Knight Rider

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Supermáquina)
 Nota: Para a adaptação da série original, veja Knight Rider (2008).
Knight Rider
O Justiceiro (PT)
A Super Máquina (BR)
Knight Rider
K.I.T.T., réplica do carro utilizado na série original
Informação geral
Formato série
Duração 45 minutos
Criador(es) Glen A. Larson
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 4
Episódios 90
Exibição
Emissora original Estados Unidos NBC
Transmissão original 26 de setembro de 1982 - 8 de agosto de 1986

Knight Rider (pt: O Justiceiro e br: A Super Máquina) é uma série de televisão produzida por Glen A. Larson (que também fez outras séries como Galactica, Duro na Queda e Magnum) e produzida pela Universal Studios.

A série iniciou em setembro de 1982 e encerrou em maio de 1986, totalizando 4 temporadas e 90 episódios produzidos.

Sua primeira exibição no Brasil foi na TV Record em 31 de maio de 1983 ( o piloto ) a série estreou aos domingos as 21:00 na mesma emissora em 5 de junho de 1983 depois a série passaria no SBT (na época, ainda se chamava TVS) e seria exibida pela última vez no fim da década de 90 na Rede 21. Atualmente está sendo exibida somente a primeira temporada na Rede Brasil, e em Portugal, na RTP 1. Estreada por David Hasselhoff (como Michael Knight, um tipo de cavaleiro andante dos dias atuais, que dirigia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria, adquirida a partir do desenvolvimento de uma inteligência artificial). Os episódios mostravam a luta contra o crime. "Eu queria fazer o Zorro (The Lone Ranger) com um carro" disse Larson, ou seja, um misto de ficção científica e faroeste.

O interior de K.I.T.T. e de K.A.R.R.

A série teve imenso sucesso junto do público, muito devido ao carácter inovador de colocar um carro (Pontiac Trans Am) como personagem, dando também a conhecer ao mundo David Hasselhoff.

Knight Rider[editar | editar código-fonte]

A série inicia quando o ex-combatente do Vietnã e policial disfarçado Michael Arthur Long (Larry Anderson) está investigando um caso de espionagem industrial em Las Vegas. Ele sofre uma emboscada e é traído por sua parceira, levando um tiro no rosto que o deixa desfigurado. Resgatado pelo milionário Wilton Knight (Richard Basehart de Viagem ao Fundo do Mar), Long é levado ainda vivo à Mansão Knight, onde o melhor cirurgião plástico do país, o Dr. Ralph Wesley (Richard Anderson, conhecido como Oscar Goldman em O Homem de Seis Milhões de Dólares e A Mulher Biônica) tenta salvá-lo da morte. O diagnóstico do Dr. Wesley é simples: Long só não morreu porque tinha em sua fronte uma placa de metal (cirurgia militar feita na época de combatente), que desviou a bala que iria para a sua cabeça, saindo pelo rosto. O mesmo destino que salvou Long o condenou, pois a bala que saiu pelo rosto não deu condição a ninguém saber como ele era antes de ser baleado. Wilton decide reconstruir o rosto de Long para que ele ficasse parecido com o de seu filho renegado, dando a ele o nome de Michael Knight (David Hasselhoff de Baywatch), enquanto Michael Long é dado como morto.

A Fundação para a Lei e Governo (FLAG - Foundation for Law And Governement) trabalha para apoiar Michael, dando-lhe um novo instrumento para o combate ao crime: um carro Pontiac Trans Am construído com uma liga molecular que o torna indestrutível, a prova de fogo e balas, além de dotado do computador K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand ou "Indústrias Knight 2000" em português), que comanda todas as funções do carro e, inclusive, fala.

Enquanto K.I.T.T. está ainda a ser preparado nos laboratórios da Fundação Knight e Michael Knight recupera-se para voltar ao trabalho e combater o crime, Wilton Knight morre, dizendo a Michael que "um homem pode fazer a diferença". Auxiliado pelo melhor amigo de Wilton, Devon Miles (Edward Mulhare), que assumiu os negócios da Fundação, Michael começa sua jornada com seu novo carro.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: K.I.T.T.

K.A.R.R.[editar | editar código-fonte]

K.I.T.T., o irmão gémeo de K.A.R.R.

Knight Automated Roving Robot (Robô Revolucionário Automático Knight em português, ou apenas K.A.R.R., como fácil reconhecimento) é um personagem ficcional na aventura série televisiva Knight Rider (O Justiceiro em Portugal e A Super Máquina no Brasil)[1].

Sua característica principal é o refletor amarelo na parte dianteira do carro (a partir do episódio KITT vs KARR na série original e na série de 2008), diferente da de K.I.T.T., que é vermelha. O modelo de carro é idêntico ao de KITT, um Pontiac TransAm.

KARR apareceu duas vezes no seriado: a primeira foi na 1ª temporada no episódio O Irmão Gêmeo e a segunda foi na 3ª temporada no episódio KITT vs KARR.

Segundo a história da série, KARR foi o primeiro projeto de Wilton Knight para desenvolver a mesma tarefa de KITT, mas por um erro durante a instalação das diretivas, o KARR passou a ter como princípio sua autoproteção, diferentemente de KITT, que tem como princípio a proteção humana. Wilton não gostou do resultado e reprovou KARR, pois ele fora mal projetado em sua programação e poderia causar dano as pessoas quando fosse solicitado.

KARR ficou guardado no armazém das Indústrias Knight até em O Irmão Gêmeo, quando ladrões o retiram de lá. Já em KITT vs KARR, ele é encontrado por um jovem casal enterrado na areia em uma praia (por que no episódio anterior Michael conseguiu fazer com que KARR caísse de um precipício e explodisse - o efeito da maresia transformou o refletor frontal de KARR na cor amarela), sendo que ninguém sabe quem o reconstruira após sua destruição ao cair do precipício, a ponto de ser encontrado inteiro pelo casal, o qual na sequência, fora sequestrado por KARR no reencontro e no duelo final com KITT.

