Aberforth Dumbledore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aberforth Dumbledore
Aberforth Dumbledore
Aberforth Dumbledore.jpg
Aberforth Dumbledore
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 1 de agosto de 1884
Cabelo Cinza
Olhos Azuis, como os do irmão
Família Pai: Percival Dumbledore
Mãe: Kendra Dumbledore
Irmãos: Albus Dumbledore†, Ariana Dumbledore
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Ordem da Fênix
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Intérprete Jim McManus (em HP5)
Ciarán Hinds (em HP7)
Personagem da série Harry Potter

Aberforth Dumbledore é uma personagem da série Harry Potter, de J. K. Rowling. É irmão de Alvo Dumbledore e de Ariana Dumbledore, nascido em 1884 um bruxo meio-sangue e segundo filho de Percival Dumbledore e Kendra Dumbledore frequentou Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts entre 1895 e 1902 Seu pai, que tinha sido condenado à prisão por atacar três trouxas -morreu em Azkaban quando Aberforth era jovem, e sua mãe e irmã foram posteriormente mortas acidentalmente. Devido a estas tensões familiares durante muitos anos, Aberforth não tem um bom relacionamento com seu irmão, Alvo Dumbledore. Muito alto, magro, com um cabelos longos de cor cinza, e tem barbas longas de cor cinza, ele usa óculos, aparenta ser um velho rabugento, e segundo Moody, é um cara estranho. Cometeu feitiços ilegais em um bode uma vez, e seu nome saiu no Profeta Diário, mas não ligou (talvez por não saber ler) e continuou trabalhando normalmente. Ele era um barman do bar Hog's Head (Cabeça de Javali na tradução brasileira), localizado no vilarejo de Hogsmeade, próximo a Hogwarts, foi membro da Ordem da Fênix original, no entanto, não se sabe se ainda pertence ao grupo.

Significado do Nome[editar | editar código-fonte]

O significado do seu nome é: Aber em escocês "Foz", sendo assim a Foz do Rio Forth, que fica em Edimburgo, na Escócia.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Aberforth é um dos mais misteriosos personagens, principalmente por ser irmão do mais destacado bruxo da série, e mesmo assim ser pouquíssimo citado. Aberforth também estudou em Hogwarts junto de seu irmão Alvo Dumbledore.

Ele trabalhava em um pub em Hogsmeade, pub este que era lugar bem frequentado pelos Comensais da Morte. Fez uma misteriosa aparição no meio de Hogsmeade conversando com Mundungo, que carregava uma sacola, pois havia acabado de roubar objetos na casa do falecido Sirius Black. Ao avistar Harry Potter, Aberforth desaparecera rapidamente. Possivelmente foi desta forma que ele adquiriu o espelho de dois sentidos, para comunicar-se com Harry Potter.

Relação Harry e Aberforth[editar | editar código-fonte]

Aberforth nunca apareceu ajudando Harry, apenas no 7º e último livro em que ele "salva" Harry e Hogwarts do ataque de dementadores utilizando o feitiço do patrono. Ele que envia Dobby até a mansão Malfoy. Depois ele salva Harry novamente quando esse chega em Hogsmeade e quase é pego por Comensais da Morte e transforma sua casa em uma passagem secreta a Hogwarts. O olho azul no espelho era de Aberforth.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]