Abandon (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abandon
Abandon (álbum)
Álbum de estúdio de Deep Purple
Lançamento 2 de junho de 1998
Gravação Greg Rike Studios
Orlando, Flórida Estados Unidos
1997 – 1998
Gênero(s) Hard rock
Duração 56:18
Idioma(s) inglês
Gravadora(s) EMI
Produção Deep Purple
Cronologia de Deep Purple
Purpendicular
(1996)
Bananas
(2003)
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 3 de 5 estrelas. [1]

Abandon é o décimo sexto álbum de estúdio da banda Deep Purple lançado em 1998. O título do álbum é um trocadilho feito pelo vocalista Ian Gillan: "A Band On" — a turnê do álbum chamou-se "A Band On Tour". Unicamente num álbum do Deep Purple, há neste o retrabalho de uma música anteriormente gravada, "Bloodsucker", do álbum Deep Purple in Rock de 1970 (neste álbum, grafada como "Bludsucker").

Don't Make Me Happy[editar | editar código-fonte]

A faixa "Don't Make Me Happy" aparece mixada em mono neste álbum, o que gerou polêmica e questionamentos à banda. Roger Glover, que diz ter "nostalgia" pelo cassete, sempre faz suas gravações em fitas analógicas, digitalizando-os depois para posterior mixagem e masterização digitais, que são o padrão atual. O engenheiro de masterização Greg Calbi, com quem o Deep Purple trabalha há anos, tem uma agenda cheia e, quando chegou a vez do Deep Purple fazer sua finalização do álbum, percebeu-se que o take de "Don't Make Me Happy" continha uma gravação problemática, com as duas trilhas stereo fora de sincronia. Após um duro trabalho de sincronização, percebeu-se que a gravação havia se tornado mono. Uma solução seria uma remixagem a partir dos takes originais, mas isso adiaria o lançamento do álbum e o início da turnê por dois meses, por causa da agenda cheia de Greg Calbi. Para evitar o atraso, decidiu-se lançar a faixa em mono, do jeito que estava.

Roger Glover quis relançar o álbum com a faixa em stereo, mas achou que seria injusto com os fãs que haviam comprado o primeiro álbum, pois estes certamente comprariam o álbum de novo. Ele pensa em lançar a faixa em stereo, como deveria ter saído, no futuro, talvez no aniversário de 25 anos de Abandon.[1]

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Any Fule Kno That"   4:29
2. "Almost Human"   4:26
3. "Don't Make Me Happy"   4:56
4. "Seventh Heaven"   5:25
5. "Watching the Sky"   5:26
6. "Fingers to the Bone"   4:47
7. "Jack Ruby"   3:48
8. "She Was"   4:19
9. "Whatsername"   4:26
10. "'69"   4:59
11. "Evil Louie"   4:56
12. "Bludsucker"   4:27

Formação[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Deep Purple é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.