Transmissões[editar | editar código-fonte]

PortugalTransmissão em Portugal[editar | editar código-fonte]

Estreou no dia 31-01-1987 às 15h35. Exibição na RTP1 com legendas em português:

  • Sábado, 15h35 31-01-1987 estreia[2];
  • Domingos, 19h de 08-02-1987[2] até 11-10-1987[2];
  • Domingos, 19h de 22-05-1988[2] até 12-03-1989[2];
  • Domingos, 19h de 02-04-1989[2] até 16-07-1989[2].

Nos anos 90 foi transmitido na TVI dobrado em português do brasil. Regressa legendado a 29 de Março de 2018 com a RTP Memória[3][4][5].

Sequências[editar | editar código-fonte]

Knight Rider 2000[editar | editar código-fonte]

Chevrolet Bel Air de 1957

Em 1991 foi feito o filme Knight Rider 2000, onde Michael Knight voltava ao ativo após 10 anos afastado da Fundação, e instala o CPU de K.I.T.T. (que havia sido desmontado e desativado) em seu Chevy Bel Air 1957, mas o antigo chip de K.I.T.T. acabou parando na cabeça de uma policial. A Fundação prepara um novo carro, o Knight Industries Four Thousand (K.I.F.T. ou Indústrias Knight 4000, em português), que é um Pontiac Banshee vermelho ano 1988, onde posteriormente foi instalado o CPU de K.I.T.T.. Este filme passou no Brasil nos canais SBT, Universal Channel, Rede Globo e Intercine, com o nome A Super Máquina 2000. Destaque para o vilão Thomas J. Watts (interpretado por Mitch Pileggi, mais conhecido e aclamado como o agente Walter Skinner em Arquivo X). Neste filme o falecido ator James Doohan, o Montgomery Scott de Jornada nas Estrelas fez uma pequena aparição.

Ver artigo principal: Knight Rider 2000

Knight Rider (2008)[editar | editar código-fonte]

Em A Nova Super Máquina, KARR apareceu em 2 episódios no primeiro indiretamente em Nada detém o KITT e no segundo diretamente em Retomando KARR, quando tem um conflito com KITT e Mike.

Knight Rider 2010[editar | editar código-fonte]

Em 1994 foi lançado outro filme Knight Rider 2010, que nada tinha a ver com a série original, exceto o título e que um carro falava, mas não era KITT. Os fans mais "ferrenhos" da série olham para este filme como se nunca tivesse existido. Em nenhum momento é feita a referência quer à Fundação pela Lei e o Governo, a Michael Knight, a KITT, nem a nada que aparecesse na série original. Além disso levou bastantes críticas como filme de ação. Narrava a história de Jake McQueen, que procurava vingar-se do chefe de uma empresa com o nome de Chrysalid, que assassinou o seu pai e a sua namorada. Para a vingança construiu um carro dotado de gadgets, armamento e blindagem. Para além disso através de um computador conseguiu cristalizar a alma da sua namorada morta e a introduziu no seu carro. Este tem o mesmo nome que a sua namorada, ANNA, e pode falar (com a mesma voz que a sua namorada), conduzir-se sozinho, entre outras coisas. O design deste carro não agradou nada ao público, já que o filme tem um ambiente pós-apocalíptico muito ao estilo de filmes como Mad Max que é totalmente o oposto à série original.

Team Knight Rider[editar | editar código-fonte]

Finalmente, em 1997 a Universal transmitiu uma série com o nome Team Knight Rider. Mesmo que de início aparente que a história desta série é uma continuação ao filme Knight Rider 2000, na realidade é o contrário, já que esta decorre no ano 2000 e o "Team Knight Rider" uns quantos anos antes. Esta série possuía incoerências argumentais em relação ao filme. Nesta nova série tínhamos 5 protagonistas (3 homens e 2 mulheres, uma delas era a hipotética filha de Michael Knight) que conduziam 5 veículos (2 automóveis, 2 motas (uma delas com sidecar) e um monovolume). Estes carros também falam, tal como fazia KITT. Apesar das contínuas referências à série original, Team Knight Rider não conseguiu convencer ninguém embora Glen A. Larson (criador da série original) fosse o produtor executivo do Team Knight Rider. A universal acabou por transmitir só uma temporada com 22 episódios.

Knight Rider (2008)[editar | editar código-fonte]

A NBC anunciou no dia 13 de Dezembro de 2007 o lançamento do primeiro episódio da 1ª temporada da nova série no dia 17 de Fevereiro de 2008 com um novo carro (um Ford Mustang Shelby GT500KR), novos actores e uma participação especial de David Hasselhoff como Michael Knight. O primeiro episódio tem a duração de uma hora e vinte minutos. Justin Bruening é o actor principal na série como Mike Traceur, junto com Sarah Graimman (Deanna Russo).

Ver artigo principal: Knight Rider (2008)

Episódios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 1 de julho de 2013. Arquivado do original em 27 de agosto de 2013 
  2. a b c d e f g Ruella Ramos, António. «Diário de Lisboa». Consultado em 20 de janeiro de 2022 
  3. «O Justiceiro». Consultado em 20 de janeiro de 2022 
  4. Coelho, Pedro Miguel (30 de março de 2018). «'O Justiceiro' conduz RTP Memória a novo recorde». Consultado em 20 de janeiro de 2022 
  5. Martins, Kátia (20 de março de 2018). ««O Justiceiro» regressa à RTP Memória». Consultado em 20 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Knight Rider