A Odisseia de Asterix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


L'Odyssée d'Astérix
Álbum da série Astérix
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  França
Língua de origem Francês
Editora(s) Les Éditions Albert René
Primeira edição 1981
Género(s) humor, aventura
Argumento Albert Uderzo
Desenho Albert Uderzo
Personagens principais Astérix, Obélix e Ideiafix
Título(s) em português A Odisseia de Asterix
Títulos da série Astérix
Le Grand Fossé
Le Fils d'Astérix

A Odisseia de Asterix (francês L'Odyssée d'Astérix ) é o vigésimo-sexto álbum da série de banda desenhada franco-belga Astérix, escrito e ilustrado por Albert Uderzo e publicado em 1981. É o segundo álbum produzido apenas por Uderzo, após o falecimento de René Goscinny em 1977.


Enredo[editar | editar código-fonte]

Astérix, Obélix e Ideiafix viajam até o Oriente Médio em busca de um material precioso: o Petra Oleum (petróleo). Mas nada de usa-lo como combustível (pelo menos motor), Eles precisam desse óleo para a poção mágica do druida. Na aventura os gauleses encontram um druida estranho, Zerozerosix, que pretende descobrir, para os romanos, o segredo da poção mágica. Na falta do óleo eles vão pelo mar, com um encontro agradável com os piratas, até a mesopotâmia, onde enfrentam um bloqueio romano. Passando por Bélem até Jerusálem (então conquistada pelos romanos, que, sob ordem de Zerozerosix, queimaram todos os estoques de petróleo), a história se segue pelo deserto em busca do líquido. No final os gaulese voltam com a (nada) agradável descoberta do druida de um subtituto para o petróleo.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O Reino de Israel é anacronicamente referido como o Reino de Judeia e uma vez como Palestina - estes nomes entrou em uso apenas no primeiro e segundo séculos d.C., respectivamente, enquanto que Asterix é definido em 50 AC.
  • O pássaro que recebe óleo sobre ele e que grita: "Ah não, não me diga que você já vão começar!" é uma referência para os derrames de petróleo, em particular as do Amoco Cadiz, em Bretagne,1978.
  • Ao atravessar o deserto, Asterix e Obelix são alvo de ataques de flechas por vários povos (assírios, hititas, babilônios, entre outros), que estão em guerra uns com os outros, e o tempo todo se desculpam com os gauleses, dizendo que os confundiram com os seus inimigos. Essa é uma clara crítica aos constantes conflitos entre os povos do Oriente Médio, que lamentavelmente ocorrem até hoje.
  • O agente secreto Zerozerosix (006, em inglês) é uma caricatura de Sean Connery, quando o ator interpretava o agente britânico 007, James Bond, no cinema. Isso é reafirmado quando vemos que Zerozerosix tem à sua disposição vários equipamentos especiais, como uma biga portátil, e uma mosca mensageira (alusão às Bond Girls) que é apaixonada por ele, fazendo tudo o que o agente secreto pede.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]