Kakushi toride no san akunin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de A fortaleza escondida)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kakushi toride no san akunin
A fortaleza escondida (BRA)
 Japão
1958 •  p&b •  139 min 
Direção Akira Kurosawa
Roteiro Shinobu Hashimoto
Ryuzo Kikushima
Akira Kurosawa
Hideo Oguni
Elenco Toshirō Mifune
Misa Uehara
Minoru Chiaki
Kamatari Fujiwara
Gênero {{{gênero}}}
Género ação
Idioma japonês

Kakushi toride no san akunin (br: A fortaleza escondida) é um filme japonês de 1958, do gênero ação, dirigido por Akira Kurosawa e estrelado por Toshirō Mifune e Misa Uehara.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi (Minoru Chiaki e Kamatari Fujiwara) que fogem da destruição causada por uma batalha. Durante a fuga, eles encontram o general Rokurota Makabe (Toshirō Mifune) que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. Os camponeses passam a acompanhar o general e a princesa, pensando em roubar o ouro.

Numa pousada, eles compram de um traficante de escravos a filha de um fazendeiro (Toshiko Higuchi). O grupo então segue seu caminho em território inimigo, buscando um lugar onde a princesa e o general possam reconstruir um exército para retomar suas terras perdidas.

Produção[editar | editar código-fonte]

Este é o primeiro filme de Kurosawa filmado em Widescreen, com a tecnologia Tohoscope.[1] Kurosawa usou a tecnologia durante uma década em seus filmes.

Influências na cultura[editar | editar código-fonte]

George Lucas admitiu que Kakushi toride no san akunin o influenciou na criação de Guerra nas Estrelas, principalmente pela técnica de contar o filme pela visão de dois personagens coadjuvantes (no caso, C-3PO e R2-D2).[2] O esboço original de Lucas de Guerra nas Estrelas também tinha uma forte semelhança com A Fortaleza Escondida, a qual seria reutilizada em A Ameaça Fantasma.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Silva Jr., Gilberto. «A FORTALEZA ESCONDIDA». Consultado em 9 de março de 2009 
  2. «The Influences Behind George Lucas's Star Wars Trilogies». 27 de fevereiro de 2007. Consultado em 9 de março de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]