A que no me dejas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A que no me dejas
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 42-45 minutos
Estado Finalizada
País de origem México
Idioma original (em castelhano)
Produção
Produtor(es) Carlos Moreno
Câmera Multicâmera
Elenco Camila Sodi
Osvaldo Benavides
Leticia Calderón
Arturo Peniche
Alfredo Adame
Cecilia Gabriela
Alejandra Barros
(ver todos)
Tema de abertura «A que no me dejas» por Alejandro Sanz (1ª temporada)
«Pero tú» por Alejandro Sanz (2ª temporada)
Empresa(s) de produção Televisa
Exibição
Emissora de televisão original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de julho de 20157 de fevereiro de 2016
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 141
71 (1ª temporada)
70 (2ª temporada)
Cronologia
Programas relacionados Amor en silencio (1988)
Háblame de amor (1999)

A que no me dejas é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Moreno para a Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 27 de julho de 2015 e 7 de fevereiro de 2016 substituindo Que te perdone Dios e sendo substituída por Corazón que miente.[1]

É um remake das telenovelas Amor en silencio e Háblame de amor produzida em 1988 e 1999, respectivamente.[2][3]

A trama é dividida em duas temporadas: a primeira foi protagonizada por Camila Sodi e Osvaldo Benavides,[4] com as atuações estelares de Leticia Calderón, Alfredo Adame, Cecilia Gabriela e Alfonso Dosal e antagonizada por Arturo Peniche, Alejandra Barros e Laura Carmine.

Já a segunda fase traz Camila Sodi e Ignacio Casano como protagonistas, com atuações estrelares de Arturo Peniche, César Évora, Erika Buenfil e Cecilia Gabriela e antagonizada por Alejandra Barros, Laura Carmine, Brandon Peniche e Salvador Zerboni.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

A história começa com Paulina (Camila Sodi) e Adrián (Osvaldo Benavides) declarando amor um ao outro e dispostos a enfrentar suas famílias, com o objetivo de ser felizes. Paulina é filha de Gonzalo Murat (Arturo Peniche), um rico empresário hoteleiro que não aceita seu namoro, por considerar que Adrián não está à altura social que eles têm. Mas Paulina está realmente apaixonada e isto não lhe importa.

Por outro lado, Julieta (Alejandra Barros), a irmã de Adrián, está obcecada com ele e, sob seu ponto de vista, nenhuma mulher é suficiente, mas sobretudo, sente um ódio especial por Paulina. Quando Adrián pede a mão de sua amada, Julieta o interrompe para dizer que jamais permitirá que se case com a filha do assassino de seu pai. Nesse momento, todos acham que Julieta está louca, já que o pai de Adrián morreu de infarto. Mas, ela assegura que o infarto foi por causa da pressão que seu pai sentiu quando Gonzalo o fez perder perder toda a sua fortuna.

Isso faz com que a relação entre Paulina e Adrián fique em risco assim como seu futuro casamento. Na verdade, Julieta tem razão: Gonzalo no passado defraudou seu pai, mas jamais reconhecerá já que hoje tem o prestigio e a imagem de um homem íntegro que ao ver sua credibilidade ameaçada, faz até o impossível para separar o casal. Paulina se casa com Camilo Fonseca(Alfonso Dosal), filho de seus padrinhos Alfonso (Alfredo Adame) e Raquel (Cecilia Gabriela) e adotam o pequeno Maurício para viver com eles, mas Paulina está grávida de Adrian, que já está comprometido com Triana, que também espera um filho dele. Com raiva, a invejosa irmã de Paulina, Nuria (Laura Carmine) sabota as rodas do carro, a fim de acabar com a vida de sua irmã, mas quem embarca no carro é Camilo, que sofre um grave acidente e morre. Agora viúva, Paulina dá a luz a Valentina, e depois de alguns anos, Paulina se reencontra com Adrián, e apresenta sua filha a ele. Eles se dão conta que já não podem mais viver separados. Adrián rompe o compromisso com Triana, para se casar com Paulina. Todos estão muito felizes no dia do casamento de Paulina e Adrián, mas não contavam com a aparição de Julieta, a irmã louca de Adrián. A obsessão de Julieta passa dos limites e no dia do casamento, ela atira em Paulina e Adrián. Nuria aproveita para atirar em Alfonso, e no meio da confusão, Inés (Letícia Calderón) também é atingida. Paulina e Adrián trocam juras de amor e morrem juntos no hospital. Inés, mãe de Paulina, também morre no hospital. Alfonso sobrevive, mas em estado de coma. Com medo que o padrinho acorde e diga a verdade sobre ela, Nuria mata Alfonso, deixando Raquel inconsolável. Julieta é presa , e agora órfã, a pequena Valentina, fica sob os cuidados do avô, Gonzalo, que leva a menina para um internato, separando - a de seu praticamente irmão Maurício e de sua família e por esta razão a menina passa a odiar o avô. Nuria sofreu um acidente durante a gravidez e agora teme que a criança possa nascer com alguma deformidade, e por isso ao dar à luz, Nuria pede à empregada Micaela (Socorro Bonilla) que se livre da criança, em contrapartida, Chelo (Gabriela Zamora) acaba de dar à luz o neto de Micaela, mas o bebê nasce fraco e morre, e para que o filho e a sogra não sofram, Micaela coloca o filho de Nuria, que a mesma rejeitou, como sendo seu neto, Tobias. Durante o tempo que se passa, Valentina passa a se comunicar com Maurício através de cartas ou pela internet, através de sinais (já que Maurício é mudo).  

