A Máscara (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Máscara
Informação geral
Formato talent show
Duração 90 minutos
Baseado em The Masked Singer
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Frederico Ferreira de Almeida
Diretor(es) de criação Pedro Amaro
Produtor(es) executivo(s) Tiago Martins
Apresentador(es)
Jurados
Empresa(s) produtora(s) FremantleMedia Portugal
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 1 de janeiro de 2020 (2020-01-01) – presente
Temporadas 2
Episódios 19

A Máscara é um programa de televisão português baseado no formato The Masked Singer. Neste programa, celebridades são mascaradas de uma personagem, escondendo assim a sua identidade real dos outros concorrentes, do júri e do público. Este programa estreou na SIC a 1 de janeiro de 2020, apresentado por João Manzarra.

Formato[editar | editar código-fonte]

Um grupo de famosos compete no programa anonimamente, utilizando roupa e máscara próprias de uma personagem fictícia, durante uma série de episódios. A cada episódio, os concorrentes são emparelhados em competições de "duelo", em que cada um executa uma música à sua escolha, na sua voz real. De cada duelo, os jurados e o público ao vivo votam; o vencedor passa para o episódio seguinte. No final do episódio, os perdedores dos duelos atuam novamente e são submetidos ao voto apenas do júri, que decide qual deles não avança para o episódio seguinte; o cantor eliminado tira a máscara para revelar sua identidade.

Além das atuações ao vivo, pistas para a identidade real de cada concorrente mascarado são dadas durante o episódio. As entrevistas pré-gravadas contém as pistas, e apresentam as vozes distorcidas dos concorrentes. Os jurados têm tempo para especular acerca da identidade do concorrente após a atuação, e podem fazer uma única pergunta para tentar determinar sua identidade.

Júri e apresentador[editar | editar código-fonte]

O júri é constituído pelo ator e humorista César Mourão, pela atriz e apresentadora Carolina Loureiro, pela cantora Sónia Tavares e pelo ator Jorge Corrula, tendo sido anunciado a 16 de dezembro de 2019. O apresentador é o João Manzarra.[1]

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Temporada Número de Duração Finalistas
Celebridades Semanas Início Fim Vencedor(a) Segundo lugar Terceiro lugar
1 12 9 1 de janeiro de 2020 23 de fevereiro de 2020 Rita Guerra como "Corvo" Padre Borga como "Astronauta" Raquel Tavares como "Pavão"
2 13 10 1 de janeiro de 2021 7 de março de 2021 Pedro Granger como "Lobo" António Camelier como "Coelho" Nuno Guerreiro como "Coruja"

Referências