A Múmia (franquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Múmia em sarcófago de madeira.

A Múmia é o título de várias séries de filmes de horror-aventura, centrada em um antigo sacerdote egípcio, que é acidentalmente ressuscitado, trazendo com ele uma poderosa maldição e, posteriormente, os esforços subsequentes de arqueólogos heróicos para detê-lo. Estes filmes da franquia acompanham um spin-off da série de filmes, duas adaptações de quadrinhos, três jogos de vídeo games e uma série animada de televisão.

Série de filmes da Universal Monsters (1932-1955)[editar | editar código-fonte]

The Mummy
Primeiro Filme da Série de Filmes da Universal Monsters (1932)
 Estados Unidos
1932-1955 •  429 min 
Género Horror/Terror
Distribuição Universal Pictures
Idioma Inglês

A série original de filmes da Universal Monsters, que consistia em seis filmes, estrelou icônicos atores de filmes de horror, tais como Boris Karloff (somente no original, como Imhotep); Tom Tyler e Lon Chaney Jr. como Kharis; e, por último, Eddie Parker, que interpretou Klaris, um primo de Kharis. A série de filmes que faz parte da grande franquia da Universal Monsters:

Ano Filme Ator da múmia
1932 A Múmia Boris Karloff
1940 A Mão da Múmia Tom Tyler
1942 A Tumba da Múmia
Lon Chaney Jr.
1944
O Fantasma da Múmia
A Maldição da Múmia
1955 Abbott e Costello Conhecem A Múmia Eddie Parker

A Múmia (em inglês The Mummy) é um filme de terror de 1932 e o primeiro filme da história a tratar desse tema. Depois foi retomado no cinema em diversas produções que perpetuam até hoje.

Esta série de seis filmes (1932-1955) foi distribuída pela Universal Pictures e possui uma duração média de 429 minutos.



Série de filmes da Hammer Film Productions (1959-1971)[editar | editar código-fonte]

The Mummy
Primeiro Filme da Série de Filmes da Hammer Film Productions (1959)
1959-1971 •  350 min 
Género Horror/Terror
Distribuição Universal Pictures
Columbia Pictures
20th Century Fox
American International Pictures
Idioma Inglês

Em 1959, a companhia britânica Hammer Film Productions começou a sua própria série de filmes A Múmia. Esta inclui os seguintes filmes:

  • A Múmia (1959)
    Em 1895, o filme estrela Peter Cushing e Christopher Lee como Kharis. O enredo é baseado na própria Universal: A Múmia da Mão e A Múmia Tumba.
  • A Maldição da Tumba da Múmia (1964)
    A Múmia: Dickie Owen como a Múmia Ra-Antef.
  • A Múmia do Sudário (1967)
    A Múmia: Eddie Powell como a Múmia Prem.
  • O sangue da Tumba da Múmia (1971)
    Com base no romance de Bram Stoker, de 1903, A Jóia de Sete Estrelas. A Múmia: Valerie Leon como a Múmia da Rainha Tera e sua reencarnação como Margaret Fuchs.

A Múmia (em inglês The Mummy) é um filme de horror/terror feito em 1959. Seguindo a esteira dos sucessos das refilmagens de Drácula e Frankenstein, este filme é mais um monstro clássico da Universal Pictures filmado em 1932, originalmente estrelado por Boris Karloff, ganhou nova vida em cores. Foi exibido na TV brasileira com o título A Múmia de Ananka.

Esta série de quatro filmes (1959-1971) foi distribuída pela Universal Pictures (1959), pela Columbia Pictures (1964), pela 20th Century Fox (1967) e pela American International Pictures (1971) e possui uma duração média de 350 minutos.

