Cópula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acasalamento)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde outubro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Disambig grey.svg Nota: Para a cópula em seres humanos, veja Relação sexual. Para outros significados, veja Cópula (desambiguação).
Acasalamento entre patos-reais (Anas platyrhynchos)
Largatixas endêmicas, de Fernando de Noronha, em cópula.

Cópula ou acasalamento é o ato de união de um indivíduo macho e uma fêmea de uma dada espécie animal, com a finalidade de possibilitar a junção dos gametas e a geração de um novo ser daquela espécie gerando assim novos descendentes (fecundação). Acasalamento também pode levar à fertilização externa, como visto em anfíbios, peixes e plantas. Para grande parte das espécies, ocorre entre dois indivíduos de sexos opostos. Entretanto, para algumas espécies hermafroditas, a copulação não é necessária porque o organismo pai é capaz de auto-fertilização (autogamia); Por exemplo, lesmas de banana [1].

O termo acasalamento é também aplicado a processos relacionados em bactérias, archaea e vírus. O acasalamento nestes casos envolve o emparelhamento de indivíduos, acompanhado pelo emparelhamento dos seus cromossomas homólogos e, em seguida, troca de informação genômica levando à formação de progenitura recombinante (ver sistemas de acasalamento). Outros animais reproduzem-se sexualmente com fertilização externa incluindo muitos vertebrados basais. Vertebrados ( como répteis, alguns peixes e a maioria das aves ) se reproduzem com adubação interna através da adução cloacal, enquanto os mamíferos só copulam vaginalmente [2]. []

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. BORROR, D. J.; TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. An introduction to the study of insects . 6 ed. Fort Worth: Saunders College Publishing, 1992.
  2. Libbie Henrietta Hyman (15 September 1992). Hyman's Comparative Vertebrate Anatomy. University of Chicago Press. ISBN 978-0-226-87013-7.