Abutre (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Abutre
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Amazing Spider-Man #2 (Maio de 1963)
Criado por Stan Lee
Steve Ditko
Características do personagem
Alter ego Adrian Toomes
Espécie Humano
Terra natal Staten Island, Nova York
Afiliações Sexteto Sinistro
Sexteto Superior
Doze Sinistros
Legião Maldita
Ocupação Engenheiro eletrônico, Inventor, Criminoso
Inimigos Homem-Aranha
Situação presente Inativo
Habilidades
  • Intelecto genial
  • Exímio engenheiro eletrônico

Com o traje eletromagnético:

  • Força, resistência e velocidade aprimoradas
  • Voo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Abutre é um supervilão do universo da Marvel Comics e das histórias do Homem-Aranha, sendo um dos inimigos mais antigos do herói.

O primeiro Abutre é um dos vilões clássicos do Homem-Aranha, tendo surgido no ano de 1963 em Amazing Spider-Man #2. Seu nome verdadeiro é 'Adrian Toomes. Sua capacidade de voo é devido as asas artificiais que funcionam graças a um aparelho em suas costas que cria um campo elétrico. O Aranha descobriu isso e danificou o aparelho em suas primeiras lutas. Foi durante o ataque do Abutre ao jornal Clarim Diário, que Peter Parker começou seu relacionamento com Betty Brant, secretária de J. Jonah Jameson. Toomes era bem velho e certa vez, ao pensar que ia morrer na prisão, contou sobre seu invento ao companheiro de cela (Drako). Surgiria então um segundo Abutre. Os dois acabariam se defrontando e ficou claro que o Abutre original, mesmo velho, era muito mais mortal do que seu adversário mais jovem. Em outra história (Amazing Spider-Man #127-128), já nos anos 70, um inventor (Dr. Shallot) descobriu um meio de se tornar um abutre humano. E realizou vários assassinatos tentando colocar a culpa em Toomes. O Aranha conseguiu desvendar a farsa do terceiro Abutre. Desde essa época o Abutre vem se tornando um personagem menor, nem de perto tão constante quanto o Doutor Octopus, o Duende Verde ou Venom. Nos quadrinhos atuais, o Abutre sequestrou jovens para tentar roubar sua juventude.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Será o vilão principal do filme Spider-Man: Homecoming em 2017, interpretado pelo ator Michael Keaton no Universo Marvel Cinematográfico.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons