A Outra Face (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados, veja A Outra Face.
Face/Off
A Outra Face (PT/BR)
 Estados Unidos
1997 •  cor •  139 min 
Direção John Woo
Roteiro Mike Werb
Michael Colleary
Elenco John Travolta
Nicolas Cage
Joan Allen
Alessandro Nivola
Gina Gershon
Género ação
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

A Outra Face (Face/Off, no original em inglês) é um filme estadunidense de 1997, do gênero ação e ficção científica de 1997, realizado por John Woo, escrito por Mike Werb e Michael Colleary e protagonizado por John Travolta e Nicolas Cage.

Travolta faz o papel de Sean Archer, um agente do FBI, cujo maior inimigo é Castor Troy, um terrorista protagonizado por Cage. Numa operação antiterrorismo ultra-secreta, ambos assumem a aparência um do outro.

Foi o primeiro filme com total controlo criativo por parte de John Woo, realizador conhecido pelos seus filmes realizados em Hong Kong. Foi recebido de forma positiva pelos críticos e um sucesso de bilheteira, totalizando $245 milhões a nível global. Foi também nomeado para o Óscar de Melhor Edição de Efeitos Sonoros.


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sean Archer é um agente do FBI que vive traumatizado desde que viu o seu filho ser morto por Castor Troy, um maníaco terrorista que na verdade tentava matar o próprio Archer, mas errou o tiro.

Durante vários anos, Archer tenta capturar Troy. Após uma grande operação policial num aeroporto, que causa a detecção de alguns bandidos e a morte de alguns policiais, Archer consegue apanhar Castor e pô-lo em coma, não sem antes descobrir que uma grande bomba foi colocada por Troy, poucos dias antes, em Los Angeles. Todas as tentativas para descobrir a localização desta são infrutíferas. Quando Pollux Troy, irmão mais novo de Castor, é interrogado, este afirma que nada dirá enquanto não falar com o seu irmão.

Sem saída e com a bomba a dias de explodir, Sean recorre a uma nova técnica revolucionária criada pelo cirurgião Dr. Malcolm Walsh, trocando de rosto com Castor Troy, de forma a conseguir falar com Pollux na prisão. Dada a natureza ultra-secreta desta operação, apenas algumas pessoas sabem da mesma. No entanto, um dia após a cirurgia, enquanto Sean está no presídio se passando por Castor, este desperta do coma, obrigando o Dr. Walsh a colocar-lhe a face de Sean e assassinando-o em seguida, juntamente com todas as testemunhas e provas físicas que pudessem revelar que o aparente Castor Troy é na verdade o agente Sean Archer.

Em seguida, Castor revela ao seu irmão que está se passando por Sean Archer e aproveita a posição de poder que ganhou para o libertar, planejando destruir seus rivais do mundo do crime, ao mesmo tempo que é aclamado como herói por desativar a sua própria bomba de forma aparentemente miraculosa, almejando chegar a ser diretor do FBI. Assume também o papel de Sean junto da família, fazendo amor com Eve, a esposa de Archer, e dando conselhos politicamente incorretos a sua filha mais velha Jamie.

Preso numa plataforma petrolífera transformada em prisão de segurança máxima, Sean incita um motim e consegue escapar, infiltrando-se entre os aliados de Castor e procurando refúgio junto de Sasha, a amante de Castor, e o seu irmão, Dietrich. Adivinhando o seu paradeiro através de uma informação de Pollux, Castor mobiliza uma maciça força policial para eliminar Sean. No tiroteio que se segue, Dietrich e os aliados de Castor são mortos, enquanto que Sasha consegue escapar com o seu filho, Adam, que é também filho de Castor. Sean persegue Pollux, que cai através de uma clarabóia de vidro e morre. Ao perceber isso, um enfurecido Castor atira tentando acertar Sean, sem sucesso, ao que um dos policiais próximos de Sean se aproxima tentando fazer Castor(que ele acredita ser Sean) voltar a si, ao que Castor o mata, atirando diretamente em sua cabeça enquanto lamenta a morte de Pollux.

No dia seguinte, o supervisor de Sean, Victor Lazarro, irrompe pelo seu gabinete, condenando os métodos adotados e a quantidade de mortos. Enraivecido com a morte do irmão, Castor mata Lazarro, fazendo parecer que este teve um ataque cardíaco. Sean consegue entrar em contato com Eve, que está em negação e em pânico por ver o assassino do seu filho à sua frente, mas percebe que ele está lhe contando a verdade ao fazer uma análise de sangue a Castor, que tem um tipo sanguíneo diferente de Sean.

Eve diz-lhe que Castor estará exposto no funeral de Lazarro e Sean decide confrontá-lo, mas Castor prevê a situação e se antecipa, raptando Eve e Jamie. Sasha aparece e começa um tiroteio, ao que a amante do bandido protege Eve e é baleada. Antes dela morrer, Sean a promete que tomará conta de Adam, impedindo o garoto de seguir os passos criminosos dos pais. Castor foge, matando várias pessoas pelo caminho. Sean o persegue, culminando numa perseguição de barcos que termina quando a lancha em que os dois estão se choca contra o cais e explode, lançando-os á praia. Ao confronto final, Sean acaba por matar Castor com um arpão. Quando os agentes do FBI aparecem, tratam-no pela sua verdadeira identidade, já que Eve os informou sobre o ocorrido. Sean recupera sua face e volta ao lar, acompanhado de Adam, que passa a ser o seu filho adotivo.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • John Travolta ....Sean Archer / Castor Troy
  • Nicolas Cage .... Castor Troy / Sean Archer
  • Joan Allen .... doutora Eve Archer, esposa de Sean, trabalha num hospital como médica cirurgiã.
  • Alessandro Nivola .... Pollux Troy, irmão mais novo de Castor que é seu cúmplice no crime.
  • Gina Gershon .... Sasha Hassler, amante de Castor, com quem tem um filho, Adam, que é criado apenas por ela.
  • Dominique Swain ....Jamie Archer, filha mais velha de Sean e Eve Archer, adolescente um tanto rebelde que sofre com a ausência dos pais devido ao trabalho de ambos. Recebe conselhos politicamente incorretos de Castor quando este está disfarçado de Sean.
  • Nick Cassavetes .... Dietrich Hassler, irmão mais velho de Sasha e um dos aliados de Castor.
  • Harve Presnell .... Victor Lazarro, supervisor e mentor de Sean no FBI.
  • Colm Feore .... doutor Malcolm Walsh, cirurgião responsável pela troca de rostos entre Sean e Castor, que também consegue manipular cordas vocais mediante um aparelho, fazendo com que um tenha a voz do outro.
  • John Carroll Lynch .... Walton, capitão dos seguranças no presídio onde Pollux é preso.
  • CCH Pounder .... Doutora Hollis Miller, aliada de Sean no FBI que faz contato entre este e o Dr. Malcolm Walsh. Uma das poucas pessoas que sabem da troca de rosto entre Sean e Castor.
  • Robert Wisdom .... Tito Biondi, braço direito de Sean no FBI e um dos poucos que sabem da troca de rosto entre este e Castor.
  • Thomas Jane .... Burke Hicks, detento da prisão onde Sean(disfarçado de Castor) procura por Pollux. Hicks fora detido por Sean anteriormente, dando a entender que também era de certa forma aliado de Castor no passado e aparentemente é um dos melhores amigos de Pollux na prisão.
  • Myles Jeffrey .... Michael Archer, filho caçula de Sean e Eve que fora assassinado por Castor quando este tentava acertar Sean e errou o tiro. É o motivo pelo qual Sean quer se vingar de Castor.
  • David McCurley .... Adam Hassler, Filho de Sasha com Castor, criado apenas por ela, já que este a abandonou e desconhece o fato de ter um filho. Dada a semelhança entre Adam e Michael, Sean tem vislumbres de seu falecido filho quando conhece e abraça Adam.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Título Original: Face/Off

Ligações externas[editar | editar código-fonte]