Abraão de Smolensk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Santo Abraão de Smolensk
Nascimento desconhecido (século XII) em Smolensk, Rússia
Morte 1221 em Smolensk, Rússia
Veneração por Igreja Ortodoxa Russa
Canonização 1549
Festa litúrgica 21 de agosto
Gloriole.svg Portal dos Santos

Abraão de Smolensk foi um monge de Smolensk, sua terra natal, onde se tornou um monge do mosteiro de Bogoroditzkaja. É historicamente considerado um santo milagroso. Como monge, engajou-se na pregação e no estudo bíblico. É considerado uma figura importante na Rússia do período pré-mongóis.

É descrito como sendo um homem de caráter austero e militante, que manteve a ideia do Juízo Final em suas pregações. Era muito popular entre os leigos, enquanto trabalhava para os doentes e perturbados. Foi menos popular entre os outros clérigos locais, que chegaram a vê-lo com inimizade e ciúme.

Esta animosidade levou finalmente a várias acusações morais e teológicas feitas contra ele. Com base nessas acusações, o bispo local de Smolensk tomou medidas disciplinares contra Abraão, que lançaram uma nuvem sobre o seu caráter por cinco anos. Foi dito que mais tarde suas ações foram justificadas por um milagre. Naquela época, o bispo reabriu o processo contra Abraão, absolvendo-o das acusações levantadas contra ele, e fez dele o abade do menor mosteiro da Santa Cruz na região. Abraão teria passado o resto de sua vida pacificamente seguindo sua vocação ali, morrendo em 1221. Uma biografia escrita por seu discípulo Ephraem chegou até os nossos dias.

Veneração[editar | editar código-fonte]

Sua festa litúrgica é celebrada em 21 de agosto em todas as igrejas da Rússia.

Referências

  • Attwater, Donald and Catherine Rachel John. The Penguin Dictionary of Saints. 3rd edition. New York: Penguin Books, 1993. ISBN 0-140-51312-4.
  • Holweck, F. G. A Biographical Dictionary of the Saints. St. Louis, MO: B. Herder Book Co. 1924.