Ach. Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ach. Brito
Embalagem de sabonete Ach. Brito
Fundação 1887
Fundador(es) Ferdinand Claus
Georges Schweder
Área(s) servida(s) Saboaria
Locais Vila do Conde
Produtos Sabonetes

Ach. Brito é uma empresa portuguesa com sede em Fajozes, Vila do Conde, dedicada ao fabrico de sabonetes e perfumes.

História[editar | editar código-fonte]

Um dos primeiros produtos da marca Ach. Brito

A empresa foi fundada no Porto em 1887 por dois alemães radicados em Portugal, Ferdinand Claus e Georges Schweder. Mais tarde, Aquiles de Brito (Achilles de Brito na grafia da época) adquiriu a empresa, alterando o nome para Ach. Brito &. C.ª Ld.ª em 1918.

A Ach. Brito iniciou a sua laboração num terreno junto à Avenida de França, próximo da Avenida da Boavista (Porto) e por ali se manteve ao longo de décadas. Depois de décadas a liderar o mercado e com o aparecimento de novos produtos - como o gel de banho - e novas redes de distribuição, o trajeto da marca perde ânimo, até que em 1994 a liderança da empresa passa para as mãos dos bisnetos de Achilles de Brito: Aquiles e Sónia Brito.

Com o encerramento da linha ferroviária que ligava o Porto à Póvoa de Varzim e subsequente conversão em linha do Metro do Porto, a empresa viu-se forçada a mudar as suas instalações, numa primeira fase, para a Zona Industrial do Mindelo (Vila do Conde). No início do presente século a empresa fabricante de sabonetes por processo manual corria o risco de encerrar portas. A entrada para os quadros da Ach. Brito do director-geral José Fernandes foi fundamental para o renascimento da empresa centenária.

Em 2002 é inaugurada a nova unidade de produção em Fajozes, Vila do Conde, que passa a ser o quartel-general da Ach. Brito. Uma unidade com 10 mil metros quadrados e uma área coberta total de cerca de 4 mil metros quadrados.

A empresa modernizou então procedimentos e processos de produção, sem perder o seu cariz tradicional de fabrico manual de sabonetes, e passou de uma cota de exportação na casa dos 10% e um volume de negócios inferior aos dois milhões de euros, para uma facturação já na ordem dos seis milhões de euros e exportando para mais de meia centena de países[1].

A empresa sobreviveu à abertura da economia portuguesa e à invasão das marcas internacionais, em grande parte porque optou por linhas de produtos de alta gama dirigidos ao mercado externo[2], seguindo processos de produção tradicionais e inteiramente manuais. Estes produtos surgem sob a marca Claus Porto.

Em 2008, num negócio que surpreende o mercado, a Ach. Brito adquire a Saboaria e Perfumaria Confiança SA, a segunda mais antiga fábrica de sabonetes do país, a uma sociedade de capital de risco. Com esta aquisição verificou-se o fim de uma competitividade e rivalidade no mercado português com cerca de cem anos de existência, permitindo à Ach Brito obter ganhos de dimensão e diversificação, de produtos e mercados[3]

Oprah's Favorite Things[editar | editar código-fonte]

Os sabonetes Claus Porto foram pela primeira vez recomendados em 2007 pela célebre apresentadora Oprah Winfrey[4], num segmento do seu programa The Oprah Winfrey Show, chamado Oprah's Favorite Things (As coisas preferidas da Oprah).[5] Desde aí, a apresentadora já os recomendou na sua revista e no seu site, dizendo que são os seus preferidos.[6][7] A modelo Kate Moss e o actor Nicolas Cage são outras celebridades que se sabe serem apreciadoras da marca.[7]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre empresas, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ach. Brito