Academia Nacional de Ciências (Córdoba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Academia Nacional de Ciências de Córdova
(ANC)
em castelhano: Academia Nacional de Ciencias
Tipo sem fins lucrativos
Fundação 11 de setembro de 1869 (154 anos)
Propósito academia de ciências
Sede Córdova,
 Argentina
Presidente Juan Alfredo Tirao
Sítio oficial acad.uncor.edu
Fachada principal da Academia Nacional de Ciências em Córdova, Argentina.

A Academia Nacional de Ciências com sede na cidade de Córdoba, Argentina, foi fundada em 1869 pelo Presidente Domingo Faustino Sarmiento. A corporação científica é mantida pelo governo da Argentina, sendo a primeira Academia Nacional apoiada pelo governo federal.

História[editar | editar código-fonte]

O antecedente mais imediato de sua criação é a Lei 322 de 11 de setembro de 1869. Esta lei autorizou ao Poder Executivo a ...contratar dentro e/ou fora do país até vinte professores, que serão destinados ao ensino de ciências especiais na Universidade de Córdova e nos colégios nacionais....

Sarmiento pediu a Burmeister que trouxesse ao país professores para fundar a Academia Nacional de Ciências de Córdoba, em 1873, redigindo seus regulamentos, sendo assim, seu primeiro diretor.

No início de 1870, começaram a estabelecer-se em Córdova os primeiros docentes estrangeiros, provenientes em sua maioria de Alemanha. O pessoal contratado pelo governo tinha a responsabilidade de formar professores em ciências naturais e exatas e de levar a cabo a investigação científica do território nacional.

Depois de algumas tentativas frustradas, em 22 de junho de 1878, o poder executivo argentino aprovou por decreto o regulamento da Academia Nacional de Ciências, que lhe deu sua forma definitiva como corporação científica, separada da Universidade Nacional de Córdoba e sem responsabilidades em tarefas docentes.

Desde sua criação, a instituição orientou-se ao desenvolvimento e divulgação das ciências exatas e naturais, ao estudo e exploração do território do país e a assessorar ao Governo Nacional, aos Governos Provinciais e a outras instituições científicas, nos temas de sua especialidade.

O edifício da Academia Nacional de Ciências foi inaugurado em 1897 e foi declarado Monumento Histórico Nacional no ano 1994 pela lei n.º 24414.

Endereço[editar | editar código-fonte]

  • Academia Nacional de Ciências
  • Avenida Vélez Sársfield 229, Córdova, Argentina
  • Fax: (+)54-351-4332089/4216359.
  • Correio electrônico: info@acad.uncor.edu
  • Site da Academia: acad.uncor.edu

Referências