A Ticket to Tomahawk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Ticket to Tomahawk
Um bilhete para Tomahawk (PT)
O que Pode um Beijo (BR)
 Estados Unidos
1950 •  cor •  90[1] min 
Direção Richard Sale[2]
Produção Harry A. Romm
Roteiro Mary Loos
Richard Sale
Elenco Dan Dailey
Rory Calhoun
Walter Brennan
Anne Baxter
Marilyn Monroe
Gênero Musical, Comédia, Western
Música Cyril J. Mockridge
Cinematografia Harry Jackson
Edição Harmon Jones
Companhia(s) produtora(s) 20th Century Fox[3]
Distribuição 20th Century Fox
(1950) (EUA) (cinema)[4]
Lançamento Estados Unidos 18 de abril de 1950[5]
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

A Ticket to Tomahawk (br: O que Pode um Beijo / pt: Um bilhete para Tomahawk)[6] é um filme americano de 1950, do gênero comédia musical e western, lançado pela 20th Century Fox, dirigido por Richard Sale e estrelado por Dan Dailey e Anne Baxter.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1876, Johnny Jameson (Dan Dailey), um "baterista", ou caixeiro-viajante, é o único passageiro na viagem inaugural do trem de bitola estreita da Ferrovia Tomahawk e Ocidental através das Montanhas Rochosas do Colorado. Durante o passeio, o condutor diz a Johnny que certas pessoas, motoristas de diligência por exemplo, gostariam de ver a franquia da ferrovia falhar. Logo depois, Dakota (Rory Calhoun), Trancas e Gila, que trabalham para o Coronel Dawson, o motorista de diligência da área, fazem com que uma pedra gigante caia diretamente no caminho do trem. O engenheiro Terence Sweeny (Walter Brennan) consegue parar o trem a tempo, e ele e a tripulação então desembarcam para mover a pedra.

Johnny decide caminhar até a cidade de Epitaph e pega carona com Trancas e Gila. No escritório do xerife, quando Johnny tenta relatar o atraso do trem para o delegado Chuckity Jones (Charles Kemper), ele é nocauteado por Trancas. O agente policial americano Kit Dodge, por sua vez, se prepara para receber o trem com a ajuda de sua moleca, especialista em facas neta Kit (Anne Baxter). Enquanto estão partindo para a estação, no entanto, o marechal e Kit são surpreendidos por Trancas e Gila. O marechal atira em Trancas mas é ferido por Gila. Kit suspeita que Johnny possa ser membro da gangue e, antes que Chuckity possa intervir por ele, ordena que ele saia da cidade.

Após Kit ser nomeada agente policial dos EUA por seu avô, ela e um índio chamado Pawnee (Chief Yowlachie) são designados para escoltar o comboio até Tomahawk. O Coronel Dawson ordena que Dakota se junte ao pelotão que está acompanhando o trem, enquanto outros membros da gangue planejam explodir o motor durante uma parada noturna, o qual será destruído após o índio Black Wolf incitar os Arapahos locais.

No caminho para Tomahawk, o empresário local Bishop informa a Sweeny que não há nenhum trilho nas próximas 40 milhas, porque os trilhos, que haviam sido enviados da Inglaterra, foram perdidos no mar. Bisphop explica que, como o trem deve chegar a Tomahawk para cumprir os requisitos do contrato de franquia, ele deu um jeito para que o carro motor seja rebocado por equipes de mulas ao longo das próximas 40 milhas. Outra condição do contrato de franquia é que o trem deve chegar a Tomahawk até um determinado prazo, o qual está se aproximando rapidamente, e com pelo menos um passageiro pagante. Embora Johnny compre um bilhete, ele deve sentar-se ao lado da caldeira do trem, enquanto as mulas puxam a locomotiva, e Kit tem de garantir que sua viagem seja segura. Antes da partida do comboio, um homem chinês da lavanderia, Long Time (Victor Sen Yung), se junta ao grupo com roupa a ser levada a Tomahawk. Madame Adelaide (Connie Gilchrist), suas dançarinas, Annie, Ruby, Clara (Marilyn Monroe), Julie, e um músico também se juntam.