Série de filmes Stephen Sommers (1999-2008)[editar | editar código-fonte]

A Múmia
Primeiro Filme da Trilogia A Múmia (1999)
Estados Unidos
Egito

1999–2008 •  368 min 
Direção Stephen Sommers
(The Mummy and The Mummy Returns)
Rob Cohen
(The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor)
Produção Sean Daniel
James Jacks
Roteiro Stephen Sommers
(The Mummy and The Mummy Returns)
Alfred Gough
Miles Millar
(The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor)
Elenco Brendan Fraser
Rachel Weisz
John Hannah
Música Jerry Goldsmith
Alan Silvestri
Randy Edelman
John Debney (additional music)
Edição Bob Ducsay
Ray Bushey III
Kelly Matsumoto
Joel Negron
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 1999–2008
Idioma Inglês
Árabe
Orçamento US$ 323.642.090[1][2][3]
Receita US$ 1.415.408.499[4]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Originalmente, um remake proposto de A Múmia teria sido dirigido pelo cineasta de horror/escritor Clive Barker. A visão de Barker para o filme foi violenta, com a história revolvendo na sua cabeça sobre um museu de arte contemporânea, que acaba por ser um cultista tentando reanimar múmias.[5][6] A opinião de Barker era "sombria, sexual e cheia de misticismo"[7], e isso "teria sido um ótimo filme de baixo orçamento".[5]

Em 1999, Stephen Sommers escreveu e dirigiu um remake de A Múmia, vagamente baseado no filme original de 1932. Este filme alterna gêneros a partir da ênfase em horror para a aventura, concentrando-se mais em sequências de ação, efeitos especiais, comédia, e um maior elemento da lore Egípcia. O filme se tornou um sucesso de bilheteria, gerando duas sequências, vários jogos de vídeo game, uma spin-off da série, e uma série animada de televisão. Os dois primeiros filmes receberam críticas mistas, enquanto o terceiro recebeu, a maioria, críticas negativas.

Trilogia A Múmia[editar | editar código-fonte]

  • A Múmia, 1999
    É o ano de 1926 e Richard "Rick" O'Connell, um explorador americano, descobriu Hamunaptra, a cidade dos mortos. Mais tarde, ele encontra com uma linda bibliotecária, Evelyn "Evy" Carnahan e seu irmão, Jonathan. Quando Evy, acidentalmente, reanima o cadáver mumificado de um sacerdote Egípcio, Imhotep, o casal deve encontrar uma maneira de matá-lo antes que ele retorne de volta aos seus poderes e destrua o mundo.
  • O Retorno Da Múmia, 2001
    Em 1933, Rick O'Connell e Evelyn Carnahan são casados e têm um filho de 7 anos de idade chamado Alex. Quando Alex dispara uma maldição e Imhotep é ressuscitado, Rick e Evy mais uma vez tentam salvar o mundo e derrotar, novamente, a múmia.
  • A Múmia: Tumba do Imperador Dragão, 2008
    Em 1946, o filme continua as aventuras de Rick O'Connell, sua esposa Evy, e seu filho Alex, já com 20 anos, contra uma diferente múmia, o Imperador Dragão (Jet Li) da China.

Cancelado o quarto filme[editar | editar código-fonte]

Depois de que Túmulo do Imperador Dragão foi lançado, a atriz Maria Bello afirmou que a continuação do filme deveria "absolutamente" ser feita, e que ela já tinha assinado.[8] O ator Luke Ford também já tinha assinado para fazer mais três filmes.[9] Mas em 2012, a Universal Pictures anunciou que tinham cancelado a sequência do filme, e estavam se concentrando em um reboot.

O Escorpião Rei - Spin-off da série (2002-2018)[editar | editar código-fonte]

Este spin-off da série segue as aventuras de Mathayus, que mais tarde seria conhecido como O Escorpião Rei e, eventualmente, tornar-se um inimigo no filme O Retorno da Múmia. Os filmes são como se seguem:

  • O Escorpião Rei
    Um filme de 2002.
  • O Escorpião Rei 2: a Ascensão de um Guerreiro
    Um filme de 2008, lançado diretamente em vídeo (direct-to-video).
  • O Escorpião Rei 3: Batalha Pela Redenção
    Um filme de 2012, lançado diretamente em vídeo (direct-to-video).
  • O Escorpião Rei 4: Na Busca Pelo Poder
    Um filme de 2015, lançado diretamente em vídeo (direct-to-video).
  • O Escorpião Rei: O Livro das Almas
    Um filme de 2018, lançado diretamente em vídeo (direct-to-video).

