A Hora do Vampiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salem's Lot
A Hora do Vampiro (PT)
A Hora do Vampiro/'Salem (BR)
A Hora do Vampiro
Capa do livro da edição brasileira.
Autor(es) Stephen King
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Terror
Editora Viking Press
Lançamento 17 de outubro de 1975
Páginas 576
Edição portuguesa
Tradução Carlos Pereira
Editora Bertrand
Lançamento 2010
Páginas 516
ISBN 978-972-25-2125-3
Edição brasileira
Tradução Louisa Ibañes
Editora Editora Objetiva
Cronologia
Carrie
O Iluminado (The Shining)

A Hora do Vampiro ou 'Salem é um livro de horror escrito pelo autor americano Stephen King. Foi seu segundo livro a ser publicado. A história conta a história de um escritor Ben Mears que retorna a cidade de Jerusalem’s Lot (conhecida também como Salem’s Lot que nomeia o livro na versão americana) no Maine, onde ele viveu dos 5 anos aos 9 anos de idade, somente para descobrir que alguns moradores estão se transformando em vampiros.

A cidade ainda seria protagonista de mais dois contos no futuro ‘’Jerusalem’s Lot’’ e ‘’A Saideira’’ ambos publicados no livro de contos Sombras da Noite, uma coletânea de contos publicada pelo autor em 1978. O livro foi nomeado para a premiação do World Fantasy Award em 1976, ,[1] e para o Locus Award para o prêmio All-Time Best Fantasy Novel (algo como Melhor livro do gênero de fantasia de todos os tempos) em 1987. .[2]

Em duas entrevistas separadas na década de 80 King disse que, de todos os seus livros, 'Salem's Lot era o seu preferido. Na entrevista publicada na revista Playboy americana, o entrevistador alega que por ser o seu livro preferido, haveria uma sequência na história, ,[3] mas King respondeu em seu site que por causa da série de livros Dark Tower continuou a narrativa no A Torre Negra: Lobos de Calla e na Canção de Susannah ele sentia que não mais precisava voltar àquela história. .[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ben Mears é um autor que passou parte da sua infância em Jerusalem's Lot no Maine e retorna a cidade após 25 anos. Ele rapidamente faz amizade com o professor Matt Burke e começa um apaixonado romane com Susan North, uma jovem universitária.

O motivo do retorno à cidade é para buscar inspiração para escrever um novo livro sobre a casa abandonada Marsten onde ele teve uma má experiência quando criança. Mears descobre que a casa foi comprada por Kurt Barlow um imigrante Austríaco que chegou na cidade para abrir uma loja de antiguidades. Barlow, alegadamente, fica viajando para comprar estoque para a loja e quase não aparece, somente o seu sócio Richard Straker é visto em público.

A compra da casa pela dupla coincide com o desaparecimento de Ralphie Glick, uma criança, bem como a morte do irmão dele Danny, que acaba se tornando o primeiro vampiro da cidade. Danny infecta cidadãos locais incluindo Mike Ryerson, Randy McDougall, Jack Griffen e sua própria mãe, Marjorie Glick. Danny falha, entretanto, em infectar seu colega de classe Mark Petrie que resiste bravamente o ataque segurando um crucifixo de plástico diante da cara de Danny. Em poucos dias diversos moradores são transformados em vampiros. A fim de combater a disseminação dos vampiros, Ben e Susan se juntam com Matt, seu médico Jimmy Cody e o padre local Reverendo Callahan. Susan é capturada por Barlow e transformada em vampiro e posteriormente morta por Ben que enfia uma estaca em seu coração.

Quando o reverendo Callahan e Mark vão até a casa dos pais de Mark para explicar o perigo que sua família corre a energia é cortada e Barlow aparece. Após matar os pais de Mark esmagando a cabeça deles uma contra a outra, Barlow temporiaramente pega o garoto como refém. Callahan puxa seu crucifixo em uma tentativa de afastar Barlow e a proteção funciona, porém, até que Barlow desafia a fé do reverendo e o desafia a jogar a cruz fora. Callahan que não tem a suficientemente forte é aos poucos sobrepujado por Barlow que se apodera do crucifixo de Callahan e o quebra em dois. Barlow então obriga o reverendo a beber o seu sangue o tornando impuro. Quando o reverendo retorna a sua igreja e tenta entrar ele recebe um choque que o impede de entrar. O reverendo Callahan então abandona a cidade.

Jimmy é morto quando cai de uma escadaria e é empalado por uma armadilha de Facas preparadas pelos vampiros. Ben e Mark conseguem destruir o vampiro-mestre Barlow e escapam com vida mas são forçados a deixar a cidade para a horda vampírica sem mestre.

O prólogo do livro, que se passa logo após a conclusão da história mostra Ben e Mark viajando para uma cidade costeira do México onde eles tentam se recuperar de sua provação. Mark é recebido na Igreja Católica por um padre local e confessa, pela primeria vez, o que ele presenciou. O epílogo mostra os dois retornando para a cidade um ano depois com a intenção de reiniciar a batalha. Ben, sabendo que existem diversos esconderijo para vampiros inicia um incêndio em uma moita perto da Casa Marsten com a intenção de destruí-la para sempre e a cidade ao redor da casa.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Cinema e Televisão[editar | editar código-fonte]

Rádio[editar | editar código-fonte]

O livro foi adaptado no Reino Unido como uma novela para a BBC Radio 4 em 1995.

Referências

  1. «1976 Award Winners & Nominees». Worlds Without End. Consultado em 12 de junho de 2011. Cópia arquivada em 25 de julho de 2009 
  2. «Bibliography: 'Salem's Lot». isfdb Science Fiction. Consultado em 23 de dezembro de 2013 
  3. «Playboy Interview: Stephen King». Playboy Philippines. Consultado em 23 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2013 
  4. «Frequently Asked Questions». StephenKing.com. Consultado em 23 de dezembro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.