenga Viegas Regular Ausente
Alexandre Jorge Hugo Alvarenga Viegas Regular
Isabela Valadeiro Safira Monteiro Regular
Filipa Pinto Cândida «Candy» Sofia Pereira Regular
José Condessa Salvador Ausente Regular
Daniela Melchior Ariana Franco Ausente Regular
Carolina Frias Anita Videira Regular Ausente
Leonardo Marques Pipo Alvarenga Regular Ausente
Lia Gama Maria do Carmo Alvarenga Atriz Convidada
Zeca Medeiros Miro Fuentes Ator Convidado
Miguel Guilherme Sancho Villalobos Participação Ausente
Fernando Luís Emiliano Rivera Participação Ausente
Pedro Lima (†) Ignácio de la Vega / Pedro Gusmano Participação Regular
Marta Melro Salete Participação Regular
Rita Cruz Nina M'Bongo Ausente Regular
Ângelo Torres Calu M'Bongo Ausente Regular
Sofia Aparício Eva Molina Ausente Regular
Gabriela Mirza Rita Alvarenga Viegas Infantil
Isaac Carvalho Guga Solimões Ausente Infantil
Melissa Matos Colette Ausente Infantil

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Almeno Gonçalves Gameiro (chefe da PJ)
André Gago Henrique (pai de Salvador)
Amílcar Azenha Beltrán
Ana Lúcia Palminha Aidinha
Carlos Oliveira Inspetor Lopez
Cristina Cavalinhos Teresa Paiva
Gabriel Gama Agressor
Gonçalo Portela
Hugo Nicholson Teixeira
Igor do Vale Barroso (consultor da Telepizza)
Inês Costa Maria do Carmo (flashback)
João Bonneville Inspetor Cabaço
Jorge Oliveira Lopes
Laura Galvão Olívia
Miguel Cirillo Rodrigo Rivera
Natália Luiza Juíza
Nuno Gil Dr. Gil (médico que trata Madalena quando esta descobre que tem cancro)
Pedro Caeiro Albano Videira
Ricardo Castro Dr. Faria
Rosa Bela Pepa
Rui Porto Nunes Inspetor Morais
Teresa Balbi
Vicente Wallenstein Zé (flashback)
Jack Ilco Vladimir

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

A Herdeira
A Herdeira (telenovela)
Banda sonora de Vários artistas
Lançamento 15 de dezembro de 2017
Idioma(s) Português
Formato(s) CD
Gravadora(s) Sony Music

A banda sonora original da telenovela foi lançada no dia 15 de dezembro de 2017[2]. O CD traz 20 canções, incluindo o tema principal da produção.

N.º TítuloMúsica Duração
1. "Despacito"  Luís Fonsi  
2. "No Vaya A Ser"  Pablo Alborán  
3. "Porque Queramos Vernos"  Vanessa Martín e Matias Damásio  
4. "Way Down We Go"  Kaleo  
5. "Human"  Rag'n'Bone Man  
6. "A Nossa Vez"  Calema 2:50
7. "Ficamos Por Aqui"  David Carreira  
8. "Perfect Strangers"  Jonas Blue e JP Cooper  
9. "Pensa Bem"  D.A.M.A e ProfJam 2:59
10. "Espera"  Fernando Daniel  
11. "O Que Tu Dás"  Matay  
12. "Sem Ti"  Paulo Gonzo  
13. "A Vida Toda"  Carolina Deslandes  
14. "Alfaiate"  Tatanka  
15. "O Tempo"  Marco Rodrigues  
16. "Ciúme"  Ana Bacalhau  
17. "Nina"  Virgul  
18. "Run For Cover"  April Ivy  
19. "Dime Por Qué?"  Baby Lores & Luis  
20. "Até Ao Fim Do Mundo"  Paulo Sousa  

Faixas não incluídas[editar | editar código-fonte]

