Abre-asa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Abre-asa-comum)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAbre-asa
Abre-asa 15 08 11.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Rhynchocyclidae
Género: Mionectes
Espécie: M. oleagineus
Nome binomial
Mionectes oleagineus
(Lichtenstein, 1823)

O abre-asa (Mionectes oleagineus), também conhecido como supi ou abre-asas-da-capoeira, é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae. É encontrado desde o sul do México, através da América Central e América do Sul a leste dos Andes na medida do sul do Brasil, e em Trinidade e Tobago.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A espécie foi primeiramente descrita por Martin Lichtenstein em 1823 e batizada como Mionectes oleagineus (do grego meionektis, que significa "pobre", "que sofreu perda", e do latim oleagineus, que significa "da cor de oliva". Apresenta sete subespécies:

Características[editar | editar código-fonte]

Comprimento: 11,5 cm. Distingue-se de seus congêneres pela presença de nítidas bandas ferrugíneas nas asas. Alimenta-se de insetos e de frutos.[1].

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Faz ninho em forma de pêra com entrada lateral. Põe 2 ou 3 ovos brancos, os quais são chocados somente pela fêmea.[1].

Hábitos[editar | editar código-fonte]

É comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme, florestas de várzea, capoeiras, bordas de florestas e clareiras adjacentes, com árvores e arbustos esparsos. Vive normalmente solitário, podendo entretanto participar de bandos mistos. Costuma permanecer quieto, executando apenas movimentos curtos e rápidos, o que o torna pouco visível. Tem o hábito de levantar uma das asas até as costas quase todo o tempo, o que lhe valeu o nome popular.[1].

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Presente em toda a Amazônia brasileira e na faixa costeira, de Alagoas ao Rio de Janeiro. Encontrado também do México ao Panamá e em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia[1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d «Abre-asa». Abre-asa (Mionectes oleagineus) - WikiAves. Wiki Aves. 2011. Consultado em 21 de novembro de 2011