Críticas e respostas do público[editar | editar código-fonte]

Filme Rotten Tomatoes Metacritic CinemaScore
A Múmia 57% (87 comentários)[10] 48 (34 críticas)[11] B
O Retorno Da Múmia 47% (140 comentários)[12] 48 (31 críticas)[13] A-
A Múmia: Tumba do Imperador Dragão 13% (173 comentários)[14] 31 (33 críticas)[15] B-

Série de filmes Dark Universe (2017-TBA)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Universal Monsters
Logotipo da Dark Universe

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A Universal Monsters (no Brasil, Universo Cinematográfico dos Monstros da Universal) ou Dark Universe é um universo ficcional compartilhado, sendo este um cenário de vários filmes de terror que incorporam versões de série de filmes relançados como reboot. Este trabalho foi iniciado com o filme A Múmia, em 2017.

História[editar | editar código-fonte]

Em Outubro de 2013, Roberto Orci falou com o portal de entretenimento IGN, dando a entender que seriam feitos reboots de vários filmes, assim tanto A Múmia como Van Helsing teriam um universo compartilhado.[16] Novos desenvolvimentos foram feitos em Julho de 2014, quando a Universal anunciou que tinha aproveitado Alex Kurtzman e Chris Morgan para desenvolverem todos os filmes de monstros clássicos do cinema que incluem O Frankenstein, O Conde Drácula, O Lobisomem, O Homem Invisível, A Noiva do Frankenstein e A Múmia.[17] Em Dezembro de 2014, a Universal contratou Jay Basu para escrever um filme (não foi revelado qual) para o universo compartilhado.[18] O presidente da Universal, em uma entrevista em Novembro de 2014, afirmou que os novos filmes seriam mais baseados em ação/aventura do que terror/horror, e seriam fixados em uma atual configuração, a fim de "reimaginar e reintroduzi-los para um público contemporâneo."[19] Em Agosto de 2015, Alex Kurtzman anunciou o primeiro e novo filme da série (A Múmia), que seria uma mistura de terror/horror com ação/aventura e outros gêneros de ficção.[20]

Futuro Incerto[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2017, a Universal inaugurou a franquia Dark Universe com o lançamento do reboot do filme A Múmia, estrelado por Tom Cruise. A ideia desse universo compartilhado era trazer de volta monstros icônicos como Frankenstein, Lobisomem, Homem Invisível, Drácula, A Múmia, etc.

Contudo, o futuro desse projeto é incerto, já que os produtores Alex Kurtzman e Chris Morgan decidiram abandonar seus cargos. Os dois eram considerados, pelo estúdio, os “arquitetos” do projeto Dark Universe. Kurtzman decidiu focar seus esforços para projetos na TV e Morgan está ocupado com os filmes de Velozes e Furiosos.

Apesar desse banho de água fria, a Universal ainda não desistiu da franquia e está estudando a possibilidade de convidar diretores renomados para assumirem os longas, que passariam a ser filmes individuais, sem conexão entre si. O Presidente de Produções, Peter Cramer comentou ao THR:

"Nós aprendemos muitas coisas no processo criativo do Dark Universe até agora, e estamos pensando nesses filmes como projetos autorais de cineastas, cada um com uma visão diferente. Não vamos nos apressar para conseguirmos encaixar os filmes em datas de estreia pré-estabelecidas e vamos seguir com eles quando sentirmos que estamos no melhor caminho possível para cada um", afirmou ele.

Até o momento, Javier Bardem (o Monstro de Frankenstein), Russell Crowe (Henry Jekyll/Edward Hyde), Johnny Depp (O Homem Invisível) e Sofia Boutella (A Múmia) continuam no projeto. No dia 24 de janeiro de 2018, o roteirista Ed Solomon anunciou sua saída do projeto, alegando diferenças criativas com a produtora.

Solomon disse ainda que a Universal está agora à procura de transformar o Dark Universe, depois de vários contratempos:

"Julgo que a Universal se depara com as questões, 'O que é que andamos a fazer com o Dark Universe?' e, 'Qual é a nossa verdadeira intenção com ele?', e penso que o vão reconfigurar, o que, provavelmente, é uma coisa boa."

