Saltar para o conteúdo

A Raposa e as Uvas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A raposa e as uvas, ilustrado por Milo Winter, em uma antologia de Esopo (1919)

A Raposa e as Uvas é uma fábula atribuída a Esopo[1] e que foi reescrita por Jean de La Fontaine.

Com pequenas variações, é basicamente a história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta.[2] Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes.[3] Muitas vezes por comodismo e por não querer obter, criando desculpas e justificativas enfadonhas. A moral afirmada no final da fábula é algo como:

É fácil desprezar aquilo que não se pode obter

Na língua inglesa, a expressão "uvas azedas" — derivada dessa fábula — refere-se à negação de um desejo por algo que não se adquire facilmente ou à pessoa que detém essa recusa.[4] Expressões similares existem em outros idiomas, como na expressão persa: "O gato que não pode alcançar a carne diz 'isso fede'!" A expressão também está presente nos países escandinavos, onde o termo 'azedar uvas' foi substituído por 'azedar sorvas' pelo fato de as uvas não serem comuns em latitudes setentrionais. Na psicologia, este comportamento é conhecido como racionalização (embora seja mais conhecido como redução da dissonância cognitiva).

No discurso coloquial, a expressão do idioma é aplicada a alguém que perde e não consegue fazê-lo graciosamente. Estritamente falando, deve ser aplicado a alguém que, após a perda, nega a intenção de ganhar por completo. A expressão "Ah, mas são verdes" é utilizada em Portugal quando isto acontece. O provérbio português "quem desdenha quer comprar" é comumente associado a esta fábula.

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com A Raposa e as Uvas

Referências

  1. Godwin, William (1824). Fables ancient and modern, adapted for the use of children by Edward Baldwin (em inglês). [S.l.]: M.J. Godwin and Company at the French and English Juvenile and School Library, 195, (St. Clement's), Strand. 
  2. BRAIDO, EUNICE. A RAPOSA E AS UVAS. [S.l.]: FTD. ISBN 9788532259967 
  3. Costa, João José Da (21 de janeiro de 2010). As Lições De Sabedoria Das Fábulas Populares. [S.l.]: Clube de Autores 
  4. Gibbs, Laura (1 de janeiro de 2009). Aesop's Fables in Latin: Ancient Wit and Wisdom from the Animal Kingdom (em inglês). [S.l.]: Bolchazy-Carducci Publishers. ISBN 9781610410274 
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.