A Teia (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A Teia (série))
A Teia
A Teia (telenovela)
Tudo tem uma ligação
Informação geral
Formato Telenovela
Género Drama, Policial, Mistério e Romance
Duração ± 45 min.
Estado Terminado
Criador(es)
  • André Ramalho
Elenco
País de origem Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 175
92 (1ª temporada)
83 (2ª temporada)
Produção
Diretor(es) António Borges Correia
Produtor(es) Miguel Cotrim
Tema de abertura "Believer", Imagine Dragons
Empresa(s) produtora(s)
Localização
Exibição
Emissora original TVI
Formato de exibição
Transmissão original 19 de novembro de 2018 – 17 de junho de 2019
Cronologia
Jogo Duplo
Amar Depois de Amar

A Teia é uma telenovela portuguesa transmitida pela TVI de 19 de novembro de 2018 a 17 de junho de 2019, substituindo Jogo Duplo e sendo substituída por Amar Depois de Amar. Foi produzida pela Plural Entertainment e escrita por André Ramalho, com filmagens no Porto e na Escócia, concretamente Edimburgo.[1]

Apesar de considerada como uma "telenovela", A Teia foi divulgada como uma "série" pelos atores, sites e programação da TVI.[2] Em entrevista ao programa Goucha, o ator Diogo Morgado disse que A Teia «…desde a imagem, a estrutura da história, ao também o tamanho… ao mesmo tempo é muito mais curto o período, logo a história é muito mais condensada».[3] Em outra entrevista à Rádio Comercial, o ator disse em conjunto da colega de trabalho Joana Ribeiro que não é uma novela, por causa do tamanho, muito menos episódios, estrutura, a imagem mais cinematográfica, construção da história.[4]

É protagonizada por Diogo Morgado, Mafalda Marafusta e Joana Ribeiro. Catarina Wallenstein veio protagonizar a história na 2.ª temporada, em substituição de Joana Ribeiro.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No Porto, Margarida recebe uma mensagem no telemóvel que a deixa aterrada. Sem dizer nada à família nem ao marido, encontra-se em segredo com António que não contactava há muitos anos.

Dias mais tarde, os dois assaltam um Banco usando um colar-bomba para completarem o golpe. Um absurdo, uma loucura que não encaixa de todo no perfil de cada um.

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nas Terras Altas da Escócia, Lara Seixas (filha de António) é uma rapariga portuense a fazer um estágio num escritório de advocacia em Edimburgo.

Do pai herdou o sentimento de Justiça e o seu sonho é ser um dia procuradora do Ministério Público. Simão Rosa Neto (filho de Margarida) também vive na Escócia mas está longe de construir uma carreira de sucesso. Ou qualquer carreira.

Depois de um confronto violento com o pai (Augusto), com quem sempre teve uma relação difícil, Simão foi expulso de casa e emigrou. Sem recursos e à margem de tudo e de todos, mergulhou num submundo de lutas ilegais para subsistir num país estranho.

Mas motivação nunca lhe faltou, sobretudo para sustentar Inês, nascida de uma relação tumultuosa com Mónica, que abandonou a filha à guarda de Simão.

Até que o inesperado acontece. Simão é injustamente acusado de maus tratos e a criança entregue aos serviços de assistência social.

Surpreendentemente, é Lara, uma perfeita desconhecida, que lhe estende a mão e, de uma situação cruel, nasce uma ligação forte e uma paixão imprevista.

Mas a ligação dos dois é abruptamente interrompida por uma notícia terrível: a morte dos pais em circunstâncias chocantes. Assoberbados pelo luto e quando menos esperavam, os dois jovens voltam a encontrar-se no Porto, no funeral dos pais.

Num momento de dor e de confusão, Lara e Simão fazem uma descoberta aterradora. Os pais morreram juntos, como dois criminosos.

Mas como? E porquê, se nem sequer se conheciam? O mistério adensa-se e o conflito entre Lara e Simão coloca-os cada vez mais em campos opostos. Mas o que sentem um pelo outro poderá mudar tudo. Justiça ou sentimentos? Só os dois podem decidir o que prevalece. Mas Margarida e António foram apenas as primeiras vítimas de um plano sinistro que parece saído de uma mente doente, alguém que aproveita fraquezas individuais em prol de objetivos obscuros. Outras mortes se seguirão, recebendo todas as vítimas uma mensagem simultânea e premonitória. Entre os escolhidos, ninguém sabe quem morrerá a seguir, embora todos eles escondam uma ligação que os une.