Filmes Lançados[editar | editar código-fonte]

Filmes Diretores Produtores Atores Roteiristas/Escritores Música/Compositores Editores Cinematográficos Duração do filme Data de Lançamento
A Múmia Alex Kurtzman Alex Kurtzman
Sean Daniel
Chris Morgan
Sarah Bradshaw
Roberto Orci
Tom Cruise
Annabelle Wallis
Sofia Boutella
Jake Johnson
Courtney B. Vance
Russell Crowe
Jon Spaihts Brian Tyler Paul Hirsch
Gina Hirsch
Andrew Mondshein
Ben Seresin 107 minutos 9 de Junho de 2017
Untitled Universal Monsters Franchise Film - - - - - - - - minutos TBA
Bride of Frankenstein Bill Condon - - David Koepp - - - - minutos TBA

Bilheteria[21][editar | editar código-fonte]

Filmes Receita Ranking Geral Orçamento
Estados Unidos e Canadá Estrangeiro Total EUA e Canadá Mundialmente
A Múmia US$ 80,227,895 US$ 329,003,712 US$ 409,231,607 927º 263º US$ 125 milhões
Untitled Universal Monsters Franchise Film US$ - US$ - US$ - US$ - milhões
Bride of Frankenstein US$ - US$ - US$ - US$ - milhões
Total US$ 80,227,895 US$ 329,003,712 US$ 409,231,607 - - US$ 125 milhões

Críticas[editar | editar código-fonte]

Filme Rotten Tomatoes Metacritic CinemaScore
A Múmia 15% (265 resenhas)[22] 34 (44 críticas)[23] B–
Untitled Universal Monsters Franchise Film
Bride of Frankenstein

Todos os filmes A Múmia[editar | editar código-fonte]

Número Nome Data de Lançamento Diretor Distribuidor
1 The Mummy 22 de Dezembro de 1932 Karl Freund Universal Studios
2 The Mummy's Hand 20 de Setembro de 1940 Christy Cabanne
3 The Mummy's Tomb 23 de Outubro de 1942 Harold Young
4 The Mummy's Ghost 7 de Julho de 1944 Reginald Le Borg
5 The Mummy's Curse 22 de Dezembro de 1944 Leslie Goodwins
6 Abbott and Costello Meet the Mummy 23 de Junho de 1955 Charles Lamont
7 The Mummy 25 de Setembro de 1959 Terence Fisher Hammer Film Productions
8 The Curse of the Mummy's Tomb 18 de Outubro de 1964 Michael Carreras
9 The Mummy's Shroud 15 de Março de 1967 John Gilling
10 Blood from the Mummy's Tomb 14 de Outubro de 1971 Seth Holt
Michael Carreras
11 The Mummy 7 de Maio de 1999 Stephen Sommers Universal Pictures
12 The Mummy Returns 4 de Maio de 2001
13 The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor 1 de Agosto de 2008 Rob Cohen
14 The Mummy 9 de Junho de 2017 Alex Kurtzman Dark Universe

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco de todos os filmes A Múmia[editar | editar código-fonte]

Elenco/Detalhes Filmes
Série da Universal Monsters Série da Hammer Film Productions Série de Stephen Sommers
Trilogia A Múmia
Dark Universe
The Mummy
(1932)
The Mummy's Hand
(1940)
The Mummy's Tomb
(1942)
The Mummy's Ghost
(1944)
The Mummy's Curse
(1944)
Abbott and Costello Meet the Mummy
(1955)
The Mummy
(1959)
The Curse of the Mummy's Tomb
(1964)
The Mummy's Shroud
(1967)
Blood from the Mummy's Tomb
(1971)
The Mummy
(1999)
The Mummy Returns
(2001)
The Mummy:
Tomb of the Dragon Emperor

