A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo é um conto do livro Histórias sem Data de Machado de Assis.
Sinopse[editar | editar código-fonte]
O Diabo decide fundar sua própria religião, em que as pessoas seriam livres para praticar impiedades. Todavia a tendência humana à contradição leva seus adeptos a praticarem o bem.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Edição eletrônica em PDF (domínio público, origem: Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro)
- Machado de Assis: Histórias sem data. Publicado originalmente pela Editora Garnier, Rio de Janeiro, 1884. Edição eletrônica em HTML. Edição eletrônica em PDF (domínio público, origem: MEC - Brasil).
- Machado de Assis: Obra Completa. Homenagem aos 100 anos de Machado de Assis. Sítio de internet desenvolvido em colaboração pelo Portal Domínio Público (MEC) e Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Maia, H.S. B. Representação do diabo no conto machadiano A Igreja do Diabo: sua formação palimpsestica com o livro de Jó e Fausto de Goethe. In: Anais do V Congresso da ANPTECRE: “Religião, Direitos Humanos e Laicidade". Anais do Congresso ANPTECRE, v. 05, 2015, p. ST0213. PDF
- Przybyiski, M. P. O Diabo Como Forma De Estabelecimento Do Duplo: Uma Análise De “A Igreja Do Diabo”, De Machado De Assis. Uniletras, Ponta Grossa, v. 30, n. 1, p. 237-251, jan./jun. 2008. Disponível em <http://www.uepg.br/uniletras> DOI:10.5212/uniletras.v30i1.180
- Análise do conto "A Igreja do Diabo" em passeiweb.com
- Adaptação para o cinema: