Ab Saunders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

James Albert Saunders, conhecido por Ab Saunders (14 de Outubro de 1851 - 5 de Fevereiro de 1883) foi um rancheiro e delegado nomeado do Condado de Lincoln no Novo México. Lutou na Guerra do Condado de Lincoln pela facção Tunstall-McSween, até ser gravemente ferido durante uma emboscada.

Biografia[editar | editar código-fonte]

James era o mais velho dos cinco filhos de James e Catherine Wolgamott Saunders. Nascido em Mount Pleasant, Iowa. Segundo Frank Coe, "Ab", como era conhecido, era bem educado e chegou a cursar temporariamente o ensino superior. Sua irmã Ada casou-se com Jasper Coe, irmão de Frank, em 1871. Ada e Albert juntaram-se aos irmãos Coe em uma caravana para o oeste. A família se estabeleceu em Lincoln entre 1871 e 1875. O resto da família Saunders mudou-se para um rancho em Miguelito Canyon na Califórnia[1].

Em Fevereiro de 1878, após o assassinato do fazendeiro John H. Tunstall, tem início a "Guerra de Lincoln". Saunders juntou-se a Frank Coe e aos Reguladores de Lincoln na luta contra o cartel de James J. Dolan e Lawrence Murphy. Durante uma emboscada no Rancho dos Fritz, Albert é gravemente ferido no quadril. Levado ao hospital militar de Fort Stanton, onde fica internado até 12 de Maio. Quando recebe alta para repousar no Hotel da família Ellis, aliados de McSween. De lá é levado para El Paso, de onde segue com uma caravana até a casa de sua família na Califórnia.

Albert morreu em San Francisco a 5 de Fevereiro de 1883, após uma cirurgia para resolver uma grave complicação em seu ferimento[2].

Citações na Mídia[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nolan, Frederick: The Lincoln County War: A Documentary History, p.484, parágrafos 1 e 2.
  2. Nolan, Frederick: The Lincoln County War: A Documentary History, p.484, terceiro parágrafo.
  3. Colt 45: Season 1, episode 24, Full Cast