(2008)
The Mummy
(2017)
Diretores Karl Freund Christy Cabanne Harold Young Reginald Le Borg Leslie Goodwins Charles Lamont Terence Fisher Michael Carreras John Gilling Seth Holt
Michael Carreras
Stephen Sommers Rob Cohen Alex Kurtzman
Produtores Carl Laemmle, Jr. Ben Pivar Ben Pivar
Oliver Drake
Howard Christie Michael Carreras
Anthony Nelson Keys
Michael Carreras Howard Brandy Sean Daniel
James Jacks
Sean Daniel
James Jacks
Bob Ducsay
Stephen Sommers
Alex Kurtzman
Sean Daniel
Chris Morgan
Sarah Bradshaw
Roberto Orci
Atores Boris Karloff
Zita Johann
David Manners
Edward van Sloan
Arthur Byron
Dick Foran
Peggy Moran
Wallace Ford
Cecil Kellaway
Eduardo Ciannelli
George Zucco
Tom Tyler
Lon Chaney, Jr.
Dick Foran
John Hubbard
Lon Chaney, Jr.
John Carradine
Robert Lowery
Ramsay Ames
Lon Chaney, Jr.
Peter Coe
Virginia Christine
Bud Abbott
Lou Costello
Marie Windsor
Michael Ansara
Peggy King
Richard Deacon
Mel Welles
Peter Cushing
Christopher Lee
Yvonne Furneaux
Eddie Byrne
George Pastell
Terence Morgan
Ronald Howard
Fred Clark
Jeanne Roland
André Morell
John Phillips
David Buck
Maggie Kimberly
Elizabeth Sellars
Valerie Leon
Andrew Keir
Mark Edwards
James Villiers
Hugh Burden
Aubrey Morris
Brendan Fraser
Rachel Weisz
John Hannah
Arnold Vosloo
Jonathan Hyde
Kevin J. O'Connor
Brendan Fraser
Rachel Weisz
John Hannah
Arnold Vosloo
Oded Fehr
Patricia Velásquez
Freddie Boath
Alun Armstrong
Dwayne Johnson
Brendan Fraser
Jet Li
Maria Bello
John Hannah
Russell Wong
Liam Cunningham
Luke Ford
Anthony Wong
Isabella Leong
Michelle Yeoh
Tom Cruise
Annabelle Wallis
Sofia Boutella
Jake Johnson
Courtney B. Vance
Russell Crowe
Roteiristas/Escritores Screenplay:
John L. Balderston
História:
Nina Wilcox Putnam
Richard Schayer
Griffen Jay
Maxwell Shane

Neil P. Varnick
Griffin Jay
Henry Sucher
Leon Abrams
Dwight V. Babcock
John Grant Jimmy Sangster Henry Younger (pseudónimo de Michael Carreras) John Gilling
Anthony Hinds
Christopher Wicking Screenplay:
Stephen Sommers
História:
Stephen Sommers
Lloyd Fonvielle
Kevin Jarre
Stephen Sommers Alfred Gough
Miles Millar
Jon Spaihts
Música/Compositores James Dietrich Frank Skinner William Lava
Paul Sawtell
Franz Reizenstein
Frank Skinner
William Lava
Paul Sawtell
Joseph Gershenson Alan Silvestri Carlo Martelli
Franz Reizenstein
Don Banks Tristram Cary Jerry Goldsmith Alan Silvestri Randy Edelman Brian Tyler
Editores Milton Carruth Philip Cahn Milton Carruth Saul A. Goodkind Fred R. Feltshans Jr. Russell Schoengarth Alfred Cox
James Needs
Bernard Robinson Chris Barnes Peter Weatherly Bob Ducsay Bob Ducsay
Kelly Matsumoto
Joel Negron
Kelly Matsumoto
Paul Hirsch
Gina Hirsch
Andrew Mondshein
Cinematográficos Charles Stumar Elwood Bredell George Robinson William A. Sickner Virgil Miller George Robinson Jack Asher Otto Heller, B.S.C. Arthur Grant Adrian Biddle Simon Duggan Ben Seresin
Companhia produtora Universal Studios Hammer Film Productions Hammer Film Productions
EMI-Elstree
Alphaville Films Alphaville Films
Relativity Media
The Sommers Company
Dark Universe
Perfect World Pictures
K/O Paper Products
Sean Daniel Company
Distribuidor Universal Pictures Columbia Pictures Warner-Pathé (GB)
20th Century Fox (EUA)
Anglo-EMI Film Distributors Ltd.
MGM-EMI (GB)
American International Pictures (EUA)
Universal Pictures
Duração do filme 73 minutos 66 minutos 61 minutos 62 minutos 79 minutos 88 minutos 78 minutos 90 minutos 94 minutos 124 minutos 130 minutos 114 minutos 107 minutos
Data de Lançamento 22 de Dezembro de 1932 20 de Setembro de 1940 23 de Outubro de 1942 7 de Julho de 1944 22 de Dezembro de 1944 23 de Junho de 1955 16 de Dezembro de 1959 18 de Outubro de 1964 15 de Março de 1967 14 de Outubro de 1971 7 de Maio de 1999 4 de Maio de 2001 1 de Agosto de 2008 9 de Junho de 2017

Obras derivadas[editar | editar código-fonte]

A entrada para a Revenge of the Mummy: O Passeio na Universal Studios Hollywood.

