Ace Combat 5: The Unsung War

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ace Combat 5)
Ace Combat 5: The Unsung War
Ace Combat 5: The Unsung War
Desenvolvedora(s) Namco
Publicadora(s) Namco
Diretor(es) Kazutoki Kono
Produtor(es) Hiroyuki Ichiyanagi
Projetista(s) Natsuki Isaki
Escritor(es) Sunao Katabuchi
Programador(es) Satoshi Suzuki
Katsuhiro Ishii
Artista(s) Sunao Katabuchi
Compositor(es) Keiki Kobayashi
Tetsukazu Nakanishi
Junichi Nakatsuru
Hiroshi Okubo
Katsuro Tajima
Série Ace Combat
Plataforma(s) PlayStation 2
Lançamento
  • JP 21 de outubro de 2004
  • AN 25 de outubro de 2004
  • EU 18 de fevereiro de 2005
Gênero(s) Simulador de
combate aéreo
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Ace Combat 04:
Shattered Skies
Ace Combat Zero:
The Belkan War

Ace Combat 5: The Unsung War (エースコンバット5 ジ・アンサング・ウォー Ēsu Konbatto Faibu: Ji Ansangu Wō?), lançado na Europa como Ace Combat: Squadron Leader, é um jogo eletrônico de simulação de combate aéreo desenvolvido e publicado pela Namco. É o quinto título principal da série da série Ace Combat e foi lançado exclusivamente para PlayStation 2 em outubro de 2004 no Japão e América do Norte e em fevereiro de 2005 na Europa. A história se passa no mundo ficcional de Strangereal e acompanha os pilotos do Esquadrão Wardog, da Federação Oseana, enquanto travam uma guerra contra as forças da União de Yuktobania. A jogabilidade permite que o jogador controle diversas aeronaves de combate em várias missões de objetivos diferentes, que incluem a eliminação de esquadrões inimigos, destruição de alvos em terra e proteção de unidades aliadas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história de Ace Combat 5 se passa em 2010, 15 anos após a guerra contra Belka. O mundo pasmou ao ver os belkans usarem bombas atômicas em seu próprio território para impedir o avanço das forças aliadas. O jogo se passa em um período pós-guerra de paz em uma ilha distante da civilização chamada Sand Island, onde se encontra uma base militar que visa manter a paz e a ordem em Osea. Toda a história é contada principalmente pelo Reporter Genette que foi fazer um artigo na base aérea de Sand Island sobre um dos esquadrões de combate que atuavam na base, com lendas de que o líder do esquadrão (Cap. Barlett) era capaz de transformar qualquer piloto em um Ás de Combate.

No jogo você entra na pele de Blaze (Kid) e em seu esquadrão temos o controle de mais três pilotos, Kei Nagase (Edge), Alvin H. Davenport (Chopper) e Grimm (Archer). Com o andar do jogo, novos pilotos se unem ao esquadrão: Capitão Snow (Swordsman), Peter N. Beagle (Pops) ex-piloto.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo tem início durante uma missão de reconhecer uma aeronave desconhecida que está a sobrevoar o território de Osea. O esquadrão é informado que outras aeronaves adentraram em espaço aéreo sem permissão e atacam. Ignorando a ordem de superiores, Bartlett contra-ataca derrubando ambos esquadrões inimigos. Após esta missão, um navio de espionagem é detectado se aproximando da costa e lançando inúmeros aviões de reconhecimento não tripulados, outros esquadrões aparecem e quando tudo parece que terminou, Nagase passa a ser perseguida por um míssil inimigo e o Capitão a impede de ser abatida, sacrificando seu avião. Após esse incidente, Yuktobania declara guerra a Osea, forçando seu esquadrão a deixar Bartlett e seguir para o porto naval que está a ser bombardeado ajudando o porta-aviões Kestrel a sair do porto e furar o bloqueio feito por navios inimigos, nessa missão o jogador se torna líder de esquadrão.

De volta a Sand Island, se descobre que o Cap. Barlett não foi encontrado no local da queda, com as noticias que um tenente-coronel Ford está a se dirigir para Sand Island para ser líder do seu esquadrão. Ao mesmo tempo que um ataque aéreo começa na base de Sand Island, após uma complicada decolagem, Pops decola e Grimm que atualmente não era nem parte dos pilotos reservas, pega o caça reserva de Barlett e decola fazendo agora parte do seu esquadrão. Apesar da base estar sob ataque Ford tenta pousar, sendo abatido no meio do combate, depois de inúmeros aviões abatidos a missão termina.

Tendo a habilidade de escolher aviões agora, o jogador é enviado para proteger 3 porta-aviões dentre eles o Kestrel, que estão se dirigindo para um ponto de concentração. Quando a missão parecia ter chegado ao fim, esquadrões inimigos começam a aparecer com mísseis de longa distancia para navios. Apos alguns minutos de batalhas aéreas, um míssil balístico é detetado se aproximando e seu esquadrão tem que subir acima de 5 mil pés, com o impacto 2 dos 3 porta-aviões naufragam, e muitos dos esquadrões amigos que ficaram abaixo de 5 mil pés são destruídos.

Sem poder pousar no porta-aviões Kestrel e sem o auxilio de um avião de reabastecimento, seu esquadrão é enviado ao norte de Osea, para a base mais próxima, onde descobrem que são o esquadrão mais experiente na guerra até o momento. São então ordenados a levar todos os novatos para a base em Sand Island, mas sem poder fazer reabastecimento em voo e tendo que pousar em cada base, a travessia é lenta, quando chegam no Centro Espacial, este está a sofrer uma invasão, o comandante da base ordena que apenas seu esquadrão decole e ajudem a defender o centro espacial.

Nesta missão, tanques são lançados de aviões para a captura do centro espacial, que se preparava para lançar um modulo de armas para o Arkbird. Após a derrota dos tanques, mísseis de longa distancia começam a ser disparados contra o centro espacial, quando o SSTO é lançado a missão termina.

De volta a Sand Island, descobre-se que Yuktobania lançou uma ofensiva terrestre, o comandante da base então ordena que todos os caças sejam enviados ao combate tendo ou não experiência em combate. Quase no final da batalha outro míssil balístico é lançado pelo Scinfaxi, desta vez o míssil é destruído antes de ser detonado pelo Arkbird. Então diversos mísseis são lançados superando a capacidade do Arkbird.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.