Academia da França em Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Academia Francesa de Roma)
Villa Medici

A Academia da França em Roma (em francês: Académie de France à Rome) é uma instituição de ensino superior de arte e temas correlatos, instalada na Villa Medici, em Roma, Itália.

A Academia foi fundada em 1666 por Luís XIV, tendo como diretores Jean-Baptiste Colbert, Charles Le Brun e Gian Lorenzo Bernini. A Academia em seu início foi destinada a prover assistência e infraestrutura para os estudos avançados dos vencedores do Prêmio de Roma, concedido aos melhores alunos das academias reais de arte de Paris, que se dirigiam à capital italiana para entrarem em contato direto com as obras-primas da arte antiga italiana, especialmente a do Renascimento e da Antiguidade romana, uma referência para os franceses no momento da fundação, e com os melhores mestres do momento. Os alunos passavam ali vários anos, e eram obrigados a remeter periodicamente obras acabadas a Paris como prova dos seus progressos.

Depois de ser instalada nos palácios Capranica e Mancini, mudou-se para a Villa Medici em 1803, sob o império de Napoleão. Em 1941 a Villa foi confiscada por Mussolini, e a Academia se transferiu para Nice, e então para Fontainebleau, onde ficou até 1945. Em 1968 o Prêmio de Roma foi suprimido por André Malraux, e a villa romana passou para a administração do Estado, quando desde o século XIX estivera sob os cuidados do Institute de France e da Academia de Belas Artes de Paris. Doravante as disciplinas oferecidas se expandiram das artes visuais e música para abranger também a história da arte, arqueologia, literatura, teatro, fotografia, cinema, vídeo, restauro e até culinária. Os alunos ingressam não mais por concurso, mas por inscrição direta, reduzindo-se o tempo de permanência de vários anos para no máximo dois. Recentemente o prédio foi restaurado, oferecendo instalações modernas.

Lista de diretores[editar | editar código-fonte]

O Imperador do Brasil, D. Pedro II, visitando os ateliers da Academia da França em Roma.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]