Duas adaptações como jogo de vídeo game  de A Múmia (1999) foi desenvolvido pela empresa Rebellion Developments e publicado pela Konami em 2000: um jogo de ação-aventura para o PlayStation e PC[24], bem como um Game Boy Color jogo de quebra-cabeça[25]. A versão da Dreamcast foi anunciada, mas posteriormente cancelada no final da década de 2000. O retorno da Múmia foi lançado no final de 2001 para o PlayStation 2 e desenvolvido pela empresa Blitz Games, a versão da Game Boy Color foi desenvolvida pela GameBrains. Ambas as versões foram publicadas pela Universal Interactive. A Múmia: Tumba do Imperador Dragão foi lançado em 2008, desenvolvido pela Eurocom para o PlayStation 2 e o Wii, o lançamento para Nintendo DS foi desenvolvido pela empresa A2M, sendo que todas as versões foram publicadas pela Sierra Entertainment. Em Março de 2012, um jogo massivo multiplayer online conhecido como The Mummy Online foi lançado.

Em Maio de 2001, a Chaos! Quadrinhos lançou a terceira edição da série inspirada pelo filme, intitulado The Mummy: Vale dos Deuses[26]. O enredo era suposto ter lugar entre o primeiro filme e O Retorno da Múmia. Rick e Evelyn estão em lua de mel no Egito e acabam embarcando em mais uma aventura, onde eles devem desvendar os mistérios da Esfera do Destino e descobrir a localização do Vale dos Deuses, escondido sob as areias. No entanto, a segunda e a terceira questões nunca foram publicadas[27]. Isto ocorreu, provavelmente, devido a Chaos posteriormente ter entrado em falência, em 2002, vendendo, assim, os direitos de todos os seus títulos naquele tempo.Anos mais tarde, em 2008, outra série de A Múmia em quadrinhos foi lançada pela empresa IDW Publishing, abrangendo quatro problemas. Esta série foi intitulada A Múmia: A Ascensão e Queda do Machado de Xango. Ao contrário da série anterior de quadrinhos, todos as edições planejadas foram publicadas.[28]

De 2001 até 2003, uma série de animação intitulado simplesmente A Múmia foi feito pela Universal Animation Studios, onde foi baseada na Série de filmes de Stephen Sommers. A série mudou de nome mais tarde, na segunda temporada, e ficou A Múmia: Segredos dos Medjai.

O filme também inspirou um passeio de montanha-russa chamado Revenge of the Mummy: O Passeio em Parques Temáticos Universal Studios, na Flórida[29]. Experiências semelhantes também podem ser encontradas em Hollywood e Singapura.[30]

Outros filmes inspirados pela A Múmia[editar | editar código-fonte]

  • The Awakening, 1980. Um filme britânico dirigido por Mike Newell e estrelado por Charlton Heston , com base no romance A Jóia de Sete Estrelas, de Bram Stoker.
  • Tale of the Mummy, 1998. Um filme britânico-americano, dirigido por Russel Mulcahy e estrelado por Jason Scott Lee, este como A Múmia,  chamada Talos.

Reboot[editar | editar código-fonte]

Em 4 de Abril de 2012, a Universal Studios anunciou que eles estão a desenvolver um reboot da série, com Jon Spaihts para escrever o filme e Sean Daniel, que já produziu três filmes, irá voltar como produtor.[31]

Em 1 de Maio de 2012, a Universal assinou um contrato com Roberto Orci e Alex Kurtzman, um contrato de dois anos para produzir o reboot de a Múmia através do seu K/S de Produtos de Papel para banner.[32]

Em 24 de Setembro de 2012, foi anunciado que a Universal tem definido Len Wiseman para dirigir o filme.[33]

Em 13 de Dezembro de 2012, foi dito que o reboot de A Múmia seria diferente da trilogia clássica. Seria uma visão completamente nova da mitologia, e seria definido naquele mês.[34]

