A Pescaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Pescaria
Álbum de estúdio de Erasmo Carlos
Lançamento 1965
Gênero(s) Surf rock, rock and roll
Idioma(s) Português
Formato(s) LP
Gravadora(s) RGE
Cronologia de Erasmo Carlos
Você Me Acende
(1966)

A Pescaria é o álbum de estreia de Erasmo Carlos lançado em 1965. Já do início, Erasmo mostra que sua maior influência é o rock and roll.

O compacto de 1964, que antecede ao disco, dá início a introdução do órgão elétrico em músicas no Brasil, foi quando a convite de Erasmo o amigo, organista e pianista Lafayette, também membro da turma da tijuca do Bar Divino na Rua Hadoock Lobo, estava no estúdio para gravar o piano na música Terror dos Namorados e descobriu um orgão da marca Hammond e começou a brincar com sua sonoridade. O Que espantou Erasmo que achou espetacular esse som e resolveu que Lafayette o gravasse ao invés do piano. Foi um sucesso tão grande que posteriormente também Roberto Carlos e a maioria dos artistas da Jovem Guarda vieram a colocar o som em seus discos, vindo também Lafayette a gravar em solos de orgão os sucessos da época pela gravadora CBS. Erasmo Carlos sempre foi adiantado em ideias para a época, sendo essa inovação sua ideia compartilhada com Lafayette.

Curiosamente, Beatlemania é uma ironia com a Invasão Britânica, na qual a mídia da época investiu pesado na divulgação. Em entrevistas, Erasmo fala sobre influencias americanas. O primeiro disco por exemplo, um compacto chamado Terror Dos Namorados, com o lado B Jacaré, um surf rock, segundo ele; Na época, o Brasil não tinha acesso às pranchas de surf que vinham nas capas dos LPs dos Beach Boys. Eu queria uma capa daquelas. Apesar do rock brasileiro ser mais simples em produção, o compacto e o LP tem para a época no Brasil uma boa gravação, elogiada pelo próprio Erasmo.[1]

Sonoridade[editar | editar código-fonte]

Assim como os primeiros discos de Roberto Carlos e de outros grupos da época como por exemplo The Angels, esse disco apresenta uma sonoridade mais ligada ao surf rock e rock instrumental.[2] Podemos notar a forte influência em canções como "Beatlemania", "Sem Teu Carinho", "Terror dos Namorados", "Tom e Jerry", "Minha Fama de Mau" (que se tornou um dos maiores sucessos de Erasmo) e Festa de Arromba. Porém, o disco apresentava canções que remetiam mais ao rock dos anos 50 como "Dia de Escola" e "No Tempo da Vovó", ambas versões.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. A Pescaria
  2. Beatlemania
  3. Festa De Arromba
  4. Alguém Que Procuro
  5. Sem Teu Carinho
  6. Minha Fama De Mau
  7. Tom & Jerry
  8. No Tempo Da Vovó (Aint' She Sweet)
  9. Tra Lá Lá
  10. Terror Dos Namorados
  11. Dia De Escola (School Day)
  12. Gamadinho Em Você

Referências

  1. http://www.jovemguarda.com.br/entrevista-erasmo-carlos.php
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 18 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Erasmo Carlos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.