Abrictossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAbrictossauro
Ocorrência: Jurássico Inferior 199–196 Ma
Abrictosaurus dinosaur.png

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Família: Heterodontosauridae
Subfamília: Heterodontosaurinae
Género: Abrictosaurus
Hopson, 1975
Espécies

Abrictossauro, literalmente "lagarto vigilante", é um pequeno dinossauro bípede carnívoro ou omnívoro que viveu em África durante o período Jurássico. Atingia 1,2 metros de comprimento e pesava 45 quilos.

Só foram encontrados dois fósseis deste dinossauro preservados em dunas e em terrenos semi-áridos com alguma precipitação.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os cientistas reconheceram o Abrictossauro pelos fragmentos de crânio. Alguns deles acreditam que o abrictossauro era na verdade uma fêmea de heterodontossauro por ter os dentes similares a ele.[1]

Os Heterodontossauros eram pequenos e bem conhecidos pelos seus caninos grandes tipo presas (chamados de caniniformes) em ambas as mandíbulas.

Referências

  1. «Animais pré-históricos». Achetudo. Consultado em 21 de setembro de 2009. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Os Abrictossauros viveram durante o período Jurássico Inferior, ocupando a Terra entre 199-196 milhões de anos, no continente africano. Alcançavam 1,2 metros de comprimento e pesavam 45 quilos. O Abrictossauro pertence à família Heterodontosauridae. Acredita-se que esses dinossauros eram onívoros ou herbívoros. Seus dentes eram grandes e caniniformes (forma de dente canino), cada um medindo, aproximadamente, 10 cm na mandíbula superior e 18 cm na inferior. Restos de Abrictossauro foram encontrados em Lesoto e na África do Sul. O primeiro crânio foi encontrado em 1974 e descrito por Richard Thulborn. Já, em 1975, o segundo crânio foi encontrado e descrito por James Hopson. Com base na presença de presas primitivas no Abrictossauro, acredita-se que está espécie possuía dimorfismo sexual, ou seja, quando é possível diferenciar macho e fêmea pela aparência externa. (Fonte: Wikipédia e DINOSSAUROS - GUIA COMPLETO)

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.