A Predicament

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Predicament
The Scythe of Time
Autor(es) Edgar Allan Poe
Idioma Inglês
Gênero Humor/Sátira
Formato Conto

"A Predicament" é um conto humorístico de Edgar Allan Poe, geralmente combinado com a obra "How to Write a Blackwood Article". Foi originalmente intitulado "The Scythe of Time". As histórias emparelhadas parodiam o conto de sensações góticas, popular na Inglaterra e nos Estados Unidos desde o início do século XIX.[1]

Resumo da trama[editar | editar código-fonte]

A história bizarra segue uma narradora feminina, Signora Psyche Zenobia. Enquanto caminhava pela "bela cidade de Edina", com seu poodle de 130 milímetros e seu servo negro de 0,91 milímetros, Pompeu, ela é atraída para uma grande catedral gótica. No campanário, Zenobia vê uma pequena abertura que deseja ver. De pé nos ombros de Pompeu, ela empurra a cabeça pela abertura, percebendo que está no rosto de um relógio gigante. Enquanto ela olha para a cidade além, ela logo descobre que o ponteiro dos minutos afiados começou a cavar seu pescoço. Lentamente, o ponteiro dos minutos a decapita. A certa altura, a pressão contra o pescoço faz com que os olhos caiam e rolem para a sarjeta e depois para a rua abaixo. Seu outro olho segue depois. Finalmente, o relógio cortou completamente a cabeça do corpo. Ela não expressa desespero e está, de fato, feliz por se livrar dele. Por um momento, ela se pergunta qual é a verdadeira Zenobia: seu corpo sem cabeça ou sua cabeça decepada. A cabeça então faz um discurso heróico que o corpo de Zenobia não pode ouvir porque não tem ouvidos. Sua narração continua sem a cabeça, pois agora ela é capaz de deixar a situação. Com medo, Pompeu foge e Zenobia vê que um rato comeu seu poodle.

"How to Write a Blackwood Article"[editar | editar código-fonte]

Blackwood's Magazine

A peça complementar, "How to Write a Blackwood Article", é uma ficção satírica do tipo "how-to" em histórias de horror de fórmula tipicamente impressa na escocesa Blackwood's Magazine. O termo "article", na época de Poe, também costumava se referir a contos, e não apenas não-ficção. Neste ensaio simulado, Poe enfatiza a necessidade de elevar sensações por escrito. As sensações devem aumentar, diz ele, até o momento final, geralmente envolvendo uma escova com a morte.

A própria Zenobia é a narradora e personagem principal dessa história na cidade de Edina. Ela é informada por seu editor a se matar e registrar as sensações. Poe pode ter feito isso como uma espécie de indireta às mulheres escritoras.[2]

Não está claro o quanto dessa história deve ser sarcástica. O humor, no entanto, é baseado em schadenfreude.[3]

Histórico da publicação[editar | editar código-fonte]

Originalmente compilando-os como "The Psyche Zenobia" e "The Scythe of Time", Poe publicou esses contos pela primeira vez no American Museum, em Baltimore, Maryland, em novembro de 1838.[4] As histórias foram retomadas quando foram republicadas em Tales of the Grotesque and Arabesque em 1840.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

"A Predicament" foi adaptado em 2000 para a National Public Radio pela série Radio Tales, sob o nome "Edgar Allan Poe's Predicament".

Referências

  1. «Edgar Allan Poe Society of Baltimore – Lectures – Poe and His Times – Poe and the Blackwood's Tale of Sensation (Bruce I. Weiner, 1990)» 
  2. Trieber, J. Marshall. "The Scornful Grin: A Study of Poesque Humor", from Poe Studies, vol. IV, no. 2, dezembro de 1971, p. 32.
  3. Trieber, J. Marshall. "The Scornful Grin: A Study of Poesque Humor", de Poe Studies, vol. IV, no. 2, Dezembro de 1971, p. 34.
  4. Sova, Dawn B. Edgar Allan Poe: A to Z. Nova Iorque: Checkmark Books, 2001. p. 200
  • Sova, Dawn B. Edgar Allan Poe: A to Z. Checkmark Books, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]