Abdullah Abdullah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas. Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes fiáveis e independentes.
Abdullah Abdullah
Abdullah Abdullah
Primeiro-Ministro do Afeganistão Afeganistão
Período 29 de setembro de 2014 - presente
Antecessor Abdul Rahim Ghafoorzai
Ministro dos Negócios Estrangeiros
Período De 2004 até 2006.
Dados pessoais
Nascimento 5 de setembro de 1960 (58 anos)
Cabul, Afeganistão
Partido Independente
Profissão Médico

Abdullah Abdullah (pársi: عبدالله عبدالله) é um doutor e político afegão e atual primeiro-ministro do seu país. Ele desempenhou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão e foi candidato independente à Presidência do Afeganistão nas eleições de 2009, disputadas a 20 de Agosto de 2009. Ele é o concorrente mais forte do Presidente Hamid Karzai e seguia-se como o segundo mais votado nas sondagens das eleições de 2009.

Campanha presidencial de 2009[editar | editar código-fonte]

A 6 de Maio de 2009, Abdullah registou-se como candidato independente nas eleições presidenciais afegãs de 2009. Escolheu Humayun Shah Asefi como seu vice-presidente e Cheragh Ali Cheragh como seu segundo vice-presidente. Durante a campanha, Abdullah concorreu com sob o slogan "Abdullah is so nice they named him twice".[carece de fontes?] A seguir às eleições de 20 de Agosto, a percentagem dos votos para Abdullah e o presidente em exercício, Hamid Karzai, foram dadas como muito próximas, pelo muitos analistas esperam uma segunda volta. Resultados preliminares divulgados a 25 de Agosto mostram que Karzai e Abdullah possuem ambos 40% dos votos, com 10% dos votos contados. Os resultados finais só se esperam daqui a várias semanas. Caso nenhum dos dois ganhe com mais 50% dos votos, espera-se uma segunda volta a princípios de Outubro.

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.