Em 14 de Fevereiro de 2013, a Universal chamou o escritor Billy Ray para escrever Os Jogos da Fome'. Um competitivo projeto para o reboot de  A Múmia contra o script de Spaihts.[35]

Em 31 de Julho de 2013, o diretor Wiseman, deixou o filme devido a conflitos de agenda.[36]

Em 13 de Setembro de 2013, notícias informaram que o diretor de Mamãe, Andrés Muschietti, estava em negociações para dirigir o filme.[37]

Em 18 de Outubro de 2013, Orci falou ao IGN,  e deu a entender que tanto o reboot de A Múmia como o de Van Helsing terão um universo compartilhado.[38]

Em 27 de Novembro de 2013, a Universal disse que lançaria um filme no dia 22 de Abril de 2016, data de lançamento.[39]

Em 6 de Maio de 2014, o diretor Muschetti deixou o filme devido à diferenças criativas, o que Spaihts escreveu na versão mais recente do script, que reimaginou A Múmia nos dias modernos, com novos personagens não vistos em iterações anteriores e um protagonista imbuído de uma personalidade humana.[40]

Em 16 de Julho de 2014, a Universal anunciou que eles haviam aproveitado Alex Kurtzman e Chris Morgan para o desenvolvimento de todos os clássicos filmes de monstros que incluem Frankenstein, Drácula, O lobisomem, a Criatura da Lagoa Negra, O Homem Invisível, a Noiva de Frankenstein e A Múmia. O primeiro filme que eles irão desenvolver em conjunto será A Múmia, por isso, eles haviam começado os encontros.[41]

Em 30 de Julho de 2014, Kurtzman foi escolhido para dirigir o filme.[42] No dia seguinte, a data de lançamento do filme é adiada para 27 de Março de 2017, quando a Universal anunciou o dia 22 de Abril, para o seu novo filme, O Caçador. O enredo do filme é definido no Iraque e segue um Navy SEAL e sua equipe que batalha contra múmias liderada por Assurbanipal.[43]

Em 14 de Outubro de 2015, O Hollywood Reporter informou que Kurtzman e Spaihts tem dois scripts com um macho e uma fêmea múmias vilões.[44]

Em 24 de Novembro de 2015, Variety afirmar que Tom Cruise está em negociações para estrelar o filme. Variety também relata que o Cruise não é esperado para produzir, mas ele vai desempenhar um importante papel no desenvolvimento do filme.[45]

Em 8 de Dezembro de 2015, o The Hollywood Reporter informou que a Sofia Boutella está em negociações para o papel de A Múmia do sexo feminino no reboot do filme. Foi anunciado que o Cruise e Boutella vão estrelar o reboot do filme em 9 de junho de 2017, data de lançamento.[46]

Em 8 de Março de 2016, a Variety e o The Hollywood Reporter informaram que Annabelle Wallis e Jake Johnson estão em negociações para um papel de um arqueólogo e um membro das forças armadas para o filme. O filme começou a produção em Abril de 2016 localizado em Oxford, na Inglaterra.[47]

Em 9 de Junho de 2017, ocorreu a estreia do filme, distribuído pela Universal Pictures, que teve um orçamento de US$ 125 milhões e recebeu um B- do Cinemascore. A receita do filme foi de US$ 409,1 milhões.

