Abricó-da-praia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaAbricó-da-praia
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Sapotaceae
Género: Mimusops
Espécie: M. coriacea
Nome binomial
Mimusops coriacea
(A. DC.) Miq. 1863
Sinónimos
Imbricaria commersonii G. Don

Imbricaria coriacea A. DC.
Mimusops commersonii (G. Don) Engl.

O abricó-da-praia (Mimusops coriacea (A. DC.) Miq.) é uma árvore de fruto comestível, originária da África tropical. Outros nomes populares: abiu-da-praia, balata, maracujá-de-árvore, abricoteiro, abricó-amarelo, abricó-do-brasil, abricoqueiro, albricoqueiro.[1] Possui frutos comestíveis ao natural, e com propriedades medicinais. A madeira é usada em construção civil e naval, em carpintaria etc.[2]

Características: Frutos esféricos de 4-5 cm de diâmetro, de casca amarela lisa, recobrindo uma polpa igualmente amarelada, cremosa e doce. A árvore mede cerca de 5-7 m em cultivo, possui folhas grossas e brilhantes, além de copa globosa.

Utilidades: Os frutos podem ser consumidos frescos, ou melhor ainda, batidos com leite, em uma "vitamina" que adquire a consistência da de abacate. A árvore é muito utilizada em paisagismo, principalmente em cidades praianas, pois é muito tolerante aos ventos marítimos.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

Nas praias e mangues da ilha de Madagascar. É plantada nas praias do Brasil por resistir aos ares marinhos e não necessitando de solo tão fértil.

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Abricó-da-praia

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 14.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 14.
Ícone de esboço Este artigo sobre árvores, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.