  • Miguel Gameiro e Cuca Roseta - Aquela Canção
  • MARIA - Junction
  • Light Gun Fire - Moon and Back
  • Ruelle - Rise
  • Mariza - Melhor de Mim
  • Aurea - Done With You
  • David Antunes - Sinto Falta
  • Matias Damásio - Nada Mudou

O Concerto[editar | editar código-fonte]

Perante o sucesso de A Herdeira, os cantores da banda sonora e os atores da telenovela reuniram-se para um evento especial no qual a TVI transmite no sábado. O concerto realizou-se no dia 29 de setembro de 2018, as 17h35 no Campo Pequeno. Atuaram D.A.M.A., David Carreira, Calema, Carolina Deslandes, Miguel Gameiro, Paulo Sousa, Fernando Daniel, Aurea, Tatanka, Marco Rodrigues, Matay, Matias Damásio, entre outros.[3] A emissão garantiu 5,7% de rating e 19,5% de share e atingiu a liderança absoluta com 554.000 espectadores.[4]

Lista de temporadas[editar | editar código-fonte]

ResumoEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
112124 de setembro de 2017 (2017-09-24)11 de fevereiro de 2018 (2018-02-11)
219312 de fevereiro de 2018 (2018-02-12)29 de setembro de 2018 (2018-09-29)

Audiências[editar | editar código-fonte]

Na estreia, a 24 de setembro de 2017, A Herdeira foi líder e marcou 17,1% de rating e 31,9% de share, com cerca de 1 milhão e 656 mil espectadores[5], sendo o melhor resultado de uma estreia de uma telenovela da TVI desde A Única Mulher (2015).[6] No 2.º episódio, a telenovela liderou o horário e marcou 16,9% de rating e 33,6% de share, com cerca de 1 milhão e 636 mil espectadores.[7]

A 26 de dezembro de 2017, terça, a telenovela marcou seu terceiro melhor resultado e liderou com 16,4% de rating e 31,2% de share, com cerca de 1 milhão e 584 mil espectadores.[8] A 11 de fevereiro de 2018, domingo, o último episódio da primeira temporada registou 15,0% de rating e 30,0% de share, com cerca de 1 milhão e 456 mil espectadores, sendo o programa mais visto do dia.[9]

A segunda temporada estreia no dia seguinte, segunda-feira, e regista 13,4% de rating e 28,6% de share, com cerca de 1 milhão e 295 mil espectadores, sendo novamente o programa mais visto do dia.[10] Ao 2.º episódio da 2ª temporada, a telenovela liderou o horário e marcou 15,1% de rating e 30,1% de share, com cerca de 1 milhão e 458 mil espectadores.[11]

No dia 19 de abril de 2018, a telenovela voltou a marcar 15,1% de rating e 31,7% de share, com cerca de 1 milhão e 465 mil espectadores.[12] No dia 29 de setembro de 2018, sábado, o último episódio de A Herdeira, regista 13,2% de rating e 32,2% de share, com cerca de 1 milhão e 280 mil espectadores, sendo o programa mais visto do dia.[13]

É a 3ª maior audiência da TVI desde que a GFK mede as audiências alcançando 13,5%/28,6%, ficando atrás de A Única Mulher (13,5%/29,1%) e Ouro Verde (14,0%/29,1%), a sua antecessora.

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2017 Setembro 6 15,9% 32,0% [14]
Outubro 25 14,4% 29,8% [15]
Novembro 24 14,2% 30,1% [16]
Dezembro 25 14,2% 29,8% ...
2018 Janeiro 31 13,6% 28,2% [17]
Fevereiro 26 13,7% 28,0% [18]
Março 27 13,7% 28,3% [19]
Abril 26 13,3% 27,7% [20]
Maio 26 12,5% 26,5% [21]
Junho 21 12,6% 27,2% [22]
Julho 26 13,1% 28,8% [23]
Agosto 26 11,5% 27,0% [24]
Setembro 25 12,4% 27,9% ...
Total 314 13,5% 28,6%
Recordes Rating Share
Positivo 17,1% 34,0%
Negativo 7,0% 18,3%

Locais de gravações[editar | editar código-fonte]

Casa dos Villalobos: As cenas da casa foram gravadas, num edifício no cimo da Rua Rande Regueiras em Redondela, que fica nas redondezas de Vigo (Espanha).

