Abdalazize ibne Muça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Abdelaziz ibn Musa)
Ir para: navegação, pesquisa
Abdalazize ibne Muça
Nascimento Século VII
Morte 716
Toledo
Ocupação político
Disambig grey.svg Nota: Abdulaziz redireciona para este artigo. Para o sultão otomano, veja Abd-ul-Aziz. Para o sultão marroquino, veja Muley Abdel Aziz.

Abdalazize ibne Muça (ʿAbd al-ʿAziz ibn Musa ibn Nusayr - lit. "Abdalazize, filho de Muça, filho de Noçáir") foi o filho do governador de Ceuta Muça ibne Noçáir. Atravessou o estreito de Gibraltar em 712 para participar na Invasão muçulmana da Península Ibérica, tornando-se no primeiro uale do al-Andalus.

Juntamente com o seu irmão Abdalá, suprimiu a revolta em Sevilha, de onde partiu em direcção a Málaga, Granada e Orihuela para celebrar um pacto com o conde Teodomiro. Em 714 assumiu o cargo do pai, que foi chamado pelos Califas para entregar os lucros da conquista, tornando-se o terceiro emir da Espanha muçulmana.

Depois iniciou um período de conquistas que o levou até Tarragona e Narbona. Sentindo-se confiante com os seus sucessos, pretendeu então tornar-se independente do califa omíada Solimão ibne Abdal Malique, que o mandou assassinar em 716.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Grande Dicionário Enciclopédico ediclube, Dep. Legal BI – 1697-1996.
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Dep. Legal 15022-1987.
  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911.


Ícone de esboço Este artigo sobre História da Península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.