Abutre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Abutres" redireciona para este artigo. Para a aldeia portuguesa em Caminha, veja Abutres (aldeia). Para outros significados, veja Abutre (desambiguação).
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Urubu.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAbutre
Griffon.JPG
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Géneros
Gypaetus

Gyps

Torgos

Aegypius

Neophron

Gypohierax

Necrosyrtes

Trigonoceps

Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, de hábitos necrófagos, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Os abutres assemelham-se exteriormente aos urubus e condores (os abutres-do-novo-mundo), mas estes pertencem à família Cathartidae. Os abutres são aves de grande envergadura, usando correntes de ar quente para planar, têm cauda pequena e geralmente são desprovidos de penas na cabeça.

Os abutres são mais longevos em relação a outras aves, chegando a viver 30 anos em cativeiro.

Anatomia geral do trato digestivo[editar | editar código-fonte]

White-backed Vulture eating dog.jpg

O abutre apresenta o trato digestório típico das aves em geral, porém com muitas especializações adaptativas para sua dieta estritamente carniceira. O alimento é ingerido em grandes porções pelo uso de seu bico afiado que separa pedaços de carne de uma carcaça, o alimento é ingerido pelo auxílio de sua língua espessa e encaminhado para o esôfago. O palato mole é o responsável pelo encaminhamento do alimento diretamente para o esôfago, sem ocorrer possibilidade dele cair nas vias respiratórias e provocar asfixia ou infecções nos pulmões. Após a passagem pelo esôfago, o alimento chega ao papo e posteriormente à moela, na qual, diferentemente das outra aves, não há digestão mecânica. O quimo (bolo alimentar) chega ao intestino delgado e posteriormente ao grosso e finalmente sai pela cloaca.[1]

Géneros e espécies[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. THE DIGESTIVE TRACT OF THE WHITEBACK GRIFFON VULTURE AND ITS ROLE IN DISEASE TRANSMISSION AMONG WILD UNGULATES - Journal of Wildlife Diseases, 11(3):306-313
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.