O desfiar do novelo envolverá Lara e Simão numa sucessão de crimes cuja verdadeira causa nunca é a que parece. E a verdadeira identidade do assassino poderá surpreender todos.[5]

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

No começo da temporada, os funcionários do shopping Rosa Neto entram para mais um dia de trabalho mas todos acabam por ficar horrorizados e em choque ao encontrar um morto familiar sufocado com uma corda ao pescoço.

Após isso, volta-se a duas semanas antes, quando após a explosão da avioneta que levava Diana e Simão dentro parecia que finalmente tudo havia acabado.

Simão e Lara vivem felizes com ela a perguntar-se sobre o porquê de Diana ter matado tantas pessoas e Simão finge que também não sabe e diz para seguir em frente e começarem a pensar nas suas vidas.

Tiago acaba por se despedir da PJ dizendo que não podia colocar a vida da sua filha em risco, ao não contar que Diana era a assassina. Ele e Cláudia dão uma oportunidade ao casamento.

A família de Liliana fica feliz ao saber que ela receberá alta após o atentado quase fatal que teve. Os médicos Infelizmente dizem que por segurança ela vai ficar com a bala dentro da cabeça mas que ela poderá viver bem com isso. Augusto conversa com Ricardo dizendo que entregará a guarda de Inês a Simão como recompensa, após este ter salvado a vida de Jaime e avisa que ele começará a fazer parte das direções da empresa, deixando Jaime furioso. Lara vai ter com Humberto, Rúben e Valdemar ambos chateados e tristes pelo despejo, já a prepararem-se para saírem de casa, arrumando as suas coisas. Falta pouco para o casamento de Isaura e Augusto, aonde ele afirma novamente a ela que só vão casar para proteger o segredo de Jaime, que enquanto ele for vivo ele ficará dono da empresa e para ela não se meter na sua vida pessoal.

Humberto diz a Valdemar para ir ao casamento para enfrentar Augusto e mostrar que é um homem de palavra, afirmando que ele é muito melhor que ele. Freitas chantageia Augusto com o facto de ele ter pagado para fazer batota e exige que lhe pague o silêncio, quase contrário conta a Valdemar.

Chega o dia do casamento aonde Augusto e Isaura se casam e Valdemar cumpre a sua palavra dizendo que Augusto nunca o enganou, que é viciado no jogo, que a culpa foi dele e só dele de ter perdido 2 vezes tudo o que tinha, que por raiva culpou até hoje o Augusto pelo que fez e que não lhe deve mais nada. Após isso ele retira-se chateado e humilhado com Lara dizendo-lhe a ele que tem muito orgulho em si.

Depois do casamento Isaura pede para que ao menos Augusto finja que gosta um bocado dela e também dá na cabeça dele por ter brindado pela Margarida mas ele afirma que ela foi muito importante para ele e que não gosta dela.

Valdemar anda pela rua bêbado, chorando por todo o que Augusto lhe fez chamando-o de Abutre e outros nomes e chamando-se a si mesmo de desgraçado também de outros nomes.

Chega o dia do começo da temporada aonde se descobre que o morto enforcado é Augusto!

Todos em choque se revela que ele abusou sexualmente de Inês fazendo Simão se tornar o principal suspeito do homicídio.

Após isto, várias coisas acontecem mostrando novos rumos de personagens, mostrando novas caras de personagens, novos personagens e que tudo ainda está ligado de alguma forma e uma mensagem que muda a paz antes pensada como garantida: "Pensavas que a vingança já tinha acabado? Pensa outra vez."