Conforme planejado, os homens de Dawson, Bat, Charley e Fargo aparecem em uma parada noturna dizendo ser homens do telégrafo que estão lá para reparar linhas cortadas pelos Arapahos e Kit lhes dá permissão para ficar no acampamento. Gradualmente, Kit suaviza sua opinião de Johnny. Quando todos estão dormindo, Bat e Charley saem enquanto Fargo joga bananas de dinamite sob o motor. Johnny, que está dormindo ao lado do trem, sente o cheiro do pavio aceso e alerta os outros. Kit então corta o pavio com um tiro e atira na perna de Fargo. Antes que Fargo possa falar, no entanto, Dakota o mata.

Algum tempo depois, cerca de cinco milhas de onde os trilhos reiniciam, Bat e Charley depositam cargas de dinamite em uma ponte. Eles são atacados por índios e a dinamite é detonada prematuramente. Johnny conhece o chefe dos Arapaho, Crooked Knife, e depois que os índios atacam o trem e as carroças que o acompanhavam, ele se voluntaria para falar de paz com ele. Johnny fica sabendo que Long Time está carregando uma carga de fogos de artifício e planeja um plano. Ele é recebido por Crooked Knife, que concorda em permitir ao comboio passagem segura. No entanto, alguns dos corajosos desconfiam de Johnny e pedem-lhe para produzir um sinal de que ele é "grande remédio." Johnny dispara um dos fogos de artifício, sinalização para que Dakota e Kit para detonem o resto dos fogos de artifício em uma colina próxima, e os índios ficam impressionados. Com a ponte destruída, Kit decide levar a locomotiva de trinta e três toneladas sobre uma montanha desmantelando-a e levando-a em partes. Dawson, por sua vez, acha que foi traído e atira em Black Wolf. Ele, então, junta seus homens para um confronto final.

Após Kit descobrir que Dakota sabotou uma torre de água, Dakota nocauteia Johnny, ordena que o bombeiro ligue o motor e sai em alta velocidade pelos trilhos. Kit salta para dentro da cabine, mas é nocauteada por Dakota. Johnny acorda e enquanto ele e Dakota lutam em cima do vagão, Kit se recupera e atira uma faca, fazendo Dakota cair em um barranco. Dawson e sua gangue, em seguida, tentam emboscar o comboio, mas não conseguem alcançá-lo. No entanto, a caldeira acaba com diversos vazamentos e o trem desacelera até parar. Dawson e sua gangue são expulsos pelos índios, que chegam a cavalo para o resgate, e Pawnee lança um machadinha em Dawson. Como o trem parou pouco antes de sua meta, Johnny convence o prefeito de Tomahawk a estender os limites da cidade, cumprindo assim os requisitos da franquia. Agora Kit já está apaixonada poa Johnny e, brincando, ameaça aleijá-lo para parar seus caminhos errantes. Algum tempo depois, Johnny parte em seu trabalho como condutor de trem, acenando para sua esposa, Kit, e suas cinco filhas.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Canções[editar | editar código-fonte]

Título[7] Artista(s) Nota(s)
"Oh, What a Forward Young Man You Are" Cantada por Marilyn Monroe, Marion Marshall, Joyce Mackenzie, Barbara Smith and Dan Dailey -
"A Ticket to Tomahawk" Cantada por coro nos créditos de abertura Mais tarde cantada por Dan Dailey (no violão)
"Pat Works on the Railway" Cantada por Dan Dailey (no bandolin) (Não creditada)
"Ta-ra-ra Boom-der-é" - (Não creditada)
"Oh, Dem Golden Slippers!" - (Não creditada)
"Polly Wolly Doodle" - (Não creditada)
"She'll Be Comin' Around the Mountain When She Comes" - (Não creditada)
"Ach, Du Lieber Augustine" - (Não creditada)
"The Irish Washerwoman" - (Não creditada)
"Cheyenne" - Tocado pelo calíope

Referências

  1. «A TICKET TO TOMAHAWK(1950): Additional Details - Duration(mins)» (em inglês). TCM. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  2. «A TICKET TO TOMAHAWK(1950): Cast & Crew - Director» (em inglês). TCM. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  3. «A TICKET TO TOMAHAWK(1950): Additional Details - Production Co» (em inglês). TCM. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  4. «O que Pode um Beijo (1950): Company Credits - Distributors» (em inglês). IMDb. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  5. «O que Pode um Beijo (1950): Release Info - Release Dates» (em inglês). IMDb. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  6. «O que Pode um Beijo (1950): Release Info - Also Known As (AKA)» (em inglês). IMDb. Consultado em 29 de junho de 2014. 
  7. «Loucos de Amor (1949): Soundtracks» (em inglês). IMDb. Consultado em 26 de junho de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]