Referências

  1. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=mummy.htm
  2. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=mummyreturns.htm
  3. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=mummy3.htm
  4. http://www.boxofficemojo.com/franchises/chart/?id=mummy.htm
  5. a b Slotek, Jim (May 2, 1999). "Unwrapping The Mummy". Toronto Sun.
  6. The Mummy That Wasn't", Cinescape (May 3, 1999).
  7. Hobson, Louis B (May 1, 1999). "Universal rolls out new, improved Mummy", Calgary Sun.
  8. Adler, Shawn (2008-03-10). "'Mummy 3' Star Maria Bello Talks About Taking Over For Rachel Weisz, Fighting An Invisible Baddie". MTV. Retrieved 2008-04-09.
  9. "Luke Ford Signed For Three 'Mummy' Films". Bloody-Disgusting. 2008-07-16. Retrieved 2008-07-20.
  10. https://www.rottentomatoes.com/m/1087270_mummy?
  11. http://www.metacritic.com/movie/the-mummy
  12. https://www.rottentomatoes.com/m/mummy_returns
  13. http://www.metacritic.com/movie/the-mummy-returns
  14. https://www.rottentomatoes.com/m/mummy_tomb_of_the_dragon_emperor
  15. http://www.metacritic.com/movie/the-mummy-tomb-of-the-dragon-emperor
  16. «Bob Orci Discusses Van Helsing» (em inglês). IGN. 18 de outubro de 2013. Consultado em 26 de agosto de 2016. 
  17. «Universal Taps Alex Kurtzman, Chris Morgan To Relaunch Classic Movie Monster Franchises» (em inglês). Deadline. 16 de julho de 2014. Consultado em 27 de agosto de 2016. 
  18. «Jay Basu Tapped By Universal To Aid Relaunch Of Classic Monster Movies» (em inglês). Deadline. 1 de dezembro de 2014. Consultado em 27 de agosto de 2016. 
  19. «Executive Roundtable: 6 Studio Heads on China Plans, Superhero Overload, WB Layoffs, 'Fast & Furious' Future» (em inglês). Hollywood Reporter. 13 de novembro de 2014. Consultado em 27 de agosto de 2016. 
  20. «Len Wiseman Wrapping Up Deal To Helm Universal Reboot Of 'The Mummy'» (em inglês). Screen Crush. 10 de agosto de 2015. Consultado em 27 de agosto de 2016. 
  21. http://www.boxofficemojo.com/franchises/chart/?id=darkuniverse.htm
  22. https://www.rottentomatoes.com/m/the_mummy_2017
  23. http://www.metacritic.com/movie/the-mummy-2017
  24. "The Mummy (PSX)". IGN. Retrieved 2008-02-21.
  25. "The Mummy (GBC)". GameSpot. Retrieved 2008-02-21.
  26. "The Mummy Valley of the Gods (Issue List)". Comic Collector Live Database. Retrieved 2011-03-29.
  27. "The Mummy Valley of the Gods (Issue #2)". Comic Collector Live Database. Retrieved 2011-03-29.
  28. "The Mummy: the Rise and Fall of Xango's Ax (Issue List)". Comic Collector Live Database. Retrieved 2011-03-29.
  29. "Universal Studios Hollywood - Revenge of the Mummy - the Ride".
  30. "Revenge of the Mummy: The Ride at Universal Orlando Resort".
  31. http://www.movieweb.com/news/the-mummy-gets-reboot-from-prometheus-writer-jon-spaihts
  32. http://www.deadline.com/2012/05/universal-signs-first-look-deal-with-alex-kurtzman-and-roberto-orci/
  33. http://www.deadline.com/2012/09/len-wiseman-wrapping-up-deal-to-helm-universal-reboot-of-the-mummy/
  34. http://www.movieweb.com/news/exclusive-the-mummy-remake-to-be-an-epic-horror-movie-set-in-present-day-america
  35. http://www.vulture.com/2013/02/universal-hires-hunger-games-screenwriter-to-pen-competing-mummy-script.html
  36. http://www.thewrap.com/movies/column-post/director-len-wiseman-exits-mummy-reboot-universal-107496
  37. http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/mama-director-talks-helm-mummy-629026
  38. http://www.ign.com/articles/2013/10/18/bob-orci-discusses-van-helsing-reboot
  39. http://www.deadline.com/2013/11/universal-slots-the-mummy-reboot-for-april-2016-pushes-warcraft-out-of-2015-holiday-slot/
  40. http://www.thewrap.com/universals-mummy-reboot-loses-mama-director-andy-muschetti-exclusive/
  41. http://www.deadline.com/2014/07/universal-classic-movie-monsters/
  42. http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/alex-kurtzman-direct-mummy-reboot-721977
  43. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de outubro de 2014.. Arquivado do original em 26 de outubro de 2014 
  44. http://hollywoodreporter.com/heat-vision/new-mummy-universals-monster-universe-831774
  45. https://variety.com/2015/film/news/tom-cruise-the-mummy-reboot-1201647889/
  46. http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/kingsman-actress-sofia-boutella-talks-837475
  47. http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/new-girl-star-jake-johnson-873461