A Teoria de Tudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Theory of Everything
A Teoria de Tudo (PT/BR)
 Reino Unido
2014 •  cor •  123 min 
Direção James Marsh
Produção Tim Bevan
Eric Fellner
Anthony McCarten
Roteiro Anthony McCarten
Baseado em Travelling to Infinity: My Life with Stephen 
de Jane Hawking
Elenco Eddie Redmayne
Felicity Jones
Charlie Cox
Emily Watson
David Thewlis
Gênero Drama
Romance
Biografia
Música Jóhann Jóhannsson
Cinematografia Benoît Delhomme
Edição Jinx Godfrey
Companhia(s) produtora(s) Working Title Films
Distribuição Reino UnidoMundo Universal Pictures
Estados Unidos Focus Features
Lançamento Canadá 7 de setembro de 2014
Estados Unidos 7 de novembro de 2014
Reino Unido 1 de janeiro de 2015
Brasil Portugal 29 de janeiro de 2015
Idioma Inglês
Orçamento US$ 15 milhões
Receita US$ 98,4 milhões
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

A Teoria de Tudo[1][2] (em inglês: The Theory of Everything) é um filme britânico biográfico do gênero drama e romance,[3] dirigido por James Marsh e escrito por Anthony McCarten.[4] O filme foi inspirado na obra Travelling to Infinity: My Life with Stephen de Jane Hawking, que descreve seu relacionamento com o físico teórico Stephen Hawking e o desafio com a doença do neurônio motor[5] esclerose lateral amiotrófica (ELA).

O filme é estrelado por Eddie Redmayne, cuja atuação lhe valeu o Oscar de Melhor Ator, e por Felicity Jones, além de Charlie Cox, Emily Watson e David Thewlis em papéis coadjuvantes. Teve sua pré-estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2014 e foi lançado nos Estados Unidos em 7 de novembro de 2014 e no Reino Unido em 1 de janeiro de 2015.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O roteirista Anthony McCarten estava interessado em Hawking desde que leu seu livro seminal Uma Breve História do Tempo, em 1988. Em 2004, McCarten leu o livro de memórias Travelling to Infinity: My Life with Stephen e, posteriormente, começou a escrever uma adaptação para o cinema do livro sem garantias existentes. Ele se reuniu várias vezes com Jane Hawking em sua casa para discutir o projeto. Depois de vários rascunhos, foi apresentado em 2009 à produtora Lisa Bruce através do seu agente mútuo de ICM, Craig Bernstein.[7]

Referências

  1. A Teoria de Tudo (em português) no AdoroCinema (Brasil)
  2. A Teoria de Tudo (em português) no CineCartaz (Portugal)
  3. Bullock, Dan (10 de abril de 2014). «Stephen Hawking Biopic 'Theory of Everything' Set for Nov. 7 Launch». Variety. Consultado em 10 de abril de 2014. 
  4. Overbye, Dennis (27 de outubro de 2014). «The Leaky Science of Hollywood – Stephen Hawking's Movie Life Story Is Not Very Scientific». New York Times. Consultado em 28 de outubro de 2014. 
  5. «'The Theory Of Everything' Trailer Is A Heartbreaking Inspiration». Huffington Post. 6 de agosto de 2014. Consultado em 6 de agosto de 2014. 
  6. a b c d e f g h i «The Theory of Everything begins principal photography». Working Title Films. 8 de outubro de 2013. Consultado em 8 de outubro de 2013. 
  7. Levy, Emmanuel. «Theory of Everything: Making Movie about Stephen Hawkings» (em inglês). Emmanuel Levy. Consultado em 20 de fevereiro de 2015.