Ace Combat 5: The Unsung War

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ace Combat 5: The Unsung War
Desenvolvedora Project Aces
Publicadora(s) Namco (JP, AN)
SCEE (Europa)[1]
Diretor Kazutoki Kono
Compositor(es) Keiki Kobayashi
Tetsukazu Nakanishi
Hiroshi Okubo
Junichi Nakatsuru
Plataforma(s) PlayStation 2
Série Ace Combat
Data(s) de lançamento
  • JP 21 de outubro, 2004[1]
  • AN 25 de outubro, 2004[1]
  • EU 18 de fevereiro, 2005[1]
Gênero(s) Arcade, simulador de combate aéreo
Modos de jogo Single player
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 12 anos i PEGI (Europa)
Mídia 1 DVD-ROM
Controles Gamepad, Joystick

Ace Combat 5: The Unsung War (エースコンバット5 ジ・アンサング・ウォー, Ēsu Konbatto Faibu Ji Ansangu Wō?), lançado na região PAL como Ace Combat: Squadron Leader,[1] é um jogo eletrônico-simulador de combate áereo para PlayStation 2. Semelhantemente a outros títulso da série Ace Combat da Namco, Ace Combat 5 possui a jogabilidade de um misto entre arcade aéreo e simulador de voo. O jogo foi desenvolvido pela Project Aces, um grupo inteiro da Namco creditado pelo desenvolvimento da série Ace Combat,[2] e foi publicado pela Namco em outubro de 2004. Um número limitado de cópias do jogo foi empacotado com o acessório Hori Flightstick 2.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história de Ace Combat 5 se passa em 2010, 15 anos após a guerra contra Belka. O mundo pasmou ao ver os belkans usarem bombas atômicas em seu próprio território para impedir o avanço das forças aliadas. O jogo se passa em um período pós-guerra de paz em uma ilha distante da civilização chamada Sand Island, onde se encontra uma base militar que visa manter a paz e a ordem em Osea. Toda a história é contada principalmente pelo Reporter Genette que foi fazer um artigo na base aérea de Sand Island sobre um dos esquadrões de combate que atuavam na base, com lendas de que o líder do esquadrão (Cap. Barlett) era capaz de transformar qualquer piloto em um Ás de Combate.

No jogo você entra na pele de Blaze (Kid) e em seu esquadrão temos o controle de mais três pilotos, Kei Nagase (Edge), Alvin H. Davenport (Chopper) e Grimm (Archer). Com o andar do jogo, novos pilotos se unem ao esquadrão: Capitão Snow (Swordsman), Peter N. Beagle (Pops) ex-piloto.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo tem início durante uma missão de reconhecer uma aeronave desconhecida que está a sobrevoar o território de Osea. O esquadrão é informado que outras aeronaves adentraram em espaço aéreo sem permissão e atacam. Ignorando a ordem de superiores, Bartlett contra-ataca derrubando ambos esquadrões inimigos. Após esta missão, um navio de espionagem é detetado se aproximando da costa e lançando inúmeros UAV (Aviões de Reconhecimento não tripulados), outros esquadrões aparecem e quando tudo parece que terminou, Nagase passa a ser perseguida por um míssil inimigo e o Capitão a impede de ser abatida, sacrificando seu avião. Após esse incidente Yuktobania declara guerra a Osea, forçando seu esquadrão a deixar Bartlett e seguir para o porto naval que está a ser bombardeado ajudando o Porta-Aviões(Aircraft Carrier) Kestrel a sair do porto e furar o bloqueio feito por navios inimigos, nessa missão o jogador se torna líder de esquadrão.

De volta a Sand Island, se descobre que o Cap. Barlett não foi encontrado no local da queda, com as noticias que um Tenente Coronel (Lt. Coronel) Ford está a se dirigir para Sand Island para ser lider do seu esquadrão. Ao mesmo tempo que um ataque aéreo começa na base de Sand Island, após uma complicada decolagem, Pops decola e Grimm que atualmente não era nem parte dos pilotos reservas, pega o caça reserva de Barlett e decola fazendo agora parte do seu esquadrão. Apesar da base estar sob ataque Ford tenta pousar, sendo abatido no meio do combate, depois de inumeros aviões abatidos a missão termina.

Tendo a habilidade de escolher aviões agora, o jogador é enviado para proteger 3 porta-aviões dentre eles o Kestrel, que estão se dirigindo para um ponto de concentração. Quando a missão parecia ter chegado ao fim, esquadrões inimigos começam a aparecer com mísseis de longa distancia para navios (Long-Range Anti-Ship). Apos alguns minutos de batalhas aéreas, um míssil balístico é detetado se aproximando e seu esquadrão tem que subir acima de 5 mil pés, com o impacto 2 dos 3 porta-aviões naufragam, e muitos dos esquadrões amigos que ficaram abaixo de 5 mil pés são destruídos.

Sem poder pousar no porta-aviões Kestrel e sem o auxilio de um avião de reabastecimento, seu esquadrão é enviado ao norte de Osea, para a base mais próxima, onde descobrem que são o esquadrão mais experiente na guerra até o momento. São então ordenados a levar todos os novatos para a base em Sand Island, mas sem poder fazer reabastecimento em voo e tendo que pousar em cada base, a travessia é lenta, quando chegam no Centro Espacial, este está a sofrer uma invasão, o comandante da base ordena que apenas seu esquadrão decole e ajudem a defender o centro espacial.

Nesta missão, tanques são lançados de aviões para a captura do centro espacial, que se preparava para lançar um modulo de armas para o Arkbird. Após a derrota dos tanques, mísseis de longa distancia começam a ser disparados contra o centro espacial, quando o SSTO (Single Stage to Orbit)é lançado a missão termina.

De volta a Sand Island, descobre-se que Yuktobania lançou uma ofensiva terrestre, o comandante da base então ordena que todos os caças sejam enviados ao combate tendo ou não experiência em combate. Quase no final da batalha outro míssil balístico é lançado pelo Scinfaxi, desta vez o míssil é destruído antes de ser detonado pelo Arkbird. Então diversos mísseis são lançados superando a capacidade do Arkbird.

Referências

  1. a b c d e Ace Combat 5: The Unsung War Release Summary (em inglês). Gamespot. Página visitada em 31/12/07.
  2. IGN: Project Aces (em inglês). IGN. Página visitada em 17/09/08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.