2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Se passaram 17 anos. Mauricio (Ignacio Casano) e Valentina (Camila Sodi) cresceram separados todo esse tempo, mas se comunicando continuamente. Valentina vive em Los Angeles, junto com Fernanda (Ela Valden), sua amiga inseparável, enquanto Mauricio mora com seus avós, Gonzalo (Arturo Peniche) e Raquel (Cecilia Gabriela).

Mauricio está há tempos apaixonado por Valentina, pronto para fazer o possível para protegê-la e cuidá-la, e seu sentimento é tão forte que, mantendo um amor em silêncio, o declara através de poesias e pensamentos que escreve na solidão de seu quarto.

Mas a maldade ainda cerca este amor, encarnada na pele de Nuria (Laura Carmine) que, ressentida e frustrada, fará tudo o que for preciso para ficar com a fortuna de Gonzalo, que ganha um rival à altura: Leonel Madrigal (Salvador Zerboni), que volta querendo vingança. E Julieta (Alejandra Barros) está decidida a repetir a mesma história e acabar com Mauricio e Valentina, assim como fez com Paulina e Adrián num remoto passado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Teve título provisório de "El lenguaje del amor". [12]
  • No fim da primeira etapa ocorre a morte dos protagonistas. Essa morte também ocorreu na primeira versão, onde eles eram baleados e morriam antes de chegar ao hospital. Já nessa segunda versão, os protagonistas são baleados, mas conseguem jurar amor eterno antes de morrer.[15]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A trama estreou com 12.8 pontos, péssimo para o horário, porém os números começaram a subir. Seu último capitulo da 1ª temperada teve 17.4 pontos. A 1ª temporada teve média geral de 15.1 pontos. No primeiro capítulo da 2ª temporada, estreou em alta com 20.2 pontos. [16]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas 2016 [17][editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Carlos Moreno Laguillo Indicado
Melhor ator protagonista Osvaldo Benavides Indicado
Melhor atriz antagonista Laura Carmine Venceu
Melhor ator juvenil Alfonso Dosal Indicado
Melhor primeira atriz Leticia Calderón Venceu
Melhor primeiro ator Arturo Peniche Venceu
Melhor atriz co-estrelar Cecilia Gabriela Indicado
Melhor ator revelação Ignacio Casano Indicado
Melhor direção de cena Lili Garza e Fernando Nesme Venceu
Melhor tema musical A que no me dejas - Alejandro Sanz Venceu
Melhor reparto Carlos Moreno Laguillo Indicado
Melhor história ou adaptação Martha Carrillo e Cristina García Venceu
Melhor direção de cameras Alejandro Frutos Maza e Jorge Amaya Rodríguez Venceu

Referências

  1. «Estreno de "A Que No Me Dejas Corazón" el 27 de julio con Camila Sodi». Espectaculos a tiempo. 21 de maio de 2015. Consultado em 8 de fevereiro de 2016. 
  2. «Carlos Moreno apuesta por nueva versión de "Amor en silencio"». Rádio Fórmula. 11 de janeiro de 2015. Consultado em 8 de fevereiro de 2016. 
  3. «Carlos Moreno alista adaptación de "Amor En Silencio" para Televisa». Espectaculos a tiempo. 12 de janeiro de 2015. Consultado em 8 de fevereiro de 2016. 
  4. «Camila Sodi y Osvaldo Benavides protagonizarán nueva versión de telenovela "Amor en Silencio"». Sdpnoticias (em espanhol). Consultado em 19 de abril de 2015. 
  5. Flor Rubio. «Protagonizaría Osvaldo Benavides novela "El Lenguaje del Amor".». Grupo Fórmula (em espanhol). Consultado em 19 de abril de 2015. 
  6. a b [htt://television.televisa.com/telenovelas/a-que-no-me-dejas/fotos/2015-07-02/personajes-a-que-no-me-dejas.2/ «Inés y Gonzalo Murat»]. Televisa (em Spanish). Consultado em 9 de julho de 2015. 
  7. «Nuria Murat». Televisa (em Spanish). Consultado em 9 de julho de 2015. 
  8. «Alfonso Fonseca». Televisa (em Spanish). Consultado em 9 de julho de 2015. 
  9. Marie Palma F. «Cecilia Gabriela en el elenco de la telenovela El lenguaje del amor». starMedia (em espanhol). Consultado em 19 de abril de 2015.. Arquivado do original em 18 de maio de 2015 
  10. «Gonzalo y Mónica Greepé». Televisa (em Spanish). Consultado em 9 de julho de 2015. 
  11. «Camilo Fonseca». Televisa (em Spanish). Consultado em 9 de julho de 2015. 
  12. «El Lenguaje Del Amor título tentativo de nueva telenovela de Carlos Moreno». Espectaculos a tiempo. 17 de março de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  13. «Primera etapa de "A que no me dejas" tendrá más de 100 capítulos». Radio Formula. 20 de agosto de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  14. «A que no me dejas inicia segunda parte». Excelsior. 19 de outubro de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  15. «"Amor En Silencio" Vs 'A Que No Me Dejas': La Muerte De Los Protagonistas». Novela lounge. 28 de outubro de 2015. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  16. «Estreno de A Que No Me Dejas destaca buenas criticas y audiencia». Espectaculos a tiempo. 29 de julho de 2015. Consultado em 29 de outubro de 2015. 
  17. «'Las hermanitas Calle' y 'Diomedes', los ganadores en los premios TvyNovelas 2016». El Pais. 17 de abril de 2016. Consultado em 18 de abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]