Abominável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Abominável


Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Tales to Astonish vol. 1, #90 (Abril de 1967)
Criado por Stan Lee
Gil Kane
Características do personagem
Alter ego Emil Blonsky
Terra natal Rússia
Afiliações KGB
Ocupação Criminoso
Parentesco nadia blonsky (ex-mulher)
Inimigos Hulk
Situação presente recem resucitado
Causa amatsu mikaboshi
Codinomes conhecidos <escamoso agente r-7 destruidor de mundos.
Habilidades Superforça invulnerabilidade Fator de cura; Super-Estamina.que chegam a superar o hulk
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Abominável (The Abomination, no original) é um supervilão do Universo Marvel. Foi criado por Stan Lee e Gil Kane na revista Tales to Astonish #90, como inimigo do Hulk. O Abominável foi declarado pelo IGN como o 54º melhor vilão de HQs de todos os tempos para muitos e o arquinimigo do Hulk. Apareceu na maioria das HQs onde Hulk aparece.

História[editar | editar código-fonte]

Emil Blonsky foi um militar da KGB que tentou emular os efeitos da radiação Gama. Cumprindo uma missão de espionagem, descobriu uma máquina projetada pelo cientista Bruce Banner, o Hulk, e utilizou a radiação sobre si mesmo. Porém, aparentemente, a dose de radiação lançada sobre ele foi muito maior do que a que atingiu Banner e o efeito sobre Blonsky tornou-se irreversível, mantendo o militar com aparência disforme (um enorme monstro verde, ou amarelo-esverdeado em algumas versões mais recentes) e poderes sobre-humanos que chegam a superar os do Hulk, porém, não conseguindo aumentar as capacidades quando se enfurece. Além disso, as alterações no corpo de Blonsky o deixaram com ainda menos características humanas do que Banner, quando transformado no Hulk. Enquanto o Hulk manteve seus cabelos(embora esverdeados), tem todos os dedos dos pés e as orelhas em formato normal, Blonsky ficou com o corpo todo recoberto de escamas hiper-resistentes, inclusive onde se localizava o couro cabeludo, tem apenas dois dedos em cada pé e suas orelhas adquiriram o formato de guelras. Adotando o nome de Abominável, Emil se afastou de sua esposa Nádia, com medo de sua reação ao vê-lo naquele estado.

Com o tempo, Emil foi tomando mais ódio do Hulk, culpando-o pela transformação que sofrera, uma vez que foram as experiências de Banner que criaram a máquina que acabou por transformá-lo no Abominável. Além disso, Bruce conseguira casar-se com Betty Ross e ainda mantinha pessoas que o amavam à sua volta, enquanto Blonsky, com a mutação, perdeu todos os que amava. O Abominável chegou ao ápice da loucura ao envenenar Betty, matando-a. O Hulk e o Abominável já se enfrentaram diversas vezes, em algumas Hulk se saiu vencedor e em outras, o Abominável.

Posteriormente foi revelado que Emil estava tentando se redimir, morando nos esgotos de Nova Iorque e cuidando de meninos abandonados. Sabe-se inclusive que ele ajudou Lamúria, antes dessa ser sequestrada pelo Senhor Sinistro. Extremamente amargurado, porém, em outra ocasião ele chegou a agredir o Anjo, apenas por sua beleza física. O mesmo só foi salvo graças à intervenção de Medula. Mais tarde ele viria a ser assassinado pelo Hulk Vermelho, e voltaria depois muito mais poderoso devido a amatsu mikaboshi recrutá-lo e dar a ele poder para servi-lo.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Por uma maior dose de radiação, Abominável teve características próprias. Alguns dos poderes "compartilhados" com Hulk foram ampliados e e outros modificados, o que quer dizer que, embora seus poderes sejam semelhantes aos do Hulk, existem algumas diferenças.