Quinta do Paço do Souto: Na verdade, o verdadeiro nome da quinta é "Paço de Lanheses" ou "Quinta do Paço", e está classificado como Monumento de Interesse Público, localiza-se na freguesia de Lanheses.

Referências

  1. «"A Herdeira" é o titulo da nova novela da TVI. Saiba um pouco mais | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 12 de maio de 2017 
  2. «Banda Sonora de «A Herdeira» já à venda». tvi.iol.pt. Consultado em 21 de dezembro de 2017 
  3. Pereira, André. «TVI transmite concerto "A Herdeira" este sábado à tarde». Fantastic - Cultura na palma da tua mão. Consultado em 29 de setembro de 2018 
  4. Pinto, Pedro (30 de setembro de 2018). «Concerto de "A Herdeira" lidera audiências na tarde da TVI». Zapping. Consultado em 30 de setembro de 2018 
  5. «Audiências: "A Herdeira" estreou ontem na TVI... e o resultado foi...». www.zapping-tv.com. Consultado em 25 de setembro de 2017 
  6. «"A Herdeira" tem a melhor estreia desde 2015. Recorde como foram as últimas estreias da TVI | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 13 de outubro de 2017 
  7. «Saiba como correu a audiência do segundo episódio de "A Herdeira"». Zapping. 26 de setembro de 2017. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  8. «"A Herdeira" alcança o seu terceiro melhor valor em audiência». Zapping. 27 de dezembro de 2017. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  9. «Saiba como correu o final da primeira temporada de "A Herdeira" | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 12 de fevereiro de 2018 
  10. «Audiências: Saiba como foi a estreia da 2ª temporada de "A Herdeira" | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 13 de fevereiro de 2018 
  11. «Segundo episódio de "A Herdeira" (Temporada 2) cresce em relação à estreia». Zapping. 14 de fevereiro de 2018. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  12. «Audiências: "A Herdeira" regista melhor valor da 2ª temporada». Zapping. 20 de abril de 2018. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  13. «Audiências: Saiba como correu o final de "A Herdeira" | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 30 de setembro de 2018 
  14. «Saiba como foram as audiências das novelas em setembro de 2017» 
  15. «Outubro 2017: TVI lidera na informação, no entretenimento e na ficção | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 6 de dezembro de 2017 
  16. «Saiba como foram as audiências das novelas em novembro de 2017» 
  17. «TVI reforça liderança das audiências em janeiro de 2018 [Live+Vosdal] | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  18. «TVI CONTINUA A LIDERAR EM MÊS DE ANIVERSÁRIO - Mediacapital». www.mediacapital.pt. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  19. «Março de 2018: TVI encerra o 1º trimestre na liderança [Live+Vosdal] | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 4 de abril de 2018 
  20. «TVI: ABRIL 2018 – A LIDERANÇA MANTEM-SE INDISCUTÍVEL - Mediacapital». www.mediacapital.pt. Consultado em 1 de novembro de 2021 
  21. «Audiências TV: Futebol e Festival da Canção dominaram top de programas mais vistos em Maio». Meios & Publicidade. 6 de junho de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  22. «Quem ganhou e quem perdeu no mês do Mundial». Meios & Publicidade. 3 de julho de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  23. «Audiências TV: Quem subiu e quem desceu no mês de Julho». Meios & Publicidade. 6 de agosto de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  24. Televisão, A. «Audiências: TVI continua líder em agosto de 2018». Consultado em 1 de novembro de 2021