Programa Acessa São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acessa São Paulo)
O programa em Avaré

O Acessa São Paulo[1] é um programa de inclusão digital do Governo do estado de São Paulo coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com apoio da Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Instituído em julho de 2000, sob coordenação do Assessor Especial de Mario Covas, Fernando Guarnieri[2], o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do estado o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. O objetivo do programa é permitir que cidadãos de todos os níveis sócio-econômicos possam acessar as TICs e fazer uso dos serviço que a rede disponibiliza.

Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém telecentros, espaços públicos com computadores e conexão banda larga para acesso gratuito e livre à internet. Monitores capacitados dão suporte aos usuários do posto para o uso do computador e acesso à internet, oferecendo auxílio para a realização de tarefas escolares, pesquisa, uso de sites de redes sociais, entretenimento e serviços de governo eletrônico, entre outros.

Postos do AcessaSP[editar | editar código-fonte]

Posto do Acessa em Timburi

Para atender a população em suas diferentes necessidades e atingir seus objetivos de inclusão digital, o Programa Acessa São Paulo possui 2 tipos distintos de Posto, cada um com características especiais.

Municipais

Implantados em parceria com prefeituras paulistas, geralmente localizados nas bibliotecas municipais.

Postos Públicos de Acesso à Internet (POPAI)

Implantados em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado de São Paulo, como os postos do Poupatempo, os restaurantes do Bom Prato, terminais de ônibus da EMTU, estações de trens da CPTM e do Metrô, Secretarias de estado, Centros de Integração da Cidadania (CICs) etc.

Até 2007, o Programa Acessa São Paulo também dispunha de Postos Comunitários, estabelecidos em parcerias com entidades comunitárias e localizados em sua maioria na periferia de São Paulo. Em 28 de novembro de 2007, a gestão desses postos foi transferida para o Governo da Cidade de São Paulo, por meio de um convênio assinado pelo então governador José Serra e o então prefeito Gilberto Kassab.[3]

Atividades integradas[editar | editar código-fonte]

Além da abertura e manutenção de telecentros, o Acessa São Paulo também desenvolve atividades importantes para a inclusão digital como:

  • Produção de conteúdo digital e não-digital para a capacitação e informação da população atendida[4][5]
  • Divulgação e facilitação do uso de serviços de governo eletrônico
  • Promoção de ações presenciais e virtuais que possam contribuir para o uso cidadão da internet e das novas tecnologias
  • Fomento a projetos comunitários com uso de tecnologia da informação[6]
  • Produção de pesquisas e informações sobre inclusão digital[7]

Referências

  1. «Histórico do Acessa - (Site do Acessa sob licença Creative Commons)». Consultado em 6 de agosto de 2008. Arquivado do original em 24 de abril de 2008 
  2. «Programa Acessa São Paulo oferece Ensino de Informática a Distância». Governo do Estado de São Paulo. 20 de setembro de 2002. Consultado em 12 de janeiro de 2021 
  3. Portal do Governo do Estado: Postos do Acessa São Paulo da Capital vão para a prefeitura
  4. Cadernos Eletrônicos AcessaSP
  5. «MiniCursos AcessaSP». Consultado em 5 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 6 de junho de 2009 
  6. «Rede de Projetos AcessaSP». Consultado em 5 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 6 de julho de 2011 
  7. Pesquisa Online com usuários do Programa AcessaSP - Ponline[ligação inativa]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]