  • Superforça:Devido à exposição a radiação, Emil ganhou vasta força sobre-humana, sendo muito mais forte que o Hulk "calmo", ou seja, não super-irritado. Apesar disso, não é capaz de aumentar sua força já assustadoramente grande. Ele é um dos seres mais fortes -fisicamente- da Terra, sendo um dos únicos seres do Universo capaz de derrotar ou lutar com o Hulk por vários períodos de tempo.Sua nível de força(classe) é de 250 Toneladas contra 100 de seu maior rival. O Hulk, assim, só consegue igualar a força do Abominável quando está em estado de fúria descontrolada. O Abominável, além de mais forte, é mais alto e mais pesado que o Hulk. O Alter Ego de Bruce Banner tem 2,13 m de altura e pesa 471 kg. O Abominável tem 2,60 m e pesa 630 kg.
  • Transformação Irreversível: Ao contrário de Bruce Banner, que se transforma no Hulk quando se enfurece, e volta a ser humano quando se acalma, Emil Blonsky, devido ao nível de radiação muito mais elevado que recebeu, em comparação ao de Banner, não tem a capacidade de reassumir sua forma humana, estando permanentemente transformado no Abominável.
  • Super-vigor: O Abominável é capaz de lutar por dias sem parar, ou mesmo nadar, saltar e correr por um tempo incrivelmente longo. Além disso, consegue respirar na água, capacidade que o Hulk não tem.
  • Regeneração celular espontânea (fator de cura): O Abominável tem uma das maiores e mais rápidas capacidades de regeneração na Marvel, perdendo apenas para o Hulk que tem a maior, Deadpool que possui o segundo maior e Wolverine que tem o terceiro maior e melhor fator de cura. O Alter ego de Bruce Banner invulnerável, ao passo que o Abominável pode eventualmente sofrer lesões, embora seja muito dificil . Quando o Abominável é atingido mortalmente, ele entra em animação suspensa e depois de 'acordar' ele está sem dano algum. Assim como o Hulk, o Abominável pode ser considerado imortal por que, embora possa ser morto, ele tem a capacidade de se regenerar mesmo que reste apenas uma unica célula, porém, demoraria muito tempo.
  • Intelecto: Blonsky manteve totalmente a sua capacidade de raciocínio apesar da transformação, de modo que o Abominável pensa e raciocina como qualquer ser humano adulto normal, ao passo que Banner, ao se transformar, tem seu estado de consciência e capacidade de raciocínio afetados, vem daí o fato de que o Hulk, apesar dos poderes, tem um raciocínio e capacidade de discernimento não muito maiores do que uma pessoa com retardo mental.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O Incrível Hulk (Seriado de TV)[editar | editar código-fonte]

Apesar de não aparecer no seriado antigo, há um vilão no episódio O Primeiro chamado DelFrye, que foi inspirado no Abominável.

Assim como o Abominável, DelFrye foi o primeiro oponente de Hulk a ter uma força física semelhante.

A criatura, interpretado por Dick Durock na telessérie, teve uma origem semelhante ao Hulk. DelFrye, que havia sido assistente e cobaia de um brilhante cientista que fazia expriências com radiação(Dr. Jeffrey Clive), aterrorizava seu povoado nos anos 50. No início da década de 1980, David Banner visita a pequena cidade, e DelFrye, já curado de sua transformação, diz ter uma cura para o caso de Banner. Na verdade, DelFrye apenas queria o poder de volta e conseguiu, voltando a se transformar no monstro. Os dois Hulks iniciam uma batalha, até DelFrye ser derrotado e morto pela polícia.

O Incrível Hulk (1996)[editar | editar código-fonte]

Aparece em alguns episódios, como O Retorno da Besta. Lá ele é um monstro verde de pele escamosa, parecido com um réptil gigante. Diferentemente dos quadrinhos, o Abominável não tinha o raciocínio de um adulto normal, pelo contrário, ele era até menos inteligente que seu inimigo Hulk.

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Aparece nos jogos, The Incredible Hulk (1994), Hulk: Ultimate Destruction (jogo de 2005) e The Incredible Hulk (jogo de 2008). lego marvel superheros comopersonagem jogavel

super hero squad

Filme de 2008[editar | editar código-fonte]

Tim Roth interpreta Emil Blonsky no filme The Incredible Hulk, e também é o ator cujos movimentos são capturados para a concepção gráfica do seu monstruoso alter-ego. No filme, Blonsky é um russo de nascimento que se alistou nos fuzileiros britânicos e está emprestado para o exército americano. Blonsky foi recrutado para caçar o Hulk e foi voluntário para o experimento que o transformaria num supersoldado (o mesmo soro que criou o Capitão América). Blonsky fica obcecado, e quer virar um Hulk para derrotar Banner; então pede ao Dr. Sterns para injetar o sangue contaminado de Banner em si e também se expor aos raios gama. Logo, o corpo de Blonsky sofre a mutação que o transforma no monstro superpoderoso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.