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2
Diogo Morgado Simão Rosa Neto Protagonista
Mafalda Marafusta Lara Seixas Protagonista
Joana Ribeiro Diana Figueiredo/Damásio Antagonista Participação
Catarina Wallenstein Julie Walker Ausente Protagonista
Miguel Guilherme Augusto Rosa Neto Regular Participação
Luís Esparteiro Valdemar Seixas Regular
São José Correia Isaura Seixas Regular
Carloto Cotta Jaime Rosa Neto Regular
Julie Sergeant Elvira Coelho Regular
Vitor Hugo Ricardo Saavedra Regular
Patrícia Tavares Dalila Seixas Regular Participação
Rui Santos Paulo Cardoso Regular Ausente
Sofia Ribeiro Cecília Rosa Neto Regular
Pedro Teixeira Humberto Seixas Regular
Marta Faial Mónica Vieira Regular
Filipe Vargas Tiago Messias Regular
Madalena Brandão Cláudia Messias Regular
Maria João Pinho Vera Cardoso Participação Regular
Margarida Moreira Joana Cardoso Regular
Sofia Baessa Mayra da Silva Regular
Fernando Pires Domingos Pêra Regular
Júlia Palha Renata Santos Regular
Rodrigo Trindade Bruno Lobão Regular
Rodrigo Tomás Maximiliano "Max" Fontes Regular
Margarida Serrano Inês Vieira Regular
Gabriela Mirza Flor Regular
Matilde Serrão Maria Messias Regular
Rafael Ferreira João Maria Rosa Neto Regular
Beatriz Leonardo Matilde Rosa Neto Regular
Inês Custódio Patrícia Cardoso Regular
Miguel Cruz Gonçalo Cardoso Regular
Inês Ramos Liliana Seixas Regular
Francisco Grilo Rúben Seixas Regular
Rita Ruaz Marta Ausente Regular
Helena Laureano Carmo Damásio Participação
Anamar Margarida Rosa Neto Participação Ausente
Pedro Carmo António Seixas Participação Ausente
Joana Aguiar Leonor Damásio Ausente Participação
Eunice Muñoz Hermínia Candeias Ausente Participação
Vítor Norte Mário Adicional
Pedro Laginha Lopes Adicional

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Elenco Adicional Personagens
Luís Simões Jaime (Jovem)
Filipe Matos Ricardo (Jovem)
Margarida Bakker Elvira (Jovem)
Mariana Guarda Dalila (Jovem)
António Maria Paulo (Jovem)
Madalena Aragão Diana Figueiredo (Jovem)
Pedro Pernas Pai de Diana e Leonor
Ana Marta Ferreira Sofia
André Gago Pai de Margarida
Sara Inês Empregada
Jorge Albuquerque Agente Polícia
Carlos Vieira Advogado
Anna Eremin Helena
Sylvie Dias Kate
Carlos Carvalho Little John
Ana Lúcia Palminha
Mariana Norton Rute Marques
Nelson Cabral Dr. Vasco
Daniel Viana Gatto
Gonçalo Portela Médico
António Aldeia Segurança do shopping
Fredy Costa Danilo
José Carlos Garcia Diretor da prisão
Alfredo Brito Galego
António Mortágua Telmo Fernandes
Francisco Corte-Real Comissário de bordo
Inês Curado Cátia
Célia Williams Juíza
Alice Alves Repórter
Pimpinha Jardim Jornalista
António Simão Guarda prisional
Gustavo Sumpta Abel
Rodrigo Saraiva Jorge
Alberto Magassela Cobrador de apostas
André Leitão Guna
Miguel Santiago Ferreira
Teresa Faria Arminda
Sílvia Balancho Cliente
Adriane Garcia Denise
João Aguiar Homem Mistério
Helena Falé Fátima
Duarte Victor Miguel Raposo
Joaquim Frazão Distribuidor Telepizza
Dinarte de Freitas Augusto (Jovem)
Pedro Roquette Valdemar (Jovem)
Marisa Matos Margarida (Jovem)
Bruno Bravo Freitas
Carlos Saltão
Pedro Rovisco Jornalista
Cátia Godinho Tânia
Duarte Guimarães Filipe
Susana Blazer Freira
André Caramujo Nuno
Lucas Dutra Rafael Gomes
Sérgio Silva Padre
Emanuel Arada Alfredo
Tatiana Figueiredo Repórter
Fernando Lupach Médico
Guilherme Barroso Agente PJ
Bruno Xavier Advogado
Carlos Vieira de Almeida Dr. Magalhães
Filipa Leão Professora de Inês
Kjersti Kaasa Assistente Social
Robert Taylor Advogado de Mónica
Índia Branquinho Madalena
Vítor Pinto Polícia
Francisca Salgado
Erickson Dos Santos Gomes Bouncer (não creditado)
Sílvia Balancho Cliente (não creditado)
Raquel Guerra Jornalista (não creditado)
Paula Neves Actriz na Televisão (não creditado)
Paulo Pires Actor na Televisão (não creditado)
Sérgio Ferreira Reporter (uncredited)

Lista de temporadas[editar | editar código-fonte]

ResumoEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
19219 de novembro de 2018 (2018-11-19)8 de março de 2019 (2019-03-08)
2839 de março de 2019 (2019-03-09)17 de junho de 2019 (2019-06-17)

Audiências[editar | editar código-fonte]

Na estreia, dia 19 de novembro de 2018, A Teia marcou 12,1% de rating e 25,7% de share, com cerca de 1 milhão e 176 mil espectadores, na liderança.[6] A 8 de março de 2019, sexta, o último episódio da primeira temporada registou 9,3% de rating e 26,8% de share, com cerca de 903 mil espectadores, na liderança.[7]

A segunda temporada estreia um dia depois, sábado e regista 8,4% de rating e 22,5% de share, com cerca de 805 mil espectadores, na vice-liderança.[8] Tem vindo a perder audiências desde 27 de maio de 2019, devido à troca de horário de “Alma e Coração” (telenovela exibida pela SIC) para o horário das 23h, sendo este o novo principal concorrente de “A Teia”.[9] Ao fim de 175 episódios exibidos, o episódio final de A Teia registou 6,7% de rating e 29,8% de share, com cerca de 651 mil espectadores, na liderança.[10]

A Teia terminou em junho e liderou em 2019 com uma audiência média de cerca de 787 mil espectadores.[11]

Média Episódios exibidos Rating Share Ref.
2018 Novembro 11 9,4% 25,4% [12]
Dezembro 22 7,3% 22,7% [13]
2019 Janeiro 27 8,5% 24,1% [14]
Fevereiro 24 7,9% 24,5% [15]
Março 27 8,2% 24,1% [16]
Abril 27 8,0% 22,5% [17]
Maio 24 7,9% 22,9% [18]
Junho 13 7,3% 22,1% ...
Total 175 8,1% 23,5%

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «"A Teia" já tem definidos os locais de gravação. Saiba onde se passa a novela da TVI! | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 30 de outubro de 2018 
  2. «A Teia: Já há DATA DE ESTREIA da nova NOVELA DA TVI!». R7.com. 26 de novembro de 2022. Consultado em 26 de novembro de 2022 
  3. {{Citar web|url=https://www.youtube.com/watch?v=yeaJCtFTmQQ%7Ctitulo=Diogo Morgado entra na próxima grande produção da TVI|data=2018-15-18
  4. {{Citar web|url=https://www.youtube.com/watch?v=1Ox7o_dXyQ0%7Ctitulo=Rádio Comercial - Diogo Morgado e Joana Ribeiro apresentam A Teia|data=2018-11-19
  5. «Conheça a história de "A Teia", a nova novela da TVI | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 30 de outubro de 2018 
  6. «Audiências: Saiba como estreou "A Teia", a nova novela da TVI | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 20 de novembro de 2018 
  7. «Audiências: Saiba como correu da final da primeira temporada de "A Teia"». Zapping. 9 de março de 2019. Consultado em 10 de março de 2019 
  8. «João Catarré ajuda "Alma e Coração" a bater novela da TVI». Zapping. 10 de março de 2019. Consultado em 17 de janeiro de 2020 
  9. «"Alma e Coração" bate novo recorde e arrasa "A Teia"». Zapping. 29 de maio de 2019. Consultado em 17 de junho de 2019 
  10. «Audiências: E assim foi o último episódio de "A Teia"». Zapping. 18 de junho de 2019. Consultado em 20 de junho de 2019 
  11. Jesus, Vanessa. «Audiências: TVI vence prime time no primeiro semestre de 2019». Consultado em 5 de fevereiro de 2023 
  12. «Novembro de 2018: TVI com liderança indiscutível [Live+Vosdal]». Zapping. 4 de dezembro de 2018. Consultado em 14 de dezembro de 2018 
  13. «Audiências: TVI lidera há 14 anos consecutivos». Zapping. 2 de janeiro de 2019. Consultado em 23 de outubro de 2021 
  14. «Audiências: TVI vence primeiro mês de 2019 e chega ao número 150». Zapping. 2 de fevereiro de 2019. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  15. «Com SIC líder no mês, TVI garante liderança à noite». Zapping. 1 de março de 2019. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  16. «TVI mantém 2º lugar nas audiências e perde liderança anual». Zapping. 1 de abril de 2019. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  17. Coelho, Ângela. «TVI é líder no prime-time nos primeiros quatro meses de 2019». Consultado em 5 de fevereiro de 2023 
  18. «Maio 2019: TVI lidera no horário nobre pelo quinto mês consecutivo [Live+Vosdal]». Zapping. 4 de junho de 2019. Consultado em 20 de janeiro de 2020