Abutre (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Abutre
Nome completo Adrian Toomes
Espécie Humano
Ocupação Engenheiro eletrônico, Inventor, Criminoso
Afiliações Sexteto Sinistro
Sexteto Superior
Doze Sinistros
Legião Maldita
Terra Natal Staten Island, Nova York
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Primeira aparição The Amazing Spider-Man #2 (Maio de 1963)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano
Terra natal Staten Island, Nova York
Afiliações Sexteto Sinistro
Sexteto Superior
Doze Sinistros
Legião Maldita
Ocupação Engenheiro eletrônico, Inventor, Criminoso
Inimigos Homem-Aranha
Habilidades
  • Intelecto genial
  • Exímio engenheiro eletrônico

Com o traje eletromagnético:

  • Força, resistência e velocidade aprimoradas
  • Voo

Abutre é o codinome usado por vários personagens fictícios dos vilões que aparecem nas histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. O personagem original a usar o apelido foi Adrian Toomes. Um supervilão recorrente e inimigo do Homem-Aranha, ele foi o segundo vilão que Homem-Aranha encontrou, após o Camaleão. Ao longo dos anos, outros personagens tomaram o manto como inimigos do Homem-Aranha, mas Adrian Toomes ainda é o Abutre mais recorrente.

O personagem foi retratado em inúmeros desenhos animados e videogames do Homem-Aranha, e faz sua estréia cinematográfica em Spider-Man: Homecoming, de 2017, interpretado por Michael Keaton.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.(Outubro de 2016)

O Abutre original (Adrian Toomes) foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, e apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #2 (Maio de 1963).

A versão Blackie Drago de Abutre apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #48 e foi criado por Stan Lee e John Romita, Sr..

A versão Clifton Shallot de Abutre apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #127 e foi criado por Ross Andru, Gerry Conway e John Romita, Sr.

A versão Jimmy Natale de Abutre apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #593 e foi criado por Mark Waid e Mike McKone.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Utilizando seu arreio, o Abutre é capaz de voar como se fosse um voo alado natural. Ele veste uma roupa com tecido elástico sintético um arnês eletromagnética adaptado com asas de pássaro anexadas debaixo dos braços. Este é composto por um gerador de anti-gráviton eletromagnética usado em seu corpo como um chicote de fios que lhe permita voar silenciosamente com capacidade de manobra precisa. A arnês também aumenta sua resistência à lesão ao ponto que ele pode sobreviver golpes de força maior do Homem-Aranha, apesar de sua idade. Outro subproduto de sua exposição ao arnês é que apesar de sua idade e falta de exercício, sua força física representa o limite superior de desenvolvimento humano. Quando ele remove o chicote de algumas das suas habilidades aprimoradas desaparecer lentamente, embora a taxa em que isso transparece ainda não está claro (alguns autores têm sugerido que a sua força é permanente). O abutre é idosa e depende de seu chicote de fios eletromagnética para aumentar a sua força, vitalidade e capacidade atlética, bem como força de vida absorvendo a manter a sua vitalidade. Foi recentemente revelado que, devido ao seu uso prolongado do arnês, o Vulture pode levitar ou flutuar seu corpo, mesmo sem o cinto, embora ele requer suas asas para manobrar enquanto estiver no ar. O Abutre tem uma nova versão de seu chicote de fios de voo que foi supostamente aumentado pelo Duende Verde. Embora Abutre alegou que aumentou sua força de quinhentos por cento que parecia ser um blefe para assustar a Gata Negra, que passou a espancá-lo até a morte. O Abutre é intelectualmente brilhante nas áreas de eletrônica e engenharia mecânica, com um grande talento para a invenção. Ele ganhou um diploma de Mestrado em engenharia elétrica.

A versão Jimmy Natale de Abutre não só pode voar com as asas afiadas que estão ligados ao seu tronco, mas ele também pode cuspir ácido de sua boca, possui super-força e maior durabilidade. Vulture mais tarde desenvolveu garras de pássaro nas mãos e pés. Antes da sua mutação, Jimmy Natale era um produto de limpeza especialista.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

  • Uma das versões do Abutre, Blackie Dragon (referido como Homem-Abutre) aparece na série animada Spider-Man de 1967, dublado por Gillie Fenwick.
  • A encarnação original do Abutre, Adrian Toomes aparece na série do Homem-Aranha de 1981, dublado por Don Messick.
  • Uma versão da contra-terra do Abutre aparece em Homem-Aranha: Sem Limites, dublado por Scott McNeil.
  • Adrian Toomes novamente aparece na série animada Spectacular Spider-Man, dublado por Robert Englund. Essa versão, Toomes possui um traje vermelho e preto, se diferenciado do uniforme verde, além de fazer parte do Sexteto Sinistro.
  • Uma versão adolescente de Adrian Toomes aparece na série animada Ultimate Spider-Man, dublado por Tom Kenny.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Durante o começo do desenvolvimento de Spider-Man 3, Ben Kingsley estava em negociações para interpretar o Abutre no filme, mas o produtor Avi Arad convenceu o diretor Sam Raimi usar Venom em seu lugar.[1][2] Em dezembro de 2009, John Malkovich estava em negociações para jogar o Abutre em Homem-Aranha 4,[3] mas o filme foi cancelado em janeiro de 2010.

Universo Marvel Cinematográfico[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Daly, Steve (17 de abril de 2007). «World Wide Web». Entertainment Weekly. Consultado em 20 de abril de 2007 
  2. George, Richard (23 de julho de 2006). «Comic-Con 2006: Spider-Man 3». IGN. Consultado em 25 de agosto de 2006 
  3. Buchanan, Kyle (8 de dezembro de 2009). «EXCLUSIVE: Spider-Man 4 Circling John Malkovich, Anne Hathaway». Moveline.com. Consultado em 12 de dezembro de 2009. Cópia arquivada em 23 de agosto de 2011 
  4. Linda Ge (23 de julho de 2016). «Spider-Man: Homecoming' Confirms Vulture Is Villain». The Wrap 
  5. (8 de Novembro de 2016), "MICHAEL KEATON's SPIDER-MAN: HOMECOMING Role Confirmed," Newsarama. Consultado em 9 de Novembro de 2016

Ligações externas[